Géssica Hellmann & Alex Oliveira

Missão: Registramos neste blog nossas pesquisas e nosso pensamento profissional sobre produção e marketing de conteúdo.



Siga-nos!

   Perfil no Google Plus Feeds RSS


Gostou? Divulgue!

Você tem um blog e gostou de nosso conteúdo? Adicione um botãozinho para nós em seu blogroll. Basta copiar o código a seguir!

O resultado será:
Pesquisa - Redação - Projetos Editoriais



Direitos Autorais

O conteúdo deste blog é protegido por direitos autorais. Se você quiser reproduzir na web qualquer conteúdo originalmente publicado aqui, lembre-se de atribuir a autoria a Géssica Hellmann & Cia. Ltda e incluir um link direto para página de onde copiou o conteúdo.
Licença Creative Commons

Licença Creative Commons
Para mais detalhes, consulte nossa página sobre Direitos Autorais

Protegido contra plágio

Protected by Copyscape Online Plagiarism Test


Redação e Marketing de Conteúdo: seis passos para a sedução

Arquivos: ,

Autor: Alex Oliveira | Data: 02/07/2013 |


Henneke Duistermaat, bem sucedido redator publicitário especializado em marketing de conteúdo, ensina neste artigo no Copyblogger a solução do antigo mistério que assombra os profissionais de marketing não iniciados: afinal,  como escrever um texto publicitário sedutor, capaz de instigar no seu leitor o desejo de comprar de você?

Sedução - pastel sobre papel por Géssica Hellmann (detalhe).

Sedução – pastel e acrílico sobre papel por Géssica Hellmann (detalhe).

Unindo a técnica à didática, o autor nos conduz por um caminho em seis passos simples que possibilitarão até mesmo ao redator iniciante a argumentar com mais graça, produzindo textos mais saborosos, mais atraentes… E mais vendedores!

Passo 1 – Descreva o seu leitor ideal

Entre os muitos truques disponíveis na caixa de ferramentas do redator experimentado, a técnica da descrição do leitor ideal é uma carta curinga que deve ser usada sempre que a oportunidade exigir.

Quando você está redigindo para seduzir, você precisa visualizar a si mesmo falando com uma pessoa específica, uma pessoa de carne e osso que tem o problema que seu produto se propõe a resolver.

É preciso ir além daquelas insossas descrições de “público-alvo” e imaginar a pessoa à sua frente, ouvindo de sua boca a solução do próprio problema.

  • Sorria para a expressão de espanto que ela faz quando você diz que tem a solução para o problema que ela enfrenta.
  • Observe o ar de interesse crescente à medida que você apresenta os benefícios de seu produto.
  • Ouça com atenção a suas perguntas e responda de forma confiante a suas objeções.
  • Solidarize-se com suas inseguranças e ofereça garantias para tranquilizá-la.
  • Receba com um sorriso as suas dúvidas e assegure-a de ter feito uma boa compra.

Faça tudo isso antes de escrever a primeira linha e você estará no caminho do sucesso. Você não terá muito trabalho em escrever o texto inteiro seguindo o roteiro de seu bate-papo mental com o leitor ideal. Também não terá dificuldade em começar a escrever caso decida abrir o seu texto descrevendo a pessoa com quem deseja falar: “você, que tem este problema que só o meu produto é capaz de resolver…”.

Passo 2 – Crie uma lista abrangente de características, benefícios e objeções

Nós já abordamos a questão dos benefícios em um artigo anterior, intitulado “Como redigir textos promocionais convincentes para seu site – Parte 2 – Tamanho, benefícios, estrutura“. O ponto importante aqui é lembrar que as características e especificações técnicas dos seus produtos não são sinônimo de benefícios.

Pelo menos, não até que resolvam um problema específico do seu leitor ideal.

Você precisa explicar ao leitor de que forma seus sonhos se tornarão realidade quando ele finalmente puder desfrutar da inigualável tecnologia XYZ que só o seu produto tem!

Quanto às objeções, é hora de assegurar e reassegurar, oferecer garantias e invocar testemunhos, apresentar gráficos, tabelas e números, ilustrar com fotos, animações e vídeos… O desafio é criar em seu leitor uma sensação de confiança. Instigue em seu leitor uma forte convicção de que ele está fazendo um bom negócio.

Passo 3 – Desenvolva uma atraente proposta de valor

Uma proposta de valor é o conjunto-chave de benefícios que fazem do seu produto uma verdadeira pechincha… Não importando o preço que você esteja cobrando por ele! Trate de incluir o principal benefício no título e expor com o maior destaque possível o conjunto de benefícios que apoiam esse benefício principal.

Passo 4 – Faça o primeiro rascunho

O seu foco, neste estágio, é dar forma ao texto. Chegou a hora de decidir:

  1. Que recursos persuasivos você vai empregar na apresentação dos benefícios,
  2. A ordem de apresentação dos argumentos de vendas.
  3. Se você vai usar splashes, boxes, textos auxiliares, legendas em imagens, slogans ou outras fatias de texto para aplicações específicas.
  4. A estrutura de títulos e subtítulos – as famosas tags “h1 a h6” às quais os profissionais de SEO dão tanta importância.

Neste estágio, você não está ainda tão preocupado com a precisão dos detalhes, mas em decidir a posição das pecinhas no grande quebra-cabeças que você está montando.

Passo 5 – Edite seu texto

Este é estágio do polimento em que você cuidará dos detalhes, aqueles milhões de detalhes separam um texto bom de um texto excepcional. Neste estágio, você:

  • Refinará suas técnicas persuasivas, experimentando formas alternativas de argumentar.
  • Caçará implacavelmente erros de ortografia, gramática e estilo.
  • Explicará melhor aquele ponto obscuro e cortará fora aquela explicação redundante.
  • Eliminará palavras, frases e parágrafos desnecessários.
  • Ouvirá seu texto com ouvido de maestro, aperfeiçoando o ritmo e a sonoridade até que seu leitor possa ouvi-lo como música.
  • Examinará no microscópio a estrutura visual do seu texto, escovando e polindo cada palavrinha até que o texto esteja limpo, sorridente e brilhante.

Passo 6 – Otimize o seu texto para o Google

Este é o passo final. Não seja apressado. Ao direcionar o seu texto para o cliente, provavelmente você terá feito, de forma inconsciente e automática, mais de 90% do trabalho de otimização on-page.

Afinal, é praticamente impossível redigir um bom texto publicitário sem mencionar diversas vezes a marca, a categoria do produto e os nomes que os clientes usam para se referir ao produto.

O que você fará neste estágio é simplesmente refinar o seu texto de acordo com as técnicas de SEO on page em que você, seu chefe ou seu cliente acreditam.

É possível que seja exigida de você especial atenção a tags de títulos e descrições, tags de subtítulos h1 a h6, links internos, textos de âncora, negritos e itálicos, além de fatores como proeminência e densidade de palavras-chaves.

Siga a maré e faça o que for pedido de você, mas lembre-se de que você quer seduzir pessoas.

Somente pessoas podem sacar o cartão de crédito da carteira e comprar o seu produto.

Normalmente, basta este lembrete para que até o mais emperdenido especialista em SEO concorde em flexibilizar um pouco sua necessidade de ver repetições das mesmas palavras-chaves em todos os cantos da página.

Precisa de ajuda para seduzir os seus clientes com textos vendedores e vencedores? Entre em contato pelo formulário abaixo!







Artigos relacionados

Os comentários estão fechados.