Géssica Hellmann & Alex Oliveira

Missão: Registramos neste blog nossas pesquisas e nosso pensamento profissional sobre produção e marketing de conteúdo.



Siga-nos!

   Perfil no Google Plus Feeds RSS


Gostou? Divulgue!

Você tem um blog e gostou de nosso conteúdo? Adicione um botãozinho para nós em seu blogroll. Basta copiar o código a seguir!

O resultado será:
Pesquisa - Redação - Projetos Editoriais



Direitos Autorais

O conteúdo deste blog é protegido por direitos autorais. Se você quiser reproduzir na web qualquer conteúdo originalmente publicado aqui, lembre-se de atribuir a autoria a Géssica Hellmann & Cia. Ltda e incluir um link direto para página de onde copiou o conteúdo.
Licença Creative Commons

Licença Creative Commons
Para mais detalhes, consulte nossa página sobre Direitos Autorais

Protegido contra plágio

Protected by Copyscape Online Plagiarism Test


Pesquisa mostra evolução da gestão de mídias sociais

Arquivos: , , ,

Autor: Géssica Hellmann | Data: 07/11/2013 |


A empresa de pesquisas Altimeter Group divulgou recentemente um relatório sobre a situação das mídias sociais, incluindo resultados de estudos realizados anualmente a partir de 2010. As pesquisas foram conduzidas apenas junto a empresas com 1000 funcionários ou mais entre 2010 e 2012 e, em 2013, com 500 funcionários ou mais. O relatório deste ano focalizou o amadurecimento das mídias sociais de simples tática de marketing à completa integração à estratégia da empresa. Confira a seguir os principais resultados.

  • Equipes próprias. Mais de ¾ das empresas pesquisadas mantêm uma equipe dedicada exclusivamente à gestão de mídias sociais (Figura 1).
    Figura 1: Em que nível as empresas mantêm equipes de gestão de mídia social - corporativo, divisional ou ambos? Fonte: Altimeter Group (2013) - Gráfico por Géssica Hellmann & Cia.

    Figura 1: Em que nível as empresas mantêm equipes de gestão de mídia social – corporativo, divisional ou ambos? Fonte: Altimeter Group (2013) – Gráfico por Géssica Hellmann & Cia.

  • Funcionários dedicados. O número de funcionários dedicados especificamente à função de mídia social apresentou forte crescimento em 2012 em comparação com 2010, nas empresas com mais de 5 mil funcionários (Figura 2).
    Figura 2: Evolução no número de funcionários alocados em mídia social, por porte da empresa - Comparação 2010/2012 - Fonte: Altimeter Group (2013) - Imagem por Géssica Hellmann & Cia.

    Figura 2: Evolução no número de funcionários alocados em mídia social, por porte da empresa – Comparação 2010/2012 – Fonte: Altimeter Group (2013) – Imagem por Géssica Hellmann & Cia.

  • Expansão na empresa. As áreas da empresa que contam com funcionários dedicados em tempo integral também estão cada vez mais diversificadas, sinalizando uma evolução da gestão de mídias sociais dos simples objetivos de marketing para o desempenho amplo de funções na empresa. O fenômeno é descrito pelo Altimeter Group como uma “Expansão da Mídia Social rumo ao Negócio Social (Social Business)” (Figura 3).
    Figura 3: Que áreas das empresas mantêm equipes de mídias sociais? - Fonte: Altimeter Group (2013) - Gráfico por Géssica Hellmann & Cia.

    Figura 3: Que áreas das empresas mantêm equipes de mídias sociais? – Fonte: Altimeter Group (2013) – Gráfico por Géssica Hellmann & Cia.

  • Mudança de objetivos. Muitos objetivos das mídias sociais que eram prioritários em 2010 perderam importância em 2012, entre eles o Social Commerce, que registrou uma queda de 13 pontos percentuais entre uma pesquisa e outra. Por outro lado, mostraram forte crescimento objetivos como “diálogo e engajamento” (7 pontos) e “atendimento direto ao cliente através de canais sociais” (16 pontos). Os objetivos de “Marketing de Conteúdo” e “Programa de Embaixador da Marca” sequer foram mencionados em 2010 mas ocuparam posição de destaque nos objetivos para 2013. Confira os valores na figura 4.
    Figura 4: Evolução dos objetivos de mídia social (2012/2010) - Fonte: Altimeter Group (2013) - Gráfico por Géssica Hellmann & Cia.

    Figura 4: Evolução dos objetivos de mídia social (2012/2010) – Fonte: Altimeter Group (2013) – Gráfico por Géssica Hellmann & Cia.

  • Orçamento: os orçamentos de mídia social se mantiveram praticamente constantes em 2013 na comparação com 2012, registrando pequena variação positiva na faixa entre 500 mil e 5 milhões de dólares, e pequena variação negativa na faixa inferior a 500 mil dólares.
  • Tecnologia. Os maiores investimentos em tecnologia de mídia social foram destinados a plataformas de Monitoramento, Análise Estatística (“social analytics”), Comunidades, Gestão, Redes Sociais Corporativas e CRM social.

Consequências para as empresas brasileiras

O perfil das empresas pesquisadas pelo Altimeter Group, bem como a visível evolução em suas práticas de gestão de mídias sociais, não deixa dúvida de que as empresas americanas de maior porte estão muito mais interessadas nas mídias sociais como uma estratégia ampla de influência direta sobre grande número de pessoas chaves.

Como afirmamos anteriormente neste blog, trata-se de uma “guerra pela influência“, em que os participantes buscam ativamente persuadir o maior número possível de pessoas dos pontos de vista que interessam a eles, ao mesmo tempo em que empregam formas de bloquear os pontos de vista que interessam a seus competidores.

A tendência é no sentido de vermos, nos próximos anos, um declínio das ações em mídias sociais que tenham em vista apenas “pescar” consumidores, seja com anzol (um por um) ou tarrafa (em massa).

O domínio do espaço das mídias sociais pertencerá às empresas cujas ações se fundamentarem em uma estratégia ampla de influência dos seus públicos-chaves, incluindo uma análise agressiva das estratégias dos competidores em função de sua capacidade de neutralizar os esforços persuasivos da empresa.

Em termos mais diretos: é hora de deslocar o foco de sua estratégia. Invista menos tempo se preocupando com a mídia e concentre sua atenção no conteúdo da sua mensagem. Escolha seu público, decida o que ele precisa saber sobre sua empresa e, só então, decida em qual mídia você vai transmitir a ele essa informação.

Caso precise de ajuda nessa tarefa, entre em contato pelo formulário a seguir.







Artigos relacionados

Os comentários estão fechados.