Géssica Hellmann & Alex Oliveira

Missão: Registramos neste blog nossas pesquisas e nosso pensamento profissional sobre produção e marketing de conteúdo.



Siga-nos!

   Perfil no Google Plus Feeds RSS


Gostou? Divulgue!

Você tem um blog e gostou de nosso conteúdo? Adicione um botãozinho para nós em seu blogroll. Basta copiar o código a seguir!

O resultado será:
Pesquisa - Redação - Projetos Editoriais


Direitos Autorais

O conteúdo deste blog é protegido por direitos autorais. Se você quiser reproduzir na web qualquer conteúdo originalmente publicado aqui, lembre-se de atribuir a autoria a Géssica Hellmann & Cia. Ltda e incluir um link direto para página de onde copiou o conteúdo.
Licença Creative Commons

Licença Creative Commons
Para mais detalhes, consulte nossa página sobre Direitos Autorais

Protegido contra plágio

Protected by Copyscape Online Plagiarism Test


“Mas meu site já está em primeiro lugar no Google!”

Arquivos: , ,

Autor: Alex Oliveira | Data: 26/05/2008 |

Essa é uma afirmação comum entre os empresários, empreendedores e blogueiros com quem conversamos sobre SEO, marketing online e promoção de websites. Portanto, chegou a hora de abordar aqui qual é o alcance real do SEO. Se você estiver satisfeito com a liderança para uma solitária expressão de busca, ou mesmo um punhado delas, fique sabendo de antemão que está se contentando com migalhas! Vamos lá, por partes.

1 – Se o seu site está indexado no Google e, ao buscar pelo seu próprio nome ou pelo nome de sua empresa, você não encontrar o seu site em primeiro lugar, acenda a luz vermelha! O mínimo que você pode esperar do SEO é ver o seu site associado prioritariamente ao seu nome. Incrivelmente, conheço muitos empreendedores que julgam que esse mínimo é suficiente, e ficam felizes em pagar caro para ver o nome da empresa em primeiro lugar… Numa busca pelo nome da empresa!

2 – É muito fácil, rápido e barato aparecer em primeiro lugar no Google para palavras-chaves que quase ninguém procura e/ou com poucos concorrentes. Para dar um exemplo fictício, a única empresa do mundo que vender ornitorrincos azuis com bolinhas pretas deve necessariamente aparecer em primeiro lugar nas buscas por essa expressão!

3 – Atingir a liderança para uma expressão-de-busca competitiva e muito procurada é apenas a ponta do iceberg do SEO. O objetivo final do SEO, vale repetir, é “conduzir audiência qualificada até seu website através dos buscadores”, não importando quantas ou quais sejam essas palavras-chaves. Entenda como audiência qualificada o conjunto de pessoas que procuram exatamente o que você oferece.

O terceiro ponto é fundamental, porque demonstra que você não pode avaliar o sucesso/fracasso de um programa de SEO pelo desempenho de apenas uma palavra… A menos que seu site venda apenas um produto, que só pode ser descrito por apenas uma palavra que não tem sinônimos na língua portuguesa!

Além de conquistar rankings nas busca por sinônimos, o SEO também precisa conquistar visibilidade para todas as ideias relacionadas a seu produto principal. Voltando ao exemplo fictício que mencionamos anteriormente, caso sua empresa venda ornitorrincos azuis com bolinhas pretas, o seu site tem que ser identificado pelos buscadores como relevante para buscas por “animais exóticos”, “mamíferos imaginários”, “alucinações com bichos”, “criaturas fantásticas”… E muitas outras varianções!

Esse alcance ampliado se refletirá em números de audiência de forma muito mais forte do que a eventual liderança para uma única palavra-chave.

Nossa melhor testemunha é o Google Analytics. Veja no gráfico abaixo o alcance real do SEO um dos sites que administramos:

Alcance real do SEO: dezenas de milhares de visitas conduzidas por buscas a dezenas de milhares de palavras-chaves

Alcance real do SEO: dezenas de milhares de visitas conduzidas por buscas a dezenas de milhares de palavras-chaves

Note que, nos três casos, as 10 primeiras expressões de busca responderam por bem menos de 20% do total de visitas geradas pelos buscadores! Assim, se estivessem “otimizados” apenas para essas 10 expressões, os números de audiência seriam pífios!

Assim, um correto programa de SEO não leva visitantes procurando apenas por uma palavra-chave: ele indica aos buscadores quais são as ideias centrais do seu site, levando-os a oferecer cada vez mais o seu conteúdo como resposta às pesquisas dos internautas para uma variedade sempre crescente de pesquisas!

Precisa de ajuda? Entre em contato pelo formulário abaixo!







Os comentários estão fechados.