Géssica Hellmann & Alex Oliveira

Missão: Registramos neste blog nossas pesquisas e nosso pensamento profissional sobre produção e marketing de conteúdo.



Siga-nos!

   Perfil no Google Plus Feeds RSS


Gostou? Divulgue!

Você tem um blog e gostou de nosso conteúdo? Adicione um botãozinho para nós em seu blogroll. Basta copiar o código a seguir!

O resultado será:
Pesquisa - Redação - Projetos Editoriais



Direitos Autorais

O conteúdo deste blog é protegido por direitos autorais. Se você quiser reproduzir na web qualquer conteúdo originalmente publicado aqui, lembre-se de atribuir a autoria a Géssica Hellmann & Cia. Ltda e incluir um link direto para página de onde copiou o conteúdo.
Licença Creative Commons

Licença Creative Commons
Para mais detalhes, consulte nossa página sobre Direitos Autorais

Protegido contra plágio

Protected by Copyscape Online Plagiarism Test


Postagens no Facebook: alcance máximo em menos de 2 horas

Arquivos: , ,

Autor: Géssica Hellmann | Data: 28/08/2013 |


Estudo da empresa Wisemetrics dedicou-se a medir a longevidade das postagens no Facebook em relação às principais variáveis de interesse: Engajamento, Impressões e Alcance. Os resultados desse estudo foram consolidados no gráfico a seguir.

Progresso mediano das postagens no Facebook ao longo do tempo. Fonte: Wisemetrics (2013).

Progresso mediano das postagens no Facebook ao longo do tempo. Fonte: Wisemetrics (2013).

O gráfico mostra o progresso das medianas das variáveis obtidas por uma postagem no Facebook durante as primeiras 12 horas após sua publicação. No eixo vertical, encontra-se o valor percentual do progresso mediano da amostra analisada pela Wisemetrics em relação ao valor final obtido pela postagem. No eixo horizontal, vemos o número de horas após a publicação. As variáveis analisadas são Engajamento (vermelho), Impressões (verde) e Alcance (azul).

O Engajamento atinge 75% de seu potencial máximo apenas 5 horas após a publicação da postagem. As Impressões têm vida útil mais curta do que o Engajamento, levando apenas 2 horas e 30 minutos para atingir 75% de seu valor máximo. O Alcance tem longevidade ainda menor: 75% da audiência terá visto sua mensagem em apenas 1 hora e 50 minutos.

Com alguma variação, leva apenas 30 minutos para que uma postagem atinja 50% de seu Alcance global máximo.

Consequências para as empresas brasileiras

Temos lido e ouvido, tanto de clientes como de “especialistas” brasileiros, uma preocupação quanto ao “excesso” de publicações no Facebook, que afastaria os fãs. Em consequência dessa preocupação, esses “especialistas” recomendam um número extremamente baixo de postagens diárias, em alguns casos não superior a quatro.

Ora, a medida da Wisemetrics derruba de vez o equívoco dessa percepção baseada em má interpretação de dados de pesquisa. É evidente que ninguém deseja bombardear os fãs com uma publicação por minuto, praticamente monopolizando suas linhas do tempo.

Mas é simplesmente óbvio que, como 75% de sua audiência terá visto sua postagem menos de 2 horas após a sua publicação, sua marca estará deixando de chegar a seu público durante todo o período que separa esse momento de exaustão e o momento da pŕoxima postagem.

Não se trata aqui, obviamente, de estipular uma nova regra acéfala: “faça uma publicação a cada 2 horas”. É preciso, isso sim, analisar os seus próprios dados relativos a Alcance, Engajamento e Impressões junto a seus próprios públicos e articulá-los logicamente com os objetivos estipulados para sua marca.

Se você está cansado de “especialistas” que acham muito mas não sabem nada, entre em contato pelo formulário a seguir.







Artigos relacionados

Os comentários estão fechados.