Técnicas de influência e persuasão para o sucesso em mídias sociais

Os termos “influência” e “persuasão” são conceitos fundamentais em marketing e comunicação empresarial que utilizamos intensamente em nosso dia a dia. Basta pensar no seguinte: quantas vezes por dia você conversa com outra pessoa tentando levá-la a pensar como você?

Técnicas de influência e persuasão para o sucesso em mídias sociais
Técnicas de influência e persuasão para o sucesso em mídias sociais

Vamos às definições:

1 – Influência: ato de dirigir o pensamento ou o comportamento dos outros de forma indireta.
2 – Persuasão: O ato de raciocínio ou articulação de ideias de uma forma que induza o interlocutor a aceitar uma crença ou curso de ação.

Técnicas de influência e persuasão são essenciais para a eficácia no mundo dos negócios. Assim, interessa saber quais são as principais técnicas para nos tornarmos mais persuasivos.

Segundo Aristóteles, devemos apelar primeiramente para a Vontade das pessoas, depois para a sua Sensibilidade e, por último, para sua Inteligência. Aristóteles defende que devemos apelar para os três aspectos da psicologia humana, enfatizando aquele que exerça o maior efeito sobre a pessoa em questão.

Uma forma poderosa de influenciar pessoas é unir uma ideia com uma emoção. A melhor maneira de fazer isso é contar uma história convincente. Ao associar uma ideia ou informação com um sentimento, torna-se mais fácil para o seu público entender e memorizar o que você está dizendo.

É importante conquistar a simpatia de quem vamos persuadir desde o inicio do diálogo, porque tendemos a conceder maior credibilidade a pessoas de quem gostamos.

Para conquistar clientes fiéis à sua marca, é preciso seguir algumas regras básicas do bom relacionamento. Primeiro é imprescindível tratar seu público com respeito e consideração. Ao dialogar com seu público evite criticar ideias diferentes das suas. Sempre que puder, dirija-se às pessoas de seu público de uma forma personalizada.

Torne-se verdadeiramente interessado no que seus clientes tem a dizer. Converse, faça perguntas sobre os desejos, problemas e expectativas de seus clientes. Toda a sua equipe deve ser treinada para receber de forma amigável as dúvidas e anseios de seus clientes. Incentive seus clientes a falar sobre eles mesmos e mostre-se aberto para encontrar soluções.

Tenha como objetivo prioritário em toda a sua estratégia de comunicação a abordagem de assuntos que interessem a seu público alvo. Induza seus clientes a se sentir importantes partes do sucesso de sua empresa.

Lembre-se também que é preciso ter coerência entre palavras e ações, entre o que você faz e o que você fala, pois a coerência entre ação e comunicação é a verdadeira fonte de credibilidade para sua marca. As histórias que a sua empresa conta através do seu site e de toda sua comunicação online e offline precisam ser verdadeiras e narradas em linguagem simples. Em sua comunicação, fale do que interessa aos seus clientes, mostrando porque a sua empresa oferece a melhor solução. Assim, você atrairá atenção de seu público alvo e conquistará clientes fiéis à sua marca.

Dramatizar ideias, contar boas histórias e emocionar são excelentes métodos de levar as pessoas a pensar como você.

Precisa de ajuda? Entre em contato pelo formulário abaixo!

[si-contact-form form=’1′]