Géssica Hellmann & Alex Oliveira

Missão: Registramos neste blog nossas pesquisas e nosso pensamento profissional sobre produção e marketing de conteúdo.



Siga-nos!

   Perfil no Google Plus Feeds RSS


Gostou? Divulgue!

Você tem um blog e gostou de nosso conteúdo? Adicione um botãozinho para nós em seu blogroll. Basta copiar o código a seguir!

O resultado será:
Pesquisa - Redação - Projetos Editoriais



Direitos Autorais

O conteúdo deste blog é protegido por direitos autorais. Se você quiser reproduzir na web qualquer conteúdo originalmente publicado aqui, lembre-se de atribuir a autoria a Géssica Hellmann & Cia. Ltda e incluir um link direto para página de onde copiou o conteúdo.
Licença Creative Commons

Licença Creative Commons
Para mais detalhes, consulte nossa página sobre Direitos Autorais

Protegido contra plágio

Protected by Copyscape Online Plagiarism Test


Midías Sociais, Marketing e Estratégias

Arquivos: , ,

Autor: Géssica Hellmann | Data: 20/04/2008 |


Na última postagem, falamos sobre a definição de “Mídia Social” na visão de Brian Solis. Hoje o tema é Estratégias em Mídias Sociais. Para tanto usarei o ponto de vista de Brian Solis e Michael Brito.

[Editado em 09/12/2012 – o conteúdo do link para o artigo original de Michael Brito – http://www.britopian.com/2007/03/16/5-distinct-characteristics-of-social-media/ – não está mais disponível nesta data]

As Redes Sociais criaram um novo panorama para as empresas tradicionais utilizarem ferramentas de marketing online. Mas quais ferramentas ou canais de mídias sociais devo utilizar para o meu cliente ou mercado específico? Como me destacar entre os milhões de usuários que se agregam a cada rede de mídia social (Flickr, Orkut, MySpace, Digg, Via6, Propeller, Del.icio.us, Facebook, blogs, wikis, fóruns…)?

Na opinião de Brian Solis, a mídia social “já atingiu um limite máximo de discussão versus execução e praticidade”, ou seja, já existe muita teoria sobre o tema. O que ele sugere é dividir o mercado de mídia social em especialistas para que possamos crescer como um grupo.

As redes sociais não possuem “fórmulas mágicas”, é preciso, assim como no mundo real, conhecer o “ambiente” e as “pessoas” e acima de tudo “as regras” que integram o ambiente.

Michael Brito destaca que existem 5 fatores importantes em Mídia Social:

– Participação
– Abertura, transparência e informação
– Conversação
– Comunidade dirigida
– Facilitação (facilitando conversas que já estão acontecendo em linha)

É um fato incontestável que os consumidores hoje já participam em meios sociais. Certamente, os consumidores não estão com medo de participar de comunidades, gerar conteúdo e envolver-se em conversas sobre temas que lhes interessa. A pergunta que os profissionais de marketing precisam considerar é se eles querem ou não participar dessas conversas que já estão acontecendo. Será que eles querem um lugar à mesa ou não?

Brito alerta sobre a importância da Transparência: Estar aberto para uma conversa e divulgar quem você é, é o primeiro passo na construção de confiança com o seu público-alvo. É a mesma dinâmica ao construir relacionamentos offline com amigos, conhecidos. Se você já entra em uma conversa com “mentiras ou máscaras”, pode deteriorar severamente a percepção que os outros têm de você, e, naturalmente, a imagem da sua empresa.

Por isso a importância de contratar profissionais especialistas em mídias sociais que possam agregar valor para sua empresa. No Brasil esse é um mercado novo! É também sabido que dependendo o tamanho da empresa pode sair caro manter um funcionário trabalhando internamente especificamente com “mídia social”, por isso a sugestão é: terceirizar! Sim, exatamente isso contrate um especialista que trabalhe com mídias sociais em tempo integral para trabalhar para sua empresa.

Três empresas no Brasil apostaram nessa estratégia: Proplastik, Jozan e Camboriu Online Shopping.

[Editado em 09/12/2012 – o site do Camboriú Online Shopping não está mais disponível nesta data]

Jozan em apenas 4 dias atingiu a meta proposta para 30 dias: dobrar sua audiência de forma qualificada, ou seja, atrair pessoas que procuram justamente o que eles estão vendendo.

O que você está esperando para se inteirar mais sobre o assunto? Entre em contato através do formulário a seguir!







Artigos relacionados

Os comentários estão fechados.