Géssica Hellmann & Alex Oliveira

Missão: Registramos neste blog nossas pesquisas e nosso pensamento profissional sobre produção e marketing de conteúdo.



Siga-nos!

   Perfil no Google Plus Feeds RSS


Gostou? Divulgue!

Você tem um blog e gostou de nosso conteúdo? Adicione um botãozinho para nós em seu blogroll. Basta copiar o código a seguir!

O resultado será:
Pesquisa - Redação - Projetos Editoriais



Direitos Autorais

O conteúdo deste blog é protegido por direitos autorais. Se você quiser reproduzir na web qualquer conteúdo originalmente publicado aqui, lembre-se de atribuir a autoria a Géssica Hellmann & Cia. Ltda e incluir um link direto para página de onde copiou o conteúdo.
Licença Creative Commons

Licença Creative Commons
Para mais detalhes, consulte nossa página sobre Direitos Autorais

Protegido contra plágio

Protected by Copyscape Online Plagiarism Test


SEO e Google AdWords: como escolher a melhor estratégia

Arquivos:

Autor: Alex Oliveira | Data: 27/05/2008 |


Perguntas como “O que é melhor: links patrocinados ou SEO?” não fazem o menor sentido para quem entende o fenômeno da comunicação de marketing. São ambas ferramentas de uso específico, para atingir a objetivos determinados e, desta forma, são ótimas para algumas finalidades, medianamente adequadas para outras e inadequadas para outros objetivos.

Vamos começar pela diferença entre Links Patrocinados (Google AdWords no topo da lista) e o SEO: quando você deveria pagar por resultados de buscas e quando não deveria? Quem faz SEO está dispensado de investir em Links Patrocinados? Ou, ao contrário, se eu faço Links Patrocinados, posso dispensar o SEO?

SEO é uma ferramenta para objetivos complexos. Seu objetivo é gerar audiência qualificada para um website por meio da visibilidade nos resultados de um grande número de buscas por palavras relacionadas ao conteúdo do seu site.

O SEO é uma ferramenta perfeita para ampliar o alcance do seu site para uma variedade de públicos em diferentes estágios do processo de compra ou de busca de informações. Ele desempenha uma função acessória importantíssima na criação de popularidade para sua marca, seus produtos e ideias, sendo um excelente coadjuvante para o Marketing em Mídias Sociais.

Por outro lado, o SEO é completamente inútil quando seu objetivo é promover conteúdos novos ou não-procurados: afinal, ninguém procura por algo que não sabe que existe. Assim, é uma ferramenta inadequada em situações de lançamento de produtos inovadores.

Quando você tem uma oferta muito específica e um site pequeno 100% dedicado a promover essa oferta, não há nada melhor do que os Links Patrocinados, especialmente se for uma oferta por tempo limitado. Enquanto os buscadores podem demorar vários dias para detectar uma página nova e começar a oferecê-la em seus resultados orgânicos, os Links Patrocinados disponibilizam esse conteúdo imediatamente nas buscas.

Essa característica dos Links Patrocinados também os tornam ideais para sites comerciais maiores, mais ainda muito novos, que precisam gerar retorno em vendas já nos primeiros dias de atividade. Enquanto o SEO vai lentamente gerando visibilidade nos resultados orgânicos, os Links Patrocinados vão dirigindo a audiência qualificada de que você precisa para turbinar imediatamente o seu fluxo de caixa.

Se você tem um site de e-commerce com muitas páginas temporárias – por exemplo, ofertas de ocasião, relacionadas a datas festivas e feriados – a mais adequada é uma abordagem híbrida, equilibrando audiência de resultados orgânicos de busca para as ofertas mais duráveis com a de Links Patrocinados para as páginas com ofertas de curta duração.

Essas são situações típicas. Tanto o SEO quanto os links patrocinados podem ser usados estrategicamente de formas muito sofisticadas, por exemplo, para ampliar a cobertura do conteúdo de seu site junto a diferentes públicos, para promover produtos culturais/artísticos/intelectuais ou complementar outras estratégias marketing. O importante é entender o alcance e as limitações cada ferramenta e utilizá-las de forma a explorar adequadamente e por completo seu verdadeiro potencial.

Precisa de ajuda? Entre em contato pelo formulário abaixo!







Artigos relacionados

Os comentários estão fechados.