Retorno da publicidade no Facebook é comparável ao do Google

Estudo conduzido pela AdAge junto a 701 profissionais de marketing em janeiro de 2013 mostra a ascensão da popularidade das técnicas de Facebook marketing no conjunto de estratégias de marketing online. Essa ascensão torna-se ainda mais impressionante quando se comparam os resultados desta pesquisa com os de estudo semelhante realizado em junho de 2012. Confira a seguir os principais resultados.

Retorno do investimento em publicidade no Facebook em comparação com o Google AdWords: mais de 70% relatam resultados iguais ou superiores. Fonte:AdAge (janeiro de 2013). Gráfico por Géssica Hellmann & Cia.
Retorno do investimento em publicidade no Facebook em comparação com o Google AdWords: mais de 70% relatam resultados iguais ou superiores. Fonte:AdAge (janeiro de 2013). Gráfico por Géssica Hellmann & Cia.

Importância estratégica do Facebook Marketing

  • 85,1% dos profissionais consultados afirmaram usar o Facebook como tática de marketing.
  • 61,5% dos profissionais consultados estão comprando publicidade no Facebook, contra 55% na pesquisa de junho de 2012.
  • 58,2% afirmaram que pretendem aumentar a verba de publicidade no Facebook, contra 56% na pesquisa de junho de 2012.

Retorno do investimento em publicidade no Facebook

  • 70,6% afirmam que o retorno das campanhas publicitárias no Facebook é aproximadamente igual ou superior ao das campanhas em outras plataformas publicitárias como Google e Yahoo.
  • Somente 29,3% dos profissionais consultados usaram o recurso de “história patrocinada” em suas campanhas.
  • Entre os profissionais que já usaram o recurso de “história patrocinada”, 79,6% declaram-se satisfeitos com o retorno obtido, sendo que 14,8% declararam-se “muito satisfeitos”. Perguntados se usariam novamente o “recurso de história patrocinada”, 84,3% responderam “Sim”.
  • 68,5% disseram que o aplicativo móvel do Facebook é “importante” ou “muito importante” para sua estratégia.
  • O recurso Facebook Exchange ainda é um grande desconhecido, já tendo sido usado por somente 12,8% dos profissionais.

Consequências para empresário brasileiro

O Facebook marketing é uma realidade que veio para ficar. Seja no segmento B2C ou B2B, todas as pesquisas mostram que a imensa cobertura de público obtida por essa mídia é capaz de dotá-la de altíssima eficiência para quase todas as situações de mercado imagináveis. A possibilidade de segmentação detalhada do público-alvo em função de dados geo-demográficos e comportamentais precisos faz do Facebook uma mídia com atratividade sem precedentes para anunciantes de todos os mercados.

Enquanto algumas empresas ainda se contorcem em busca do milagre do “efeito viral” que, enquanto não chega, obrigam-nas a se satisfazer com resultados homeopáticos, as empresas mais ousadas encontram nas cada vez mais sofisticadas ferramentas de publicidade no Facebook a visibilidade de que necessitam para expor com o máximo impacto o seu conteúdo e sua marca.

Se a sua empresa produz um conteúdo vencedor, a maneira mais inteligente de fazê-lo produzir de forma rápida o maior efeito viral junto à comunidade do Facebook é promovê-lo com uma campanha publicitária de alto impacto, garantindo assim que sua mensagem será vista, apreciada e compartilhada por grande número de pessoas.

Precisa de ajuda para planejar ou gerenciar sua campanha publicitária no Facebook? Entre em contato pelo formulário a seguir!
[si-contact-form form=’1′]