Postagens no Facebook: alcance máximo em menos de 2 horas

Estudo da empresa Wisemetrics dedicou-se a medir a longevidade das postagens no Facebook em relação às principais variáveis de interesse: Engajamento, Impressões e Alcance. Os resultados desse estudo foram consolidados no gráfico a seguir.

Progresso mediano das postagens no Facebook ao longo do tempo. Fonte: Wisemetrics (2013).
Progresso mediano das postagens no Facebook ao longo do tempo. Fonte: Wisemetrics (2013).

O gráfico mostra o progresso das medianas das variáveis obtidas por uma postagem no Facebook durante as primeiras 12 horas após sua publicação. No eixo vertical, encontra-se o valor percentual do progresso mediano da amostra analisada pela Wisemetrics em relação ao valor final obtido pela postagem. No eixo horizontal, vemos o número de horas após a publicação. As variáveis analisadas são Engajamento (vermelho), Impressões (verde) e Alcance (azul).

O Engajamento atinge 75% de seu potencial máximo apenas 5 horas após a publicação da postagem. As Impressões têm vida útil mais curta do que o Engajamento, levando apenas 2 horas e 30 minutos para atingir 75% de seu valor máximo. O Alcance tem longevidade ainda menor: 75% da audiência terá visto sua mensagem em apenas 1 hora e 50 minutos.

Com alguma variação, leva apenas 30 minutos para que uma postagem atinja 50% de seu Alcance global máximo.

Consequências para as empresas brasileiras

Temos lido e ouvido, tanto de clientes como de “especialistas” brasileiros, uma preocupação quanto ao “excesso” de publicações no Facebook, que afastaria os fãs. Em consequência dessa preocupação, esses “especialistas” recomendam um número extremamente baixo de postagens diárias, em alguns casos não superior a quatro.

Ora, a medida da Wisemetrics derruba de vez o equívoco dessa percepção baseada em má interpretação de dados de pesquisa. É evidente que ninguém deseja bombardear os fãs com uma publicação por minuto, praticamente monopolizando suas linhas do tempo.

Mas é simplesmente óbvio que, como 75% de sua audiência terá visto sua postagem menos de 2 horas após a sua publicação, sua marca estará deixando de chegar a seu público durante todo o período que separa esse momento de exaustão e o momento da pŕoxima postagem.

Não se trata aqui, obviamente, de estipular uma nova regra acéfala: “faça uma publicação a cada 2 horas”. É preciso, isso sim, analisar os seus próprios dados relativos a Alcance, Engajamento e Impressões junto a seus próprios públicos e articulá-los logicamente com os objetivos estipulados para sua marca.

Se você está cansado de “especialistas” que acham muito mas não sabem nada, entre em contato pelo formulário a seguir.
[si-contact-form form=’1′]