Géssica Hellmann & Alex Oliveira

Missão: Registramos neste blog nossas pesquisas e nosso pensamento profissional sobre produção e marketing de conteúdo.



Siga-nos!

   Perfil no Google Plus Feeds RSS


Gostou? Divulgue!

Você tem um blog e gostou de nosso conteúdo? Adicione um botãozinho para nós em seu blogroll. Basta copiar o código a seguir!

O resultado será:
Pesquisa - Redação - Projetos Editoriais



Direitos Autorais

O conteúdo deste blog é protegido por direitos autorais. Se você quiser reproduzir na web qualquer conteúdo originalmente publicado aqui, lembre-se de atribuir a autoria a Géssica Hellmann & Cia. Ltda e incluir um link direto para página de onde copiou o conteúdo.
Licença Creative Commons

Licença Creative Commons
Para mais detalhes, consulte nossa página sobre Direitos Autorais

Protegido contra plágio

Protected by Copyscape Online Plagiarism Test


Marketing em mídias sociais B2B longe da maturidade

Arquivos: , , , , , , , ,

Autor: Géssica Hellmann | Data: 28/12/2012 |


Uma fatia significativa das empresas no segmento B2B ainda não está aproveitando o potencial do marketing em mídias sociais, diz estudo publicado pela empresa Eloqua. Confira a seguir os principais resultados dessa pesquisa.

Objetivos do marketing B2B nas midias sociais: 25% das empresas pesquisadas dizem não saber quais são os objetivos da empresa. Fonte: Eloqua - Gráfico por Géssica Hellmann & Cia.

Objetivos do marketing B2B nas midias sociais: 25% das empresas pesquisadas dizem não saber quais são os objetivos da empresa. Fonte: Eloqua – Gráfico por Géssica Hellmann & Cia.

  • Taxa de adoção. Apenas 64% das empresas pesquisadas afirmaram fazer uso do marketing em mídias sociais, sendo que 40% acreditam que não estão aproveitando o potencial dessa ferramenta.
  • Responsabilidade difusa. Entre as empresas que usam o marketing em mídias sociais, 26% o deixam a cargo do departamento de Relações Públicas, 11% encarregam a equipe de manutenção do website da empresa, 23% compartilham a responsabilidade entre diversos departamentos e 23% não definem um departamento específico para exercer essa função.
  • Objetivos. Entre os objetivos atribuídos à política de marketing em mídias sociais nas empresas B2B, 83% buscam criar consciência da marca, 56% procuram incentivar o compartilhamento de conteúdo para ampliar o seu alcance, 55% desejam aumentar a confiança na marca através de seguidores e “curtidas”, 32% desejam ampliar a demanda e 22% pretendem entender melhor a percepção da marca.
  • Geração de demanda. 53% das empresas pesquisadas não usam o marketing em mídias sociais como parte de seus processos de geração de demanda. Quando indagadas sobre o motivo, 43% afirmaram não ter uma estratégia definida para incorporar o marketing em mídias sociais à geração de demanda.
  • Benefícios esperados. Entre as empresas que afirmam usar as mídias sociais para geração de demanda, 50% esperam aumento do alcance e da consciência da marca, 35% esperam gerar oportunidades de vendas (leads) para aumentar receitas e 28% pretendem causar impacto mensurável na demanda ou na receita.
  • Plataformas utilizadas. 80% afirmaram usar o Facebook, contra 78% para o Twitter e 50% para o Linkedin, embora o Linkedin seja apontado como 3 vezes mais eficiente na geração de leads do que o Facebook e o Twitter no segmento B2B.

Em resumo, podemos dizer que a abordagem do marketing em mídias sociais pelo segmento B2B ainda está longe de atingir um estado de maturidade. O que se vê são empresas em diferentes estágios de experiência na utilização dessas mídias, sendo algumas já bastante adiantadas enquanto outras ainda engatinham. Esse contexto representa uma excelente oportunidade de conquistar um espaço duradouro nessas mídias para as empresas que adotarem imediatamente uma abordagem agressiva, altamente profissionalizada do marketing em mídias sociais, capaz de deixá-la vários passos à frente dos competidores.

Precisa de ajuda? Entre em contato pelo formulário abaixo!







Artigos relacionados

Os comentários estão fechados.