Géssica Hellmann & Alex Oliveira

Missão: Registramos neste blog nossas pesquisas e nosso pensamento profissional sobre produção e marketing de conteúdo.



Siga-nos!

   Perfil no Google Plus Feeds RSS


Gostou? Divulgue!

Você tem um blog e gostou de nosso conteúdo? Adicione um botãozinho para nós em seu blogroll. Basta copiar o código a seguir!

O resultado será:
Pesquisa - Redação - Projetos Editoriais


Direitos Autorais

O conteúdo deste blog é protegido por direitos autorais. Se você quiser reproduzir na web qualquer conteúdo originalmente publicado aqui, lembre-se de atribuir a autoria a Géssica Hellmann & Cia. Ltda e incluir um link direto para página de onde copiou o conteúdo.
Licença Creative Commons

Licença Creative Commons
Para mais detalhes, consulte nossa página sobre Direitos Autorais

Protegido contra plágio

Protected by Copyscape Online Plagiarism Test


SEO e Blog Corporativo: receita para vencer a concorrência

Arquivos: ,

Autor: Alex Oliveira | Data: 20/03/2009 |

Já mencionamos que uma política de otimização de sites (SEO) faz muito mais do que levar seu site à primeira página do Google para meia dúzia de palavras-chaves, mas permite conquistar a cauda longa, obtendo rankings para milhares de palavras-chaves relacionadas a seu segmento.

Uso combinado do blog corporativo com seo (otimização de sites) para a cauda longa: mais de 1000% de vantagem sobre a competição

Uso combinado do blog corporativo com seo (otimização de sites) para a cauda longa: mais de 1000% de vantagem sobre a competição

O resultado dessa estratégia é uma extraordinária vantagem sobre seus concorrentes, que você pode verificar nos gráficos adicionados a este artigos, todos de empresas reais, com dados atualizados, extraídos nesta data do Google Analytics. Na linha azul, você vê os dados do site de nosso cliente, na linha cinza, a média dos sites de tamanho similar que atuam no mesmo segmento de nossos clientes e que compartilham dados com o Google Analytics.

Como você pode ver nos gráficos, a vantagem em termos de visibilidade das marcas dessas empresas em relação à média do desempenho dos concorrentes é espantosa.

A questão que você se coloca imediatamente é “como eles conseguiram isso”?

A resposta é que essas empresas utilizaram exclusivamente o SEO (otimização de sites) como forma de marketing online, com uma estratégia dirigida para ampliar o alcance e conquistar a cauda longa em seus segmentos.

Essa estratégia permitiu a conquista de vantagens competitivas variando de 100 a mais de 1000% em termos de visitação em seus segmentos, com reflexos diretos nas vendas realizadas através desses sites.

Esta empresa abandonou o blog corporativo após algumas poucas postagens. A vantagem é significativa mas bem menor do que poderia

Esta empresa abandonou o blog corporativo após algumas poucas postagens. A vantagem é significativa mas bem menor do que poderia

A estratégia empregada nos três casos apresentados neste artigo foi diferente em cada caso, com reflexo direto sobre a vantagem auferida sobre os competidores.

No primeiro caso, a empresa tem um site bastante grande, com um variadíssimo mix de produtos. Ela vinha investindo há dois anos em SEO (otimização de sites) para um grupo de palavras-chaves, mas com o site não-otimizado para vendas, obtendo um número razoável de visitas com essa política mas com resultados pífios em vendas. Essa empresa reformulou inteiramente o site, sob nossa orientação, para torná-lo mais vendedor e implementou um blog corporativo otimizado, totalmente orientado para vendas. O resultado foi uma vantagem de mais de 1000% em visitas e visualizações de páginas em comparação com os concorrentes, vantagem que continua a ser ampliada.

No segundo caso, a empresa possuía um site pequeno, com reduzido mix de produtos apresentado apenas em Flash. O grosso das visitas ao site vinham de acessos diretos de clientes existentes e de pesado investimento em Google AdWords, sem nenhuma visita chegando através dos buscadores.

O site foi ampliado e reformulado para incluir novas páginas, apresentando produtos separadamente e, mais adiante, implementou-se um blog corporativo rapidamente descontinuado. Foi conquistado um grande número de rankings no Google mas bem abaixo do potencial. O site conquistou hoje uma vantagem de mais de 100% em visitas e 270% em visualizações de páginas.

Esta empresa não investiu em blog corporativo mas tem um site grande. Abriu uma boa dianteira mas não alcançou todo o seu potencial

No terceiro caso, a empresa possui um site relativamente grande e optou por somente otimizar as páginas para obter ranking para os produtos, sem investir imediatamente na estratégia de blog corporativo. A vantagem obtida com essa estratégia foi de mais de 270% em número de visitas e de mais de 800% em número de páginas visualizadas.

O que esses três casos demonstram inequivocamente é que (1) a tradicional estrutura de websites comerciais construídos com meia-dúzia de páginas atualizadas uma vez por ano (ou menos) à base de “Home | A Empresa | Nossos Produtos | Contato” tem pouquíssima esperança de conseguir ótimos resultados juntos aos buscadores para mais do que um punhado de palavras-chaves pois (2) quanto maior o número de páginas com grande quantidade de conteúdo otimizado, maior a probabilidade de que o conteúdo de uma delas seja considerado relevante nas buscas long-tail relacionadas a seu mercado.

A terceira conclusão é a de que o blog corporativo otimizado, ao aumentar organicamente o conteúdo do site com conteúdo original oferece uma vantagem esmagadora para o site que o utiliza continuamente, dentro de uma estratégia coerente de ocupação de espaços junto ao buscadores. Não por acaso, a vantagem sobre a concorrência é superior a 1000%, muito superior, inclusive, à do site de tamanho grande que optou por adiar a implementação do blog corporativo.

Evidentemente, não se trata apenas de instalar um blog, escrever qualquer bobagem com várias ocorrências de palavras-chaves e esperar para ver o que acontece. É preciso que cada postagem represente uma real oportunidade de vendas e dirija a atenção do leitor para os produtos da empresa e seus benefícios.

A grande vantagem do blog corporativo é que ele multiplica as oportunidades de inserir diferentes argumentos de vendas para os mais variados públicos. É fato inconteste que diferentes pessoas compram produtos iguais por motivos diferentes e é praticamente impossível atingir todos os públicos possíveis em apenas uma página.

No blog corporativo você tem a oportunidade de apresentar os mesmos produtos várias vezes em postagens separadas e, a cada vez, focalizar seus esforços em um diferente tipo de cliente, com diferentes necessidades e, portanto, com argumentos diferentes.

Com um blog corporativo você também pode testar diferentes combinações de títulos e textos para anúncios, campanhas de mala-direta e muitas outras ações de marketing, permitindo otimizar e reduzir consideravelmente seu investimento em pesquisas de mercado.

É da combinação de uma estratégia mercadológica coerente com forte otimização para buscadores que a estratégia do blog corporativo revela sua máxima potência e se torna efetivamente capaz de esmagar a concorrência, tanto em número de rankings no Google quanto em número de visitas, em volume de vendas, em participação de mercado e em visibilidade geral de sua marca na web.

É preciso enfatizar:

estratégia de marketing coerente + SEO (otimização de sites) + blog corporativo otimizado = vantagem competitiva

Precisa de ajuda? Entre em contato pelo formulário abaixo!







Os comentários estão fechados.