Géssica Hellmann & Alex Oliveira

Missão: Registramos neste blog nossas pesquisas e nosso pensamento profissional sobre produção e marketing de conteúdo.



Siga-nos!

   Perfil no Google Plus Feeds RSS


Gostou? Divulgue!

Você tem um blog e gostou de nosso conteúdo? Adicione um botãozinho para nós em seu blogroll. Basta copiar o código a seguir!

O resultado será:
Pesquisa - Redação - Projetos Editoriais


Direitos Autorais

O conteúdo deste blog é protegido por direitos autorais. Se você quiser reproduzir na web qualquer conteúdo originalmente publicado aqui, lembre-se de atribuir a autoria a Géssica Hellmann & Cia. Ltda e incluir um link direto para página de onde copiou o conteúdo.
Licença Creative Commons

Licença Creative Commons
Para mais detalhes, consulte nossa página sobre Direitos Autorais

Protegido contra plágio

Protected by Copyscape Online Plagiarism Test


Porque o seu marketing deve ser online, social e móvel

Arquivos: ,

Autor: Géssica Hellmann | Data: 16/07/2013 |

A Econsultancy divulgou recentemente o resultado de um levantamento global realizado em parceria com a IBM Tealeaf entre março e abril de 2013 junto a mais de 500 profissionais que trabalham para empresas envolvidas em e-commerce e negócios online.

Intitulado “Reduzindo o esforço do cliente” (“Reducing Customer Struggle”), o relatório da pesquisa examinou o nível de compreensão das empresas quanto à experiência online que proporcionam a seus clientes. Confira, na figura 1, os principais objetivos relatados pelos respondentes da pesquisa.

Gráfico 1 - Quais dos seguintes objetivos de negócios são relevantes para sua empresa? - Fonte: Econsultancy/IBM Tealeaf (2013) - Gráfico por Géssica Hellmann & Cia.

Gráfico 1 – Quais dos seguintes objetivos de negócios são relevantes para sua empresa? – Fonte: Econsultancy/IBM Tealeaf (2013) – Gráfico por Géssica Hellmann & Cia.

Especificamente, o relatório deste ano – o estudo já está em sua terceira edição – procurou aprofundar-se nas questões relativas à experiência do usuário de dispositivos móveis. Veja a seguir alguns dos principais resultados.

  • Cerca de dois terços das empresas pesquisadas incluem informações sobre o endereço físico da empresa, detalhes de contato e horário de funcionamento em seus websites. Esses pequenos bits de informações aumentam o engajamento dos visitantes do website com a empresa offline e melhoram a visibilidade da empresa nos resultados de pesquisa Google, especialmente as buscas locais.
  • 38% dos respondentes usam as mídias sociais para manter relacionamentos com clientes que entraram em contato com a empresa por um meio offline.
  • 31% usam práticas de SEO local para dirigir clientes às suas lojas de físicas.
  • 72% das empresas pesquisadas pretendem aumentar significativamente o investimento nas mídias móveis este ano.
  • 74% dos respondentes classificam o marketing nas mídias móveis como ‘crítico’ (32%) ou ‘importante’ (42%) para seus objetivos de negócios.
  • 68% dizem ter uma “boa compreensão” quanto ao modo como os clientes descobrem o website da empresa
  • 56% dizem entender bem a origem das visitas ao site da empresa.
  • 74% tomam consciência de problemas no relacionamento com clientes através do feedback direto dos clientes através de chamadas ao Serviço de Atendimento ou contatos por e-mail.

Consequências para as empresas brasileiras

Esta breve coleção de dados da pesquisa é suficiente para demonstrar que o marketing, hoje, já se tornou praticamente indissociável dos complementos “online”, “social” e “móvel”.

Enquanto algumas empresas ainda se perguntam se poderiam vir a ganhar alguma coisa com o marketing online, as empresas líderes já estão usando criativamente as mídias sociais e os dispositivos móveis para resolver uma miríade de problemas no relacionamento com os clientes potenciais, usando soluções que se traduzem em ganhos de produtividade, redução de custos e aumento de vendas.

Um aspecto importantíssimo a ressaltar é o modo como o marketing online é usado de forma inteligente para reforçar as vendas offline. Mesmo um site que não tenha o objetivo de vender produtos online, ele pode ser usado para gerar contatos de clientes potenciais (leads), com os quais será possível manter contato posteriormente através das mídias sociais.

Ou seja, tratar a questão do retorno sobre investimento em marketing online apenas com base na geração direta de leads pelo website é uma forma obsoleta e míope de encarar a questão. O objetivo deve ser usar cada vez mais as possibilidades que a tecnologia oferece para obter vantagens competitivas e oferecer valor ampliado aos seus clientes finais.

Vamos conversar sobre as possibilidades de aplicação das ideias deste artigo em sua empresa. Basta entrar em contato pelo formulário abaixo – ou clicar no botão “Fale já”, disponível no lado esquerdo de todas as páginas deste site!







Os comentários estão fechados.