Géssica Hellmann & Alex Oliveira

Missão: Registramos neste blog nossas pesquisas e nosso pensamento profissional sobre produção e marketing de conteúdo.



Siga-nos!

   Perfil no Google Plus Feeds RSS


Gostou? Divulgue!

Você tem um blog e gostou de nosso conteúdo? Adicione um botãozinho para nós em seu blogroll. Basta copiar o código a seguir!

O resultado será:
Pesquisa - Redação - Projetos Editoriais



Direitos Autorais

O conteúdo deste blog é protegido por direitos autorais. Se você quiser reproduzir na web qualquer conteúdo originalmente publicado aqui, lembre-se de atribuir a autoria a Géssica Hellmann & Cia. Ltda e incluir um link direto para página de onde copiou o conteúdo.
Licença Creative Commons

Licença Creative Commons
Para mais detalhes, consulte nossa página sobre Direitos Autorais

Protegido contra plágio

Protected by Copyscape Online Plagiarism Test


Pesquisa mostra evolução da publicidade PPC em nível global

Arquivos: , ,

Autor: Géssica Hellmann | Data: 18/07/2013 |


A Covario, empresa global de SEO/SEM, publicou recentemente o seu relatório trimestral intitulado “Global Paid Search Spend Analysis” (Análise do Investimento Global em Publicidade de Pesquisa). Esse relatório é publicado há 7 anos, somando 26 trimestres de dados, o que permite acompanhar a evolução e as mutações do mercado. Os dados são coletados a partir da base de clientes da Covario em 45 países, composta principalmente por empresas do segmento de tecnologia, eletrônicos e varejo. Assim, o estudo da Covario possibilita avaliar em nível mundial as tendências de investimento em marketing de buscas nesses segmentos, embora recomende-se cautela na extrapolação para outros setores. Acompanhe a seguir os principais resultados.

Gráfico 1: Participação de mercado global dos buscadores na publicidade PPC. Fonte: Covario (2013). Gráfico por Géssica Hellmann & Cia.

Gráfico 1: Participação de mercado global dos buscadores na publicidade PPC. Fonte: Covario (2013). Gráfico por Géssica Hellmann & Cia.

Evolução do investimento e dos resultados

  • Na comparação com o primeiro trimestre, o crescimento dos gastos globais em publicidade de pesquisa entre os clientes da Covario atingiu 22%.
  • Em 12 meses, o crescimento global em publicidade PPC (“pay-per-click” = “paga por clique”) foi de 23%.
  • O CPC (“cost-per-click” = “custo por clique”) subiu 10% t.t. (“trimestre a trimestre”) e 24% a.a. (“ano a ano”).
  • O investimento em marketing de buscas em mídias móveis cresceu 39% t.t..
  • O CTR (“click-through-rate” = “taxa de cliques”) subiu 27% a.a.
  • O aumento do investimento foi observável em nível global. As variações regionais foram as seguintes:
  1. EUA/Canadá: 8% t.t., 17% a.a.
  2. Europa/Oriente Médio/África (EMEA): 43% t.t., 73% a.a.
  3. Ásia/Pacífico (APAC): 55% t.t., -1% a.a.
  • O aumento nos gastos não se refletiu em maior volume de publicidade, pois foi praticamente anulado pelo aumento no CPC.

A guerra dos buscadores

  • Globalmente, o cenário é dominado pelo Google (confira no gráfico 1), que absorve 86% dos gastos globais em publicidade PPC, exibe 86% dos anúncios e gera 62% dos cliques.
  • O vice-líder global é o Baidu, devido à sua liderança absoluta no gigantesco mercado chinês, absorvendo 7% das verbas, gerando 11% das impressões e 27% dos cliques.
Gráfico 2: Evolução do custo por clique por buscador Fonte: Covario (2013). Gráfico por Géssica Hellmann & Cia.

Gráfico 2: Evolução do custo por clique por buscador Fonte: Covario (2013). Gráfico por Géssica Hellmann & Cia.

  • Em terceiro lugar surge a parceria Yahoo/Bing, absorvendo 6% do investimento para gerar 2% das impressões e 6% dos cliques.
  • Em nível regional, os resultados são os seguintes:
  1. Américas: 92% Google, 8% Yahoo/Bing
  2. Europa, Oriente Médio e Ásia: 93% Google, 6% Yandex (Rússia) e 1% Yahoo/Bing.
  3. Ásia/Pacífico: Esta região traz uma maior diversidade na concorrência local, com dominância do Baidu na China, maior relevância do Yahoo no Japão e em diversos outros países da região e liderança do buscador local Naver na Coreia do Sul.
  • A variação também é grande quando se considera o desempenho de cada buscador em função do custo por clique. Confira no gráfico 2 a forte queda ano a ano do CPC nos buscadores Yandex e Yahoo, seguida de lenta recuperação na base trimestral.

O avanço da Publicidade PPC em mídias móveis

  • A publicidade PPC em mídias móveis mostrou um crescimento de 39% t.t. e de 132% a.a.
  • As mídias móveis absorveram, sozinhas, 16% das verbas em publicidade PPC, sendo 40% em smartphones e 60% em tablets.
  • O CPC nos smartphones manteve-se num valor em torno de 40% de desconto em relação ao valor do clique nos desktops. Já o CPC nos tablets se situa na faixa dos 12% de desconto.

Consequências para as empresas brasileiras

Temos dito que o marketing, hoje, precisa ser online, social e móvel. Essa é uma realidade em nível global, como demonstra a intensa competição por visibilidade nos buscadores em todas as regiões do planeta.

A publicidade PPC é uma ferramenta de marketing importantíssima, definitivamente imbatível quando o objetivo é obter visibilidade instantânea junto ao público que demonstra interesse na oferta de sua empresa pesquisando palavras-chaves e clicando nos seus anúncios.

Entretanto, como revela a pesquisa da Covario, trata-se de uma modalidade extremamente competitiva, inclusive na formação dos preços, o que pode resultar na necessidade de aumentos sucessivos de verba apenas para manter o mesmo resultado ao longo do tempo.

A publicidade de buscas PPC é uma técnica de marketing complexa, que precisa ser abordada com o máximo profissionalismo. A facilidade aparente do sistema não deve iludir o potencial anunciante, pois a facilidade de uso não se traduz em facilidade na obtenção de resultados. Esta realidade se torna crítica quando nos vemos na situação inevitável de programar anúncios em plataformas móveis, sendo necessário adaptar campanhas e acompanhar resultados originários dos mais diversos dispositivos.

A publicidade PPC, para o máximo resultado, deve ser acompanhada de outras formas de marketing online que reforcem a credibilidade dos anúncios, especialmente o marketing de conteúdo e o marketing em mídias sociais. Desta forma, é possível conquistar mais facilmente a confiança dos seus potenciais compradores em suas ofertas e, consequentemente, melhorar continuamente sua taxa de conversão de cliques em fechamento de novos negócios.

Comece agora mesmo a profissionalizar suas campanhas de publicidade de buscas PPC. Basta entrar em contato pelo formulário a seguir ou clicando no botão “Fale já”, disponível em todas as páginas deste site.







Artigos relacionados

Os comentários estão fechados.