Géssica Hellmann & Alex Oliveira

Missão: Registramos neste blog nossas pesquisas e nosso pensamento profissional sobre produção e marketing de conteúdo.



Siga-nos!

   Perfil no Google Plus Feeds RSS


Gostou? Divulgue!

Você tem um blog e gostou de nosso conteúdo? Adicione um botãozinho para nós em seu blogroll. Basta copiar o código a seguir!

O resultado será:
Pesquisa - Redação - Projetos Editoriais


Direitos Autorais

O conteúdo deste blog é protegido por direitos autorais. Se você quiser reproduzir na web qualquer conteúdo originalmente publicado aqui, lembre-se de atribuir a autoria a Géssica Hellmann & Cia. Ltda e incluir um link direto para página de onde copiou o conteúdo.
Licença Creative Commons

Licença Creative Commons
Para mais detalhes, consulte nossa página sobre Direitos Autorais

Protegido contra plágio

Protected by Copyscape Online Plagiarism Test


Serviços de divulgação e Mídia Social: quem sabe como usar, não depende do Google

Arquivos: , ,

Autor: Alex Oliveira | Data: 12/02/2008 |

Não é segredo que as redes e mídias sociais representam o grande desafio do marketing online na atualidade. Alguns desses serviços influenciam diretamente os resultados de pesquisas Google, outros não, por motivos que teremos oportunidade de desenvolver aqui. O importante é perceber que, usando esses serviços, você volta ao bom e velho marketing para seres humanos, assumindo importância secundária os truquezinhos nerds engana-robô.

Se um usuário fica insatisfeito com o resultado de uma pesquisa manipulada, ele xinga o seu site e volta à ferramenta-de-busca para tentar novamente.

Se um usuário fica instisfeito com uma postagem desajeitada em um serviço de mídia social, você está em apuros. Seu site será xingado por centenas de internautas, em fóruns públicos. Muitas vezes, esses xingamentos serão encontrados nas primeiras páginas dos buscadores por meses a fio.

Esse fato implica que você precisa estar aberto ao diálogo. Aprender como se comunicar com diferentes grupos humanos, entender o que eles gostam, ouvir suas críticas e repensar suas atitudes a cada passo.

Dá trabalho? Sem dúvida. Mas os resultados falam por si mesmos. Veja o gráfico atualizado do blog de celebridades Topada nas Estrelas:

Crescimento da audiência do blog "Topada nas Estrelas" via Redes Sociais

Crescimento da audiência do blog “Topada nas Estrelas” via Redes Sociais

Gerado às 19:57h de hoje, esse gráfico mostra a evolução da audiência do blog desde sua criação, em 31/01/2008. Logo nos primeiros dois dias de existência, o blog apresenta números notáveis para uma publicação recém-lançada, sem nenhum investimento em marketing além da geração de conteúdo e divulgação em serviços de mídia social.

Nos dias que se seguem, o blog deixa de ser atualizado regularmente e sua audiência passa a depender apenas do SEO. Não é surpresa que tenha começado a patinar em valores baixíssimos.

No dia 7 de fevereiro o blog volta a ser atualizado. Uma das postagens ganha um link espontâneo em uma comunidade de grande popularidade no Orkut… E a audiência começa a crescer rápida e consistentemente.

Quando o “efeito Orkut” começa a perder força, na data de hoje, outros serviços de rede social são acionados e audiência volta a crescer ao longo do dia, atingindo a marca de 100 visitas por volta das 17 horas de hoje.

Esta breve exposição introdutória já permite estabelecer alguns pressupostos para a promoção de websites:

1 – Gestão de audiência web é um processo contínuo realizado hora-a-hora;
2 – Atualizações freqüentes de conteúdo são fatores-chaves;
3 – SEO, sozinho, é insuficiente como ferramenta promocional;
4 – Quem não dominar as redes sociais estará fadado a ver sua audiência crescer lentamente, sem garantias de que a maior parte dessa audiência será qualificada – isto é, genuinamente interessada em seu conteúdo.

Precisa de ajuda? Entre em contato pelo formulário abaixo!







Os comentários estão fechados.