Os campeões do SEO (otimização de sites) no Brasil – Google Trends

Google Trends para a expressão "SEO" - explosão de interesse a partir do segundo semestre de 2006
Google Trends para a expressão “SEO” – explosão de interesse a partir do segundo semestre de 2006

Esta rápida postagem apresenta uma ferramenta extremamente interessante do Google Labs, o Google Trends. Ainda em desenvolvimento, o Google Trends pretende competir diretamente com o Alexa.com na avaliação de tendências de audiência web e ainda fornece informações sobre tendências de pesquisas por palavras-chaves de acordo com o país.

Na figura, vemos o crescimento das pesquisas pela expressão SEO no Google Brasil. A primeira constatação espantosa é o surgimento súbito do interesse pelo assunto entre nós, no segundo trimestre de 2006. Desde então, o volume de buscas por essa palavra-chave cresce incessantemente.

O relatório também apresenta algumas outras informações importantes. Por exemplo, nos quadros inferiores, o Google Trends apresenta dados de volume de pesquisa por estado, cidade e idioma. É interessante notar que o interesse por SEO, hoje, é maior em cidades médias e grandes do que em capitais. Por exemplo, não é sem surpresa que vemos Campinas superar São Paulo, enquanto Caxias do Sul e Blumenau despontam como pólos potenciais de interesse por SEO, à frente de capitais como Salvador, Recife, Belo Horizonte e Campo Grande. Notável é a ausência do Rio de Janeiro (capital) no ranking das cidades.

Só por esse pequeno exemplo, os webmasters, webmarketers e profissionais de SEO que ainda não conhecem essa ferramenta já têm motivo suficiente para incorporá-la a seus processos de planejamento.

Precisa de ajuda? Entre em contato pelo formulário abaixo!
[si-contact-form form=’1′]