Géssica Hellmann & Alex Oliveira

Missão: Registramos neste blog nossas pesquisas e nosso pensamento profissional sobre produção e marketing de conteúdo.



Siga-nos!

   Perfil no Google Plus Feeds RSS


Gostou? Divulgue!

Você tem um blog e gostou de nosso conteúdo? Adicione um botãozinho para nós em seu blogroll. Basta copiar o código a seguir!

O resultado será:
Pesquisa - Redação - Projetos Editoriais


Direitos Autorais

O conteúdo deste blog é protegido por direitos autorais. Se você quiser reproduzir na web qualquer conteúdo originalmente publicado aqui, lembre-se de atribuir a autoria a Géssica Hellmann & Cia. Ltda e incluir um link direto para página de onde copiou o conteúdo.
Licença Creative Commons

Licença Creative Commons
Para mais detalhes, consulte nossa página sobre Direitos Autorais

Protegido contra plágio

Protected by Copyscape Online Plagiarism Test


Marketing online oferece o melhor ROI no mercado B2B

Arquivos: , ,

Autor: Géssica Hellmann | Data: 02/10/2013 |

Pesquisa do Sagefrog Marketing Group junto 100 executivos de marketing e adminstração em empresas de diversos segmentos no mercado B2B nos Estados Unidos revela um salto nos valor dos investimentos em marketing em 2013, com destaque para ações de marketing de conteúdo e marketing digital. Confira a seguir os principais resultados.

Gráfico 1: 51% das empresas americanas investem em marketing 5% ou mais de sua receita. Fonte: Sagefrog Marketing Group (2013) - Gráfico por Géssica Hellmann & Cia.

Gráfico 1: 51% das empresas americanas investem em marketing 5% ou mais de sua receita. Fonte: Sagefrog Marketing Group (2013) – Gráfico por Géssica Hellmann & Cia.

  • Plano de Marketing: Apenas 65% das empresas B2B pesquisadas guiam suas ações por um plano formal de marketing. Esse número representa um progresso de 2 pontos percentuais em relação a 2012.
  • Terceirização das ações de marketing: 60% das empresas terceirizam total ou parcialmente suas ações de marketing, um avanço de 3 pontos em relação a 2012.
  • Projetos versus Relacionamentos Contínuos: 54% terceirizam os serviços de marketing apenas com base em projetos, contra 17% que investem em uma relação continuada com prestadores de serviços. Somam 29% as empresas que apostam em um mix de projetos e relacionamentos contínuos. O avanço nos relacionamentos contínuos foi de 8 pontos percentuais em relação a 2013.
  • Salto no investimento: 51% já investem em marketing mais de 5% de suas receitas. Somam 39% as empresas que investem mais de 10% – confira os dados na figura 1.
  • Predomínio do marketing digital: As principais áreas de investimento em marketing B2B são, pela ordem, desenvolvimento do site, marketing online, feiras e eventos, e-mail marketing e publicidade.
  • Fontes de leads: As principais fontes de leads no segmento B2B são, da mais importante para a menos importante, as Indicações, Feiras e Eventos, Email marketing, Relações Públicas, Marketing Online, Publicidade, Telemarketing, Mala Direta.
  • Retorno sobre Investimento: Solicitados a classificar as diferentes ações de marketing em função do Retorno sobre o Investimento (ROI), as melhores ferramentas foram, pela ordem, Marketing Online, Feiras e Eventos, Email Marketing, Relações Públicas, Publicidade, Mala Direta, Telemarketing.
  • Táticas de Marketing: As táticas de marketing citadas em mais de 50% das respostas foram Website (85%), Email Marketing (72%), Mídia Social (62%), SEO (56%) e Press Releases (51%).
  • Táticas de Mídia Social: As redes sociais dominam o cenário, com crescimento constante de 66% em 2011 para 84% em 2013. Em seguida vêm os blogs que, após um pico de 48% em 2012, mostram um recuo para 39 em 2013. Comportamento semelhante é observado em todas as outras táticas de mídias sociais, à exceção do compartilhamento de vídeos, que demonstram um progresso contínuo, de 26% em 2011 para 37% em 2013.
  • Redes sociais: Observa-se um predomínio do Linkedin, citado por 78%, seguido pelo Facebook, com 73%. O relatório destaca que o Facebook avançou 8 pontos percentuais em 2013 em relação a 2012. As redes sociais líderes são seguidas de longe por Twitter (53%), Youtube (43%), Google+ (31%) e Pinterest (19%). Também é importante notar o avanço de 10 pontos percentuais nas citações do Pinterest neste ano
  • Importâncias das Mídias Sociais: 57% dos respondentes consideram as mídias sociais “Muito Importantes” (31%), “Importantes” (13%) ou “Algo importantes” (13%).
  • Tempo investido nas Mídias Sociais: 42% investem 4 horas semanais ou mais nas mídias sociais, sendo que 65% investem pelo menos 1 hora semanal
  • Verba de Marketing em 2014: 45% planejam aumentar a verba de marketing em 2014 e 52% pretendem mantê-la no mesmo patamar deste ano. Apenas 3% pretendem reduzir o investimento em marketing no próximo ano.

Consequências para as empresas brasileiras

Ano após ano, pesquisa após pesquisa, torna-se cristalino o fato de que as empresas que atuam no mercado corporativo (B2B) não podem prescindir de uma política de marketing tão intensa e profissional quanto as empresas orientadas para o mercado consumidor. É preciso apenas vencer a resistência à mudança, integrando de forma sinérgica as redes sociais às táticas mais tradicionais, como as vendas pessoais, eventos, feiras e marketing direto, por exemplo.

Para saber como sua empresa pode integrar o marketing online às táticas que você já utiliza para captar clientes corporativos, entre em contato pelo formulário a seguir, ou fale já com a gente, clicando no botão do Skype disponível do lado esquerdo deste artigo!







Os comentários estão fechados.