Twitter – What are you doing?

Hoje abordaremos o Twitter, o serviço de Mídias Sociais que mais tem crescido em popularidade no mundo. Twitter é uma comunidade de micro-blogs e bate-papo, semelhante ao antigo IRC, famoso na década de 1990. Eu lembro que entrei no IRC em 1997 e era a grande novidade da época aqui no Brasil. Eu poderia dizer até que o Twitter é o “scrap do Orkut” em tempo real.

Os usuários de twitter possuem suas próprias gírias como “tweet, retweet, tweeple, twits e twitterati”.

Segundo Kalena Jordan “A grande popularidade do Twitter num tão curto espaço de tempo teve repercussões na própria natureza social dos meios de comunicação. Há relatos de que as pessoas estão gastando mais tempo “twittering” (“tuitando” = interagindo no Twitter) do que escrevendo em blogs ou fóruns de discussão”. No Twitter podemos seguir (follow) pessoas, saber o que estão conversando e o que estão fazendo.

Com o sucesso do Twitter, já foram criadas várias ferramentas para procurar pessoas e conversas no Twitter:

Summize: Aqui você efetua uma busca sobre temas que lhe interessam. Em sua busca avançada a ferramenta permite fazer uma pesquisa por pessoas, palavras chaves, datas, atitudes e ou links.

Twistori: Uma ferramenta que permite você ter uma visão geral sobre os sentimentos das pessoas em tempo real.

Twitterholic: Lista os 100 usuários mais seguidos (follow), com maior quantidade de amigos e atualizações no Twitter.

Twitterlocal: Permite procurar pessoas por regiões: cidade, estado ou país. Também permite que você veja quais as 40 regiões que mais possuem pessoas online utilizando o Twitter nas útlimas 24 horas.

Twitterlocal: veja quais são as 20 cidades com mais usuários do Twitter on-line nas últimas 24 horas.
Twitterlocal: veja quais são as 20 cidades com mais usuários do Twitter on-line nas últimas 24 horas.

O Twitter é uma interessante maneira de conhecer os desejos, sentimentos das pessoas sobre determinado assunto. Você pode, por exemplo, saber o que estão falando sobre um determinado produto ou serviço no mercado mundial. Pode ser uma ótima forma de encontrar pessoas com interesses parecidos com os seus, trocar ideias e informações. Ainda ontem respondi a um contato que precisava urgentemente de um serviço de design gráfico. Esse amigo não é brasileiro, mora nos Estados Unidos e fizemos esse job on-line. Ambos ficamos satisfeitos!

Se quiser conhecer o serviço e me seguir, fique à vontade: https://twitter.com/gessicahellmann

Precisa de ajuda? Entre em contato pelo formulário abaixo!
[si-contact-form form=’1′]