Géssica Hellmann & Alex Oliveira

Missão: Registramos neste blog nossas pesquisas e nosso pensamento profissional sobre produção e marketing de conteúdo.



Siga-nos!

   Perfil no Google Plus Feeds RSS


Gostou? Divulgue!

Você tem um blog e gostou de nosso conteúdo? Adicione um botãozinho para nós em seu blogroll. Basta copiar o código a seguir!

O resultado será:
Pesquisa - Redação - Projetos Editoriais



Direitos Autorais

O conteúdo deste blog é protegido por direitos autorais. Se você quiser reproduzir na web qualquer conteúdo originalmente publicado aqui, lembre-se de atribuir a autoria a Géssica Hellmann & Cia. Ltda e incluir um link direto para página de onde copiou o conteúdo.
Licença Creative Commons

Licença Creative Commons
Para mais detalhes, consulte nossa página sobre Direitos Autorais

Protegido contra plágio

Protected by Copyscape Online Plagiarism Test


Yahoo! Respostas: existe vida além do Facebook e do Twitter

Arquivos: , , , , ,

Autor: Géssica Hellmann | Data: 26/10/2012 |


Nas Mídias Sociais o congestionamento aumenta o custo e reduz o resultado

Se você for julgar o marketing de conteúdo em mídias sociais somente pelo que dizem os órgãos de imprensa, provavelmente chegará à conclusão de que “mídia social” é uma maneira de se referir a Facebook, Twitter e Linkedin.

Na verdade, como alertávamos já em abril de 2008 no artigo “O que é mídia social?“, a expressão descreve tanto uma miríade de ferramentas tecnológicas de comunicação online quanto o fenômeno da participação crescente do usuário no processo de produção, intervenção e disseminação do conteúdo.

Assim, o marketing em mídias sociais não se limita às redes sociais mais populares, mas pode incluir blogs, fóruns, podcasts, bookmarks, comunidades, wikis, videologs, entre outras ferramentas.

De fato, considerando toda a badalação em torno de Facebook, Twitter e Linkedin, podemos esperar que essas ferramentas se tornem cada vez mais congestionadas por empresas concorrentes, o que tornará cada vez mais cara e trabalhosa a tarefa de obter visibilidade nessas mídias.

Além disso, você precisa pesar na balança a questão da segmentação de mercado. Como a maioria dos perfis empresariais é aberta, temos visto muitos perfis com grande número de “fãs” e “seguidores” que simplesmente não têm a mínima chance de pertencer ao público-alvo pretendido pela empresa.

Serviços sociais de perguntas – conheça o Yahoo! Respostas Brasil

Será que não existe uma mídia alternativa que seja menos congestionada e mais fácil de direcionar para o seu público-alvo?

Claro que sim! Por exemplo, uma categoria de mídia social muito popular e com potencial de marketing pouco explorado no Brasil é a dos serviços sociais de perguntas e respostas, entre os quais destacamos o Yahoo! Respostas.

Yahoo Respostas Brasil: Excelente opção de marketing de conteúdo em mídias sociais

Yahoo Respostas Brasil: Excelente opção de marketing de conteúdo em mídias sociais

No Yahoo! Respostas, os participantes fazem perguntas em público e todos os demais participantes podem oferecer suas respostas. A pessoa que formulou a pergunta pode, então, escolher a melhor resposta ou deixar que a comunidade escolha a melhor resposta através de votação.

O Yahoo! Respostas tem um sistema de classificação dos usuários por “pontos” que são concedidos conforme a quantidade e a qualidade da participação de cada um.

O sistema de pontos do Yahoo! Respostas Brasil premia os usuários mais assíduos e com participação de melhor qualidade

O sistema de pontos do Yahoo! Respostas Brasil premia os usuários mais assíduos e com participação de melhor qualidade

Quanto mais pontos tiver um usuário, mais credibilidade terão suas respostas e maior acesso ele terá a recursos do sistema.

A segmentação de público no Yahoo! Respostas é extremamente simples. Graças a um poderoso sistema de buscas e a uma ampla classificação por categorias e subcategorias, os usuários rapidamente encontram as comunidades onde se sentirão mais à vontade para perguntar e responder perguntas. Uma excelente maneira de chegar ao seu cliente com a resposta que ele procura no momento em que está buscando por ela!

O Yahoo Respostas Brasil classifica as perguntas em categorias que abrangem uma grande variedade de públicos e mercados potenciais.

O Yahoo Respostas Brasil classifica as perguntas em categorias que abrangem uma grande variedade de públicos e mercados potenciais.

Além da opção de ingresso gratuito no sistema, as empresas dispõem da possibilidade de participação em um “Programa de Especialistas”.

Opção de Marketing de Conteúdo para empresas no Yahoo Respostas Brasil: Programa de Especialistas

Opção de Marketing de Conteúdo para empresas no Yahoo Respostas Brasil: Programa de Especialistas

Os especialistas do Yahoo! Respostas compartilham seu conhecimento com o público, obtendo um ganho inestimável em termos de credibilidade e imagem positiva para a marca, já que a empresa estará disponibilizando conhecimento útil para pessoas que precisam dele. Esteja certo de que a fixação da marca com essa estratégia é muito mais profunda do que um preguiçoso clique em um botão de “curtir”!

Exemplo de empresa que se beneficia do Programa de Especialistas do Yahoo! Respostas Brasil é a marca de ração animal Pedigree

Exemplo de empresa que se beneficia do Programa de Especialistas do Yahoo! Respostas Brasil é a marca de ração animal Pedigree

Destacamos os principais benefícios do Programa de Especialistas, nos termos do próprio Yahoo:

“Um Especialista do Yahoo! Respostas pode mencionar seus produtos ou serviços numa resposta desde que essa informação seja relevante e respeite as Regras da Comunidade. Os Especialistas ativos receberão uma etiqueta de perfil do Programa de Especialistas, um avatar customizado no Yahoo! Respostas, um link para o seu website e um destaque rotativo nesta página”.

Enfim, o Yahoo! Respostas é uma poderosíssima ferramenta de marketing de conteúdo em mídias sociais, de alcance ainda pouco explorado pelas empresas brasileiras. Aproveite agora em que o caminho está livre para ocupar o seu espaço!

Precisa de ajuda? Entre em contato pelo formulário abaixo!







Artigos relacionados

Os comentários estão fechados.