Géssica Hellmann & Alex Oliveira

Missão: Registramos neste blog nossas pesquisas e nosso pensamento profissional sobre produção e marketing de conteúdo.



Siga-nos!

   Perfil no Google Plus Feeds RSS


Gostou? Divulgue!

Você tem um blog e gostou de nosso conteúdo? Adicione um botãozinho para nós em seu blogroll. Basta copiar o código a seguir!

O resultado será:
Pesquisa - Redação - Projetos Editoriais



Direitos Autorais

O conteúdo deste blog é protegido por direitos autorais. Se você quiser reproduzir na web qualquer conteúdo originalmente publicado aqui, lembre-se de atribuir a autoria a Géssica Hellmann & Cia. Ltda e incluir um link direto para página de onde copiou o conteúdo.
Licença Creative Commons

Licença Creative Commons
Para mais detalhes, consulte nossa página sobre Direitos Autorais

Protegido contra plágio

Protected by Copyscape Online Plagiarism Test


Perguntas mais freqüentes sobre o nosso serviço de SEO (otimização de sites)

Arquivos:

Autor: Alex Oliveira | Data: 20/04/2010 |


Neste artigo, vou apresentar respostas bem simples e diretas para as perguntas que mais frequentemente recebemos sobre nossos serviços de SEO (otimização de sites).

1 – O que é o SEO?

O serviço de SEO consiste em estudar a evolução do Google e, com base nesse conhecimento, efetuar adaptações na estratégia de comunicação do seu site na internet até que o Google passe a exibir as páginas do seu site nos resultados gratuitos de pesquisas relacionadas ao seu segmento.

2 – Pode explicar de forma mais simples?

Claro. O trabalho é realizado em três passos: estudamos o funcionamento do Google, modificamos a comunicação de seu site e, com isso, obtemos rankings no Google.

Esquematicamente:

(1) Conhecimento sempre atualizado => (2) Ações de comunicação => (3) Visibilidade nos rankings

3 – Qual é a vantagem do SEO?

O SEO tem duas vantagens principais:

  • Visitas: Quando o Google exibe seu site em grande número de pesquisas, seu site recebe grande número de visitas.
  • Vendas: Quando o Google envia grande quantidade de pessoas certas ao seu site, isto é, aquelas pessoas que estão procurando o seu produto, seu site passa a vender cada vez mais.

4 – Como é o trabalho na prática?

Normalmente, o SEO envolve duas grandes etapas:

  • Otimização das páginas do site: Em primeiro lugar, seu site precisa dizer claramente, sem deixar margem para dúvida, qual é a sua empresa, seu negócio, os produtos que vende, os benefícios de cada produto, o preço de cada opção, entre outras informações importantes para seus clientes. O SEO vai procurar organizar a informação no seu site de um modo que o Google consiga entendê-la e, assim, comece a exibi-lo aos internautas que fizerem buscas usando palavras relacionadas a seu mercado.
  • Popularidade do site:Não basta ter um ótimo site, é preciso que outras pessoas digam que seu site é ótimo. Sem que muitos internautas digam em seus próprios sites que o seu site é bom, o Google não exibirá o seu site nos resultados de pesquisa!
  • Como o Google mede a popularidade do meu site? A resposta é simples e genial: quando as pessoas gostam de um site, costumam adicionar um link para esse site em seus próprios sites. O Google contabiliza o número de links que levam a cada site da internet, aplica um peso diferente a cada um desses links segundo critérios próprios e, após realizar milhares de cálculos, exibe os sites mais populares perto do topo das páginas de pesquisa. Assim, investir na popularidade do site envolve adicionar links para seu site em grande quantidade de sites, aumentando constantemente sua popularidade junto ao Google. Para saber mais detalhes sobre o assunto, consulte o próprio Google em http://www.google.com/intl/pt-BR/why_use.html.


5 – Quanto tempo leva até o trabalho de SEO produzir resultados?

É preciso ter em mente várias coisas ao responder a essa pergunta:

  • Competição: quanto mais sites diferentes estiverem disputando os rankings que você deseja, mais difícil e mais demorado será obter e manter esses rankings. Nesse, caso, o trabalho do SEO consiste em descobrir palavras menos competitivas dentro de seu segmento, que podem produzir resultados e vendas enquanto a briga pelas palavras-chaves principais ainda estiver desfavorável a seu site.
  • Objetivos: Quais são os resultados que você deseja? Você quer rankings, visitas ou vendas? Nem sempre é necessário um grande volume de visitas para que seu site venda bem. Caso tenha dificuldade em formular exatamente os seus objetivos, não receie pedir ajuda ao seu consultor de marketing e comunicação.
  • Consistência ao longo do tempo: Uma vez implementada uma mudança no site e na política de divulgação e links, deve-se insistir nessa tática por pelo menos seis meses antes de efetuar outra grande mudança. Quando a mudança for inevitável, deve-se mudar um fator de cada vez e avaliar durante alguns dias o impacto dessa mudança sobre os resultados antes de efetuar em nova mudança. Toda mudança efetuada no site deve ser feita após avaliação pelo consultor de SEO, que discutirá a conveniência da mudança e os métodos para implementá-la sem perda de rankings.
  • Ampliação e atualização do conteúdo: Um site com conteúdo constantemente ampliado e atualizado consegue mais visitas e rankings ao longo do tempo do que um site que seja atualizado a cada 3 ou 6 meses.

