Géssica Hellmann & Alex Oliveira

Missão: Registramos neste blog nossas pesquisas e nosso pensamento profissional sobre produção e marketing de conteúdo.



Siga-nos!

   Perfil no Google Plus Feeds RSS


Gostou? Divulgue!

Você tem um blog e gostou de nosso conteúdo? Adicione um botãozinho para nós em seu blogroll. Basta copiar o código a seguir!

O resultado será:
Pesquisa - Redação - Projetos Editoriais



Direitos Autorais

O conteúdo deste blog é protegido por direitos autorais. Se você quiser reproduzir na web qualquer conteúdo originalmente publicado aqui, lembre-se de atribuir a autoria a Géssica Hellmann & Cia. Ltda e incluir um link direto para página de onde copiou o conteúdo.
Licença Creative Commons

Licença Creative Commons
Para mais detalhes, consulte nossa página sobre Direitos Autorais

Protegido contra plágio

Protected by Copyscape Online Plagiarism Test


Marketing de Conteúdo: resultados cumulativos ao longo do tempo

Arquivos:

Autor: Géssica Hellmann | Data: 11/10/2012 |


Vamos aproveitar este último artigo para desfazer