Pesquisa: 90% apostam que Marketing de Conteúdo crescerá em 2013

Estudo global realizado pela Outbrain, empresa criadora de uma plataforma de divulgação e descoberta de conteúdo, e pela agência de pesquisa de mercado eConsultancy junto a 1300 profissionais de marketing detectou uma quase unanimidade: nada menos do que 91% dos profissionais de marketing digital declaram usar o marketing de conteúdo para promover seus produtos e 90% acreditam que ele crescerá em importância nos próximos 12 meses. O número chega a 93% entre as agências e consultores.

Marketing de Conteúdo: pesquisa revela que 90% dos profissionais de marketing acreditam em crescimento da atividade em 2013
Figura 1 – Marketing de Conteúdo: pesquisa revela que 90% dos profissionais de marketing acreditam em crescimento da atividade em 2013

O estudo revela que o marketing de conteúdo está ganhando independência, tendo atingido status de disciplina especializada dentro do marketing digital para 64% dos respondentes.

Entre os motivos alegados pelos profissionais para o crescimento da importância do marketing de conteúdo, encontram-se no topo da lista o aumento no engajamento (54%), aumento na visitação ao site da empresa (42%) e o aumento na consciência de marca (35%).

Objetivos do Marketing de Conteúdo: estudo revela que os principais benefícios perseguidos são engajamento, visitas e consciência da marca.
Figura 2 – Objetivos do Marketing de Conteúdo: estudo revela que os principais benefícios perseguidos são engajamento, visitas e consciência da marca.

Quanto aos tipos de conteúdo produzidos pelas empresas, a variedade é imensa, com ampla dominância das postagens em redes sociais (83%), newsletters (78%), publicação de notícias no site (67%), press releases (64%), blogs (63%) e vídeos (58%).

Figura 3 - A pesquisa revela a grande variedade dos tipos de conteúdo criados pelas empresas com finalidade de marketing
Figura 3 – A pesquisa revela a grande variedade dos tipos de conteúdo criados pelas empresas com finalidade de marketing

 

O reconhecimento da importância do marketing de conteúdo não significa que as empresas apliquem uma gestão consistente a essas atividades. Os dados chegam a ser assustadores: 66% das empresas não definiram um orçamento específico para o marketing de conteúdo; 64% não têm uma estratégia definida; (54%) não têm uma pessoa dedicada internamente à gestão do marketing de conteúdo e 42% acreditam que não dispõem de pessoal suficiente para executar uma estratégia de conteúdo.

O que devemos concluir desse estudo? Do nosso ponto de vista, está claro que, embora “todo mundo” esteja praticando marketing de conteúdo, a maior parte das empresas ainda não despertou para a importância de dotá-lo de uma visão estratégica. Desta forma, as empresas que adotarem uma gestão estratégica e profissional do seu próprio conteúdo terão vantagem competitiva sustentável ao longo dos próximos anos.

Precisa de ajuda? Entre em contato!

[si-contact-form form=’1′]