Géssica Hellmann & Alex Oliveira

Missão: Registramos neste blog nossas pesquisas e nosso pensamento profissional sobre produção e marketing de conteúdo.



Siga-nos!

   Perfil no Google Plus Feeds RSS


Gostou? Divulgue!

Você tem um blog e gostou de nosso conteúdo? Adicione um botãozinho para nós em seu blogroll. Basta copiar o código a seguir!

O resultado será:
Pesquisa - Redação - Projetos Editoriais



Direitos Autorais

O conteúdo deste blog é protegido por direitos autorais. Se você quiser reproduzir na web qualquer conteúdo originalmente publicado aqui, lembre-se de atribuir a autoria a Géssica Hellmann & Cia. Ltda e incluir um link direto para página de onde copiou o conteúdo.
Licença Creative Commons

Licença Creative Commons
Para mais detalhes, consulte nossa página sobre Direitos Autorais

Protegido contra plágio

Protected by Copyscape Online Plagiarism Test


Mídia Social: tarefas para atingir seus objetivos

Arquivos: , , , , , ,

Autor: Géssica Hellmann | Data: 18/05/2011 |


Mídia Social: tarefas para atingir seus objetivos

Mídia Social: tarefas para atingir seus objetivos

Por Géssica Hellmann

Na comunicação empresarial online é preciso (1) desenvolver uma estratégia de conteúdo e (2) com base no conteúdo, criar objetivos e tarefas que orientem suas ações nas mídias sociais.

Que estratégia de conteúdo você deveria adotar? A resposta é simples e, ao mesmo tempo, bastante trabalhosa: para obter sucesso em sua comunicação, você precisa falar do que interessa a seu público alvo.

Quem é o público cuja atenção você deseja atrair? Qual é o perfil do tomador de decisão a quem você precisa contactar para conseguir vender seu produto ou serviço? Qual o perfil dos influenciadores de sua marca? Perceba que, quando falamos de “público alvo”, estamos falando de um mix de pessoas com características próprias. Por exemplo, o gerente do banco com o qual sua empresa deseja realizar um financiamento também é parte de seus públicos de interesse, tanto quanto o comprador final de seu produto ou os seus clientes intermediários.

Após definir claramente quais são os diversos públicos com que você precisa falar, o próximo passo lógico é planejar conteúdos específicos com o objetivo de atrair o interesse dessas pessoas para a sua empresa. O que essas pessoas gostariam de saber sobre o segmento que você atua? Que informações úteis você poderia compartilhar com seu público alvo? Quais os benefícios de seus produtos e serviços? Quais soluções você pode oferecer para seus clientes?

Blog de decoração da Casas Bahia

Blog de decoração da Casas Bahia

Um exemplo prático: já faz alguns meses que desenvolvemos um trabalho de produção de conteúdo para o blog de decoração da Casas Bahia. Nesse blog, oferecemos conteúdo útil para os clientes e pessoas interessadas em decorar suas casas com móveis vendidos nas lojas físicas da Casas Bahia. Os artigos que criamos oferecem soluções para diferentes estilos de decoração.

O que podemos aprender deste caso é que a comunicação pode cumprir uma variedade de tarefas. Por exemplo, uma das tarefas que desenvolvemos através do blog de decoração da Casas Bahia é oferecer argumentos para auxiliar aos clientes se decidir por qual produto comprar. O blog também cumpre a tarefa de oferecer soluções diferenciadas de decoração com um mesmo estilo de produto, além de constituir um canal de feedback dos clientes para a empresa.

Outro exemplo, é o trabalho de consultoria de comunicação em mídias sociais que desenvolvemos para o Informa Group Latin America. O Informa Group é uma empresa líder mundial em produção e disseminação de conhecimento e informação para universidades e empresas,  com sede em Londres e 150 escritórios em 40 países. Parte do nosso trabalho envolve ações no Twitter, Linkedin e Blog Corporativo.

Blog oficial do Informa Group Latin America

Blog oficial do Informa Group Latin America

Uma das tarefas que desenvolvemos para este cliente é entrar em contato direto com tomadores de decisão em segmentos de interesse, além de interagir com pessoas influentes e formadores de opinião.

Você possui uma estratégia de comunicação online para sua empresa? Qual sua estratégia de conteúdo? O resultado de uma estratégia de conteúdo eficiente é atrair e reter a atenção do público-alvo que sua empresa quer conquistar.

Monitore o que se fala sobre sua marca, segmento, concorrência. Crie oportunidades de diálogo, interaja nas redes sociais, mostre-se verdadeiramente interessado no que seu público tem a dizer.

Lembre-se de que a mídia social é apenas mais uma ferramenta da sua estratégia de comunicação e marketing empresarial. Cada ferramenta de marketing pode ser usada para realizar um conjunto de tarefas, mas dificilmente pode cumprir sozinha todas as tarefas necessárias para atingir os objetivos mais amplos de sua empresa.

É o efeito conjunto das tarefas cumpridas por diferentes ferramentas que proporcionam à sua empresa o cumprimento de seus mais importantes objetivos. Por exemplo, qual o crescimento previsto para sua empresa nos próximos 2 anos?

Que tarefas você precisa realizar nas mídias sociais para atingir seus objetivos? Você quer maior receptividade de seus clientes ao contato de sua equipe de vendas? Você deseja  fortalecer relacionamento com os clientes atuais? Você quer que as ações em mídias sociais forneçam argumentos persuasivos durante o processo de vendas? Você quer que as ações em mídias sociais cumpram tarefas de pós-vendas? Você quer tornar sua marca conhecida nas redes sociais e lembrada por pessoas influentes e potenciais tomadores de decisão?

Somente após responder a essas perguntas você poderá ter certeza de que suas ações nas mídias sociais estão realmente contribuindo para o cumprimento de seus objetivos.

Se você precisar de ajuda para encontrar as respostas, estamos à disposição para ajudá-lo. Basta entrar em contato através do formulário a seguir.







Artigos relacionados

Os comentários estão fechados.