Géssica Hellmann & Alex Oliveira

Missão: Registramos neste blog nossas pesquisas e nosso pensamento profissional sobre produção e marketing de conteúdo.



Siga-nos!

   Perfil no Google Plus Feeds RSS


Gostou? Divulgue!

Você tem um blog e gostou de nosso conteúdo? Adicione um botãozinho para nós em seu blogroll. Basta copiar o código a seguir!

O resultado será:
Pesquisa - Redação - Projetos Editoriais


Direitos Autorais

O conteúdo deste blog é protegido por direitos autorais. Se você quiser reproduzir na web qualquer conteúdo originalmente publicado aqui, lembre-se de atribuir a autoria a Géssica Hellmann & Cia. Ltda e incluir um link direto para página de onde copiou o conteúdo.
Licença Creative Commons

Licença Creative Commons
Para mais detalhes, consulte nossa página sobre Direitos Autorais

Protegido contra plágio

Protected by Copyscape Online Plagiarism Test


Qual a diferença entre marketing de conteúdo e publicidade?

Arquivos: , , , , , ,

Autor: Géssica Hellmann | Data: 27/11/2012 |

Fazer marketing de conteúdo é, em termos práticos, um processo em dois passos:

  1. Criar mensagens que agreguem valor para as pessoas que interessam a empresa
  2. Garantir que essas mensagens cheguem até a maior quantidade possível dessas pessoas.

Como vimos no artigo “O marketing de conteúdo é o conteúdo do marketing“, a diferença entre o marketing de conteúdo e a publicidade tradicional é apenas de ênfase. Na comunicação publicitária comum, a empresa se dirige ao público de forma explicitamente comercial, frequentemente perseguindo metas de venda imediata. Já no marketing de conteúdo, a empresa busca conquistar para sua marca a imagem de especialista na solução dos problemas dos clientes. Embora o objetivo das mensagens neste caso não seja explicitamente comercial, é óbvio que as pessoas e empresas vão se sentir mais inclinadas a comprar de uma empresa que comprovadamente sabe a solução dos seus problemas. Usando termos mais populares, podemos dizer que, no marketing de conteúdo, a empresa “mata a cobra e mostra o pau”.

Mas será que isso dá resultado? Se você ainda tiver alguma dúvida sobre a eficiência dessa estratégia, recomendamos que confira alguns entre as dezenas artigos em que divulgamos resultados de pesquisas realizadas por diferentes empresas. Caso não disponha de muito tempo, você também pode conferir um resumo dos resultados dessas pesquisas na apresentação da palestra que ministramos no Mestrado em Engenharia de Produção da SOCIESC.

Diante de tamanha avalanche de fatos, as pessoas inteligentes param de discutir se a oportunidade existe e começam a pensar em como aproveitá-la.

Isso significa que o marketing de conteúdo é “melhor” ou “dá mais resultado” do que a publicidade tradicional? Será que você deveria cancelar suas campanhas publicitárias atualmente em andamento e investir tudo em marketing de conteúdo?

Na maior parte dos casos, a resposta a essas perguntas será “não”. Sobre esse tema, você precisa reter duas informações essenciais:

  1. Cada ferramenta de comunicação é, precisamente, uma ferramenta, que serve melhor para um objetivo do que para outros. Se você tem um prego, use um martelo. Se você tem um parafuso, use uma chave de fenda.
  2. Quando as diversas ferramentas são planejadas para que trabalhem em conjunto, executando uma autêntica comunicação integrada de marketing, cada ferramenta amplifica o efeito da outra, permitindo obter um resultado muito maior do que a simples soma dos resultados individuais.

Assim, é possível que o seu blog se beneficie muito de uma campanha publicitária para divulgar o seu lançamento. Por outro lado, o seu blog é um excelente lugar para complementar suas campanhas publicitárias, por exemplo, acrescentando informações e detalhes sobre os produtos que não puderam ser incluídos em seus anúncios por falta de espaço. O blog também pode ser usado para criar e testar a eficiência de diferentes argumentos de vendas bastando, para isso, acompanhar o interesse despertado pelas diferentes postagens. A área de comentários de seu blog também é um valiosíssimo ativo de pesquisa de mercado, já que ele oferece acesso em primeira mão, sem edição, a feedback de clientes e especialistas diretamente interessados na sua marca.

Nas palavras de Brandon Carter, gerente de marketing da Outbrain:

Um blog é uma forma perfeitamente simples de engajar clientes com aquilo que eles acham interessante, educativo ou divertido. Mais do que vender o que um produto pode fazer pelos clientes, as pequenas e microempresas deveriam considerar o que elas, enquanto empresas e membros da comunidade digital, podem oferecer a seus clientes. Qual é a sua área de máxima competência? Qual é a fonte de inspiração por trás de sua empresa? O que a faz rir? Trazer um sorriso ao rosto de uma pessoa pode não resultar diretamente em uma venda, mas pode aumentar a afinidade daquela pessoa com a marca ou criar um compartilhamento no Facebook que extenderá o alcance da marca até uma nova audiência.

Enfim, marketing de conteúdo e publicidade devem, sempre que possível, trabalhar em conjunto pela conquista do objetivo de ampliar o alcance da marca. Um sorriso conquistado em um blog certamente fará essa pessoa encarar com maior boa vontade os seus anúncios. Por outro lado, uma ampla campanha publicitária sempre aumentará o interesse por sua marca, trazendo número sempre crescente de pessoas ao seu blog, num círculo virtuoso que inevitavelmente resulta em lucro.

Precisa de ajuda? Entre em contato pelo formulário a seguir!







Os comentários estão fechados.