Géssica Hellmann & Alex Oliveira

Missão: Registramos neste blog nossas pesquisas e nosso pensamento profissional sobre produção e marketing de conteúdo.



Siga-nos!

   Perfil no Google Plus Feeds RSS


Gostou? Divulgue!

Você tem um blog e gostou de nosso conteúdo? Adicione um botãozinho para nós em seu blogroll. Basta copiar o código a seguir!

O resultado será:
Pesquisa - Redação - Projetos Editoriais



Direitos Autorais

O conteúdo deste blog é protegido por direitos autorais. Se você quiser reproduzir na web qualquer conteúdo originalmente publicado aqui, lembre-se de atribuir a autoria a Géssica Hellmann & Cia. Ltda e incluir um link direto para página de onde copiou o conteúdo.
Licença Creative Commons

Licença Creative Commons
Para mais detalhes, consulte nossa página sobre Direitos Autorais

Protegido contra plágio

Protected by Copyscape Online Plagiarism Test


Marketing para músicos iniciantes – Parte 1 – Etapas para uma trajetória de sucesso

Arquivos: ,

Autor: Géssica Hellmann | Data: 29/03/2012 |


Marketing para músicos - Imagem por Géssica Hellmann

Marketing para músicos – Imagem por Géssica Hellmann

Qual a diferença entre os músicos que dão certo e os que fracassam?

Para produzir esta série de artigos, estudamos a carreira de literalmente centenas de músicos. Durante esse estudo, vimos músicos talentosos e vimos músicos não tão talentosos. Vimos músicos teimosamente aferrados a seus princípios e outros músicos com uma visão bastante flexível de sua arte. Vimos egos musicais gigantes e músicos de temperamento humilde. Vimos músicos mau humorados, de personalidade intragável e vimos músicos simpaticíssimos a quem todos queriam bem. Vimos músicos preguiçosos e músicos dedicadíssimos. Vimos músicos disciplinados e músicos totalmente despreocupados de qualquer rotina profissional.

O que descobrimos em decorrência dessas observações pode parecer surpreendente: nenhum dos fatores mencionados tem importância chave quando se trata de obter sucesso na carreira musical. Seja qual for o perfil de personalidade que você queira traçar, sempre será possível encontrar alguns exemplos de sucessos estrondosos e fracassos retumbantes.

Se a proposta musical, o talento, os princípios, o ego, a personalidade e outros fatores não são os elementos primordiais na determinação do sucesso, quais são eles então?

Em busca da resposta a essa intrigante pergunta, analisamos as biografias de dezenas de músicos e não ficamos surpresos ao descobrir que o elemento comum a todos os casos de sucesso foi a observância de uma conduta estratégica – de uma estratégia de marketing, se preferir.

A diferença não está no conteúdo, mas na trajetória

Embora, na esmagadora maioria dos casos, o músico bem sucedido não tivesse uma formação ou experiência específica em marketing, o fato é que, fosse intuitivamente ou a partir da convivência com outros músicos mais experientes, todos eles, em determinado momento de sua carreira, adotaram uma conduta estratégica que acabou por conduzi-los ao sucesso.

Os casos de fracasso nos forneceram a contra-prova, ao demonstrar que tanto os casos de músicos que jamais decolaram quanto os que experimentaram o sucesso durante algum tempo e acabaram declinando rapidamente, envolveram a inobservância de pelo menos um dos princípios que apresentamos a seguir.

O que apresentaremos a seguir é apenas um resumo informal, uma introdução aos principais achados de nossa pesquisa. A intenção é que este artigo possa servir de guia prático para que o músico iniciante comece a planejar sua carreira de forma a aumentar a sua probabilidade de sucesso. Para o músico mais experiente, este artigo pretende oferecer um guia para diagnóstico. Após ler este artigo, o músico experiente poderá avaliar porque ainda não atingiu o sucesso que desejava, ou porque o deixou escapar entre os dedos após um período promissor – e o que é possível fazer para recuperá-lo!

O seu mapa de viagem

Mais do que explicações, esta série de artigos pretende oferecer um guia para a ação. Nós achamos que se você conseguir entender porque ainda não conseguiu o sucesso, ou porque o perdeu, você precisa saber em seguida o que fazer para atingi-lo ou recuperá-lo.

O primeiro elemento comum que salta aos olhos em praticamente todas as histórias de sucesso musical é uma trajetória. Com ligeiras variações, em algum momento de suas vidas os músicos bem sucedidos começam a seguir um rumo que invariavelmente os leva até o sucesso. Nós identificamos as etapas gerais dessa trajetória e as apresentaremos logo a seguir, com todas as tarefas que precisam ser cumpridas em cada uma delas.

Quando a sorte se transforma em azar

É importante que você perceba que uma das principais causas de fracasso é a queima de etapas. As causas mais comuns de queima de etapas são duas. A primeira é a imaturidade, seja profissional ou emocional. Nesse caso, os músicos “acham” que já estão prontos para a etapa seguinte sem adquirir a experiência necessária na etapa anterior e, como resultado, obtêm desempenho fraco na etapa seguinte.

A segunda causa comum de queima de etapas é a falsa sorte: aquele “sorte” que se transforma em “azar” após algum tempo. Basicamente, os músicos que obtêm sucesso rápido demais, isto é, que conquistam objetivos típicos de uma etapa seguinte, depois de adquirir a experiência necessária para aproveitá-lo.

O que fazer para que a sorte não se transforme em azar

Isso significa que é melhor não ter sorte e não agarrar as oportunidades quando aparecem? De modo algum! O que acontece nesses casos em que a sorte chega cedo demais é que a inexperiência causa um estresse excessivo sobre o músico. Como pessoas diferentes reagem de forma diferente ao estresse, as pessoas mais sensíveis acabam cometendo erros fatais quando submetidas a excesso de pressão, um problema que poderia ser evitado com um pouco mais de experiência na etapa anterior. Assim, se você tiver sorte e o sucesso chegar cedo demais, é bom estar preparado de antemão para suportar uma carga maior de estresse em seu dia a dia.

O que esperar do próximo artigo

No próximo artigo desta série, que será publicado na próxima quinta-feira, dia 5 de abril de 2012, abordaremos as qualidades básicas que são realmente fundamentais para começar sua trajetória de sucesso e um método simples para criar indicadores de desempenho para medir a eficácia de suas estratégias. Até a semana que vem!

Leia a série completa de artigos de marketing para músicos iniciantes!

Parte 1 – Etapas para uma trajetória de sucesso
Parte 2 – Método para chegar ao sucesso







Artigos relacionados

Os comentários estão fechados.