SEO (otimização de sites) e os menus de navegação interna em seu site

Talvez a notícia mais importante dos últimos tempos para o mercado de SEO tenha sido o anúncio de que o Google-bot em breve passará a ler (e seguir) os menus criados em formulários javascript.

Muita gente ignora os menus internos como ferramenta de SEO. Ora, a navegação interna de um website é feita através de… Links. É através dos links que os usuários de seu site, os robôs entre eles, localizam as páginas internas.

O problema está em que os robôs são usuários, por assim dizer… Limitados. Eles não “enxergam” uma página web como você e eu, eles apenas lêem o código-fonte. Assim, muitas vezes, os desenvolvedores criam inavertidamente obstáculos intransponíveis para os robôs ao usar imagens, flash e javascript nos links, entre outras tecnologias ininteligíveis para robôs que são desenvolvidos para ler exclusivamente a linguagem HTML

Outro aspecto muito freqüentemente negligenciado é o texto de âncora nos links internos. Mesmo quando os desenolvedores têm o cuidado de criar links de texto em HTML, muitas vezes eles se esquecem de usar textos de âncora significativos para efeito dos buscadores.

Quantas vezes você digitou a palavra “Home” ou “Inicial” em uma busca no Google?

Qual é o conteúdo de sua página inicial? Coloque uma palavra que descreva esse conteúdo em seus links internos!

O mesmo vale para todos os outros links. Sempre use um texto significativo em seus textos de âncora, algo que reflita o conteúdo daquela página.

Se sua página inicial não tem conteúdo relevante ou significativo o suficiente para ser descrito com uma palavra mais interessante do que “Inicial” ou “Home”, mude o conteúdo dessa página!

Precisa de ajuda? Entre em contato pelo formulário abaixo!
[si-contact-form form=’1′]