Nielsen: publicidade na internet sobe 29% na América Latina

O relatório Nielsen “Global Advertising Trends – Q3 2012” (Tendências Globais para a Publicidade – 3º trimestre de 2012) confirma a tendência de crescimento nos investimentos publicitários ao redor do mundo, com destaque para o acelerado crescimento da fatia da internet no bolo do orçamento de mídia das empresas. Em termos globais, somente a Europa sofreu uma queda nos investimentos em mídia, enquanto África e Oriente Médio experimentaram o maior crescimento entre todas as regiões, confira no gráfico 1.

Gráfico 1 - Crescimento do investimento publicitário por região do mundo. Fonte: Nielsen (janeiro/2013) Gráfico por Géssica Hellmann & Cia.
Gráfico 1 – Crescimento do investimento publicitário por região do mundo. Fonte: Nielsen (janeiro/2013) Gráfico por Géssica Hellmann & Cia.

Observe que o gráfico 1 e todos os demais gráficos deste artigo mostram o crescimento de janeiro a setembro de 2012 em comparação com igual período do ano anterior.

A pesquisa mostra a continuidade da preferência pela mídia TV, com crescimento constante. Destaque-se o crescimento acelerado das mídias Rádio, Internet e Cinema, como se pode ver no gráfico 2.

Gráfico 2 - Crescimento do investimento publicitário por mídia. Fonte: Nielsen (janeiro/2013). Gráfico por Géssica Hellmann & Cia.
Gráfico 2 – Crescimento do investimento publicitário por mídia. Fonte: Nielsen (janeiro/2013). Gráfico por Géssica Hellmann & Cia.

O crescimento extraordinariamente alto da mídia Cinema no mercado Ásia/Pacífico (45,5%) explica porque essa mídia obteve destaque no cômputo global. Em nenhum outro mercado o Cinema obteve desempenho sequer parecido. Na América Latina, a mídia Cinema amargou uma queda de 15,9%, enquanto a Internet cresceu nada menos do que 29,1%.

Com relação à fatia dos orçamentos publicitários efetivamente investidos em cada mídia, o predomínio continua pertencendo à TV e aos jornais, com a Internet ganhando destaque junto às mídias Rádio, Outdoor, Revistas e Cinema, confira no gráfico 3.

Gráfico 3 - Participacao das midias no investimento publicitário. Fonte: Nielsen (janeiro 2013). Gráfico por Géssica Hellmann & Cia.
Gráfico 3 – Participacao das midias no investimento publicitário. Fonte: Nielsen (janeiro 2013). Gráfico por Géssica Hellmann & Cia.

No contexto de um tão forte crescimento dos valores investidos nas mais diversas mídias, especialmente na internet, aumenta cada vez mais a competição entre os anunciantes pela atenção e pela preferência dos públicos. Assim, ganha importância crítica o planejamento de campanhas de comunicação de marketing orientadas estrategicamente para a diferenciação em relação aos competidores, maximizando desta forma o potencial retorno sobre o investimento em mídia publicitária.

Precisa de ajuda? Entre em contato pelo formulário a seguir.
[si-contact-form form=’1′]