Assim, os resultados típicos para um site que atue num segmento de competição moderada, com atualizações semanais e que mantenha consistência ao longo do tempo, podem envolver aumentos de 400 a 1500% no número de visitas e de pedidos realizados através do site (VENDAS!) em um período de 12 meses.

6 – Quanto custam os seus serviços de SEO?

Nosso serviço de SEO se notabiliza pela excelência em quatro pontos importantíssimos em que os concorrentes deixam muito a desejar

  • Excelência no atendimento ao cliente: nós mantemos um canal de comunicação com os clientes sempre aberto, seja através do email, MSN e Skype ou qualquer outro, sempre fornecendo respostas esclarecedoras e e recorrendo das fontes mais confiáveis para justificar nossas ações e recomendações. Nossa política e nosso compromisso é jamais deixar o cliente em dúvida.
  • Ética: Todas as nossas ações e recomendações seguem estritamente as diretrizes do Google, jamais sujeitando o cliente ao risco de penalidades.
  • Foco na comunicação e no marketing: Antes de começarmos a trabalhar com SEO já éramos profissionais especializados em comunicação e marketing. Assim, nossas análises e recomendações vão além do mero ranking no Google: nós pensamos o seu site e sua política de comunicação como instrumentos para vender. Assim, estamos prontos a oferecer toda a orientação que você precisa para conquistar os rankings que farão seu site vender.
  • Transparência: Nosso trabalho não tem “truques”, “mágica” ou “segredinhos”. Tudo o que fazemos é apenas a expressão do nosso conhecimento, adquirido através de testes práticos em nossos próprios sites e nos resultados obtidos nos sites de nossos clientes. Por isso, entregamos mensalmente a todos os nossos clientes um relatório completo com todos os dados necessários para que o cliente entenda o que foi feito e o que falta fazer.

É lógico que os serviços de uma empresa que adota uma política de excelência não podem custar o mesmo que os serviços de empresas concorrentes. Mas veja o que disse um de nossos clientes:

Eu entrei em contato com mais de uma dúzia de empresas pedindo orçamentos e propostas, porque achei que o preço de vocês estava muito salgado. O preço de vocês foi o mais caro de todas as empresas que contactei, mas era só ler o que eles escreviam na proposta para saber que aquilo não iria funcionar“.

Não é surpresa que essa empresa, mesmo após todos esses orçamentos de concorrentes “baratinhos” (alguns de bastante renome, diga-se de passagem) tenha optado por continuar nosso cliente…

Vamos aos fatores que levam ao preço!

  • O serviço de otimização do site propriamente dito tem custo variável, dependendo do tamanho do site e das dificuldades práticas que tenhamos de enfrentar. Dá muito menos trabalho otimizar um site bem feito do que um site com problemas crõnicos de desenvolvimento. De uma maneira geral, é trabalho que pode durar de 15 dias a vários meses ou, até, se transformar em tarefa permanente, no caso de sites de e-commerce.
  • O serviço de gestão da popularidade é um trabalho permanente, que se renova em ciclos de 12 meses. O motivo é que, na web, quem pára de crescer em popularidade, encolhe, já que os concorrentes estão sempre buscando o crescimento.
  • Também fornecemos outros serviços de consultoria de comunicação, como otimização de sites de e-commerce para vendas e divulgação em mídias sociais como Orkut, Twitter, Facebook e outros. Esses serviços são personalizados, com valor do investimento sob consulta.

Como você pode ver, nosso trabalho não é uma “commodity”. Todos os preços consideram o tamanho dos problemas que serão resolvidos e a quantidade de trabalho que será realizado para resolver esses problemas.

Antes que você pergunte: não, o porte da empresa não é um fator relevante na formação dos nossos preços, o que importa é o tamanho do problema que será resolvido. Não cobramos mais caro se sua empresa é grande, nem mais barato se sua empresa é pequena: cobramos o preço justo para cobrir os nossos custos, gerar resultados para o cliente e obter um lucro compensador para todas as pessoas envolvidas. Ao contratar nossos serviços, você pode ter certeza de que receberá de volta cada centavo investido sob a forma de trabalho eficiente e orientado para o seu sucesso.

Espero ter respondido a todas as suas perguntas. Ao entrar em contato através do formulário a seguir, peço que diga qual é o seu site e qual é sua expectativa de investimento e de resultados para acertarmos um pacote de serviços sob medida para sua empresa.







Artigos relacionados

Os comentários estão fechados.