Géssica Hellmann & Alex Oliveira

Missão: Registramos neste blog nossas pesquisas e nosso pensamento profissional sobre produção e marketing de conteúdo.



Siga-nos!

   Perfil no Google Plus Feeds RSS


Gostou? Divulgue!

Você tem um blog e gostou de nosso conteúdo? Adicione um botãozinho para nós em seu blogroll. Basta copiar o código a seguir!

O resultado será:
Pesquisa - Redação - Projetos Editoriais



Direitos Autorais

O conteúdo deste blog é protegido por direitos autorais. Se você quiser reproduzir na web qualquer conteúdo originalmente publicado aqui, lembre-se de atribuir a autoria a Géssica Hellmann & Cia. Ltda e incluir um link direto para página de onde copiou o conteúdo.
Licença Creative Commons

Licença Creative Commons
Para mais detalhes, consulte nossa página sobre Direitos Autorais

Protegido contra plágio

Protected by Copyscape Online Plagiarism Test


Web Analytics – As páginas mais visitadas do seu site e o que você pode fazer com elas

Arquivos:

Autor: Alex Oliveira | Data: 29/08/2009 |


O foco desta série de artigos é o uso do Web Analytics para tomada de decisão. Após conhecer os principais softwares de Web Analytics e os conceitos básicos com que todos eles trabalham vamos começar a entender como interpretar esses dados para tomar decisões.

Na tabela a seguir, exibimos as estatísticas da seção “Popular Pages” (páginas mais populares) do contador StatCounter para o blog “Fotos de Paisagens” em um determinado período de auditoria pelo contador StatCounter:

Distribuição de page-views pelas páginas do blog "Fotos de Paisagens"

Distribuição de page-views pelas páginas do blog “Fotos de Paisagens”

O primeiro fato que salta aos olhos é que a atenção dos visitantes não se distribui uniformemente por todas as páginas do site. Um gráfico de torta mostra mais claramente a desigualdade no número de visualizações de cada página:

É marcante a desigualdade na distribuição de pageviews dos diversos conteúdos do blog

É marcante a desigualdade na distribuição de pageviews dos diversos conteúdos do blog

A desigualdade entre as contribuições de cada página para o total de page-views dessa amostra de páginas é marcante. A página inicial e a segunda página mais vista do blog respondem por nada menos que 63% do total, enquanto as páginas que estão entre a 3ª e a 7ª posição no ranking somam 23% contra apenas 13% das demais 13 páginas da amostra analisada.

Vejamos o que já é possível concluir a partir desses dados:

  • Em um site otimizado, as visualizações da página inicial normalmente não respondem pela maioria das visualizações de páginas do site. Se a maioria dos seus visitantes está chegando até seu site através da página inicial e essas pessoas estão indo embora sem visitar outras páginas, você está desperdiçando grande parte do esforço que você fez para criar o conteúdo das páginas internas.
  • Porém, no caso estudado, a página inicial do blog Fotos de Paisagens exibe um total de 7 postagens. Deste modo, é necessária cautela ao interpretar o dado de visualizações de páginas, pois cada visualização da página inicial pode corresponder, na prática, a 7 visualizações completas de páginas internas.

Se o seu caso permite entender que a sua página inicial não está levando visitantes às suas páginas internas, há várias providências que você pode tomar:

  • Verifique se o layout da página inicial está informativo e atraente o bastante para atrair o interesse do visitante pelo conteúdo interno.
  • Otimize o site para que o Google leve o visitante diretamente até às páginas internas mais interessantes para cada usuário.
  • Inicie uma campanha de publicidade online em que os anúncios levem o visitante diretamente à página que você deseja.
  • Publique artigos com links diretos para a página desejada.

Por outro lado, saber quais são as suas páginas internas mais visitadas permite que você tome uma série de medidas para desfrutar ao máximo o sucesso auferido por esse conteúdo. Afinal, as páginas com o conteúdo mais bem sucedido podem continuar gerando visitas a seu site por meses ou anos a fio, como qualquer editor de blogs experiente pode testemunhar.

Assim:

  • Pode ser uma boa idéia deixar essa página em destaque na página inicial, especialmente se essa página ficar “famosa” na Web.
  • Se você participa em programas de afiliados ou de links patrocinados, insira maior número de anúncios, em formato maior e/ou com maior destaque nessa página.
  • Se a página mais visitada em seu site não é a página de destino a que você gostaria de dirigir os seus visitantes – por exemplo, a página mais visitada do seu site comercial pode ser uma postagem de seu blog corporativo que não tenha um caráter marcadamente vendedor – inclua nessa página alguns banners e links que dirijam o visitante para sua página de destino preferencial.
  • Conforme o caso, pode ser uma boa idéia incluir formulários de contato, promoções e suas principais ofertas especiais nessa página.
  • Para um editor de conteúdo ou blogueiro independente, o sucesso extraordinário de uma página interna dá uma pista valiosa sobre sobre os interesses dos internautas. Você pode explorar esse sucesso:

  • Lançando séries de artigos ou postagens sobre os assuntos preferidos dos visitantes e abandonando os temas que despertam pouco interesse.
  • Replanejando as seções, categorias e tags de seu site
  • Em alguns casos, o sucesso de uma série de postagens sobre um mesmo tema pode até justificar de uma nova publicação específica para atender a essa demanda (foi o caso deste blog sobre Web Analytics!).

Espero que você tenha percebido neste artigo que até mesmo uma informação tão básica quanto a distribuição percentual do número de visualizações (page views) de cada página de seu site já pode fornecer subsídios valiosos para a tomada de decisões vitais para o seu sucesso na web. É lógico que, para tomar decisões importantes sobre uma base segura, você precisa considerar muitos outros dados e confrontá-los uns com os outros.

Precisa de ajuda? Entre em contato pelo formulário abaixo!







Artigos relacionados

Os comentários estão fechados.