Porque seu site precisa de mais visitas

Observar a posição nos rankings Alexa dos sites de indústrias e outras empresas comerciais brasileiras chega a ser uma experiência assustadora. É espantoso, mas a maior parte dos empresários brasileiros não tem a menor pista do que significa receber mais do que algumas poucas dezenas de visitantes por dia em seus websites.

Ora, como dissemos no artigo anterior, o nome do jogo é influência. Quem quer ser influente precisa comunicar-se com número cada vez maior de pessoas.

Porque influência é um jogo de quantidade

É bobagem usar a segmentação de público como desculpa para se satisfazer com uma dúzia de visitas diárias a seu site. Afinal, o Brasil atingiu a marca de 83,4 milhões de pessoas com acesso à internet no segundo trimestre de 2012.

Faça as contas: mesmo que os seus clientes potenciais representassem apenas 1 em cada 1000 brasileiros com acesso à internet, nós estaríamos falando de um total de 83.400 pessoas! Nessa situação, caso seu site chegue a 100 pessoas novas por dia, você levará 834 dias para atingir todas as pessoas do seu público-alvo pelo menos uma vez. Um total de mais 2 anos e 3 meses!

Porque influência também é um jogo de repetição

Sejamos otimistas e vamos supor que o seu site, patinando na casa dos 100 acessos diários, consiga cobrir todo o seu mercado-alvo em apenas 2 anos. Ora, se que aquela pessoa que acessou seu site dois anos atrás ainda se lembra de que ele existe?

Agora, sejamos mais realistas: numa internet com muitos trilhões de páginas de conteúdo, será que aquela pessoa que acessou seu site apenas DOIS DIAS atrás ainda se lembra que sua marca existe?

O jogo da influência, como ficou claro no último artigo, também é um jogo de repetição. Só a insistência repetida permite quebrar a barreira da indiferença, conquistar confiança, cultivar admiradores e superar os críticos. Sob condições normais, você precisa martelar sua marca repetidamente na mente do maior número possível de pessoas para que tenha a chance que um percentual significativo dessas pessoas se lembre de você.

Porque é preciso influenciar o influenciador

É preciso lembrar que o exercício de influência nem sempre se dará de forma direta sobre o seu público-alvo. É bastante provável que muitos dos mesmos tomadores de decisão que ignoraram seus e-mails e contatos telefônicos passem a prestar atenção à sua empresa se a virem sendo mencionada por pessoas cuja opinião consideram respeitável.

Não basta dirigir o conteúdo do seu site para o cliente que você deseja e torcer que ele um dia ele venha a acessá-lo. Você precisa orientar a sua política de marketing de conteúdo para atingir o maior número possível de influenciadores potenciais do tomador de decisão no menor tempo possível.

Porque a opinião pública se espalha em ondas

Você certamente já viu o efeito provocado por uma pedrinha ao ser atirada em um lago. Cada pedaço de conteúdo que você publica em seu site é uma pedrinha que você joga no lago da opinião pública.

Você atinge, primeiro, aquelas pessoas diretamente interessadas no tema, mas o processo não para por aí. Essas pessoas comentam seu conteúdo com outras pessoas. Citam-no em seus próprios sites e blogs. Compartilham-no nas redes sociais. Enfim, amplificam o seu conteúdo diversas vezes, atingindo outros públicos e contribuindo para aumentar cada vez mais o alcance de sua esfera de influência.

Precisa de ajuda? Entre em contato!

[si-contact-form form=’1′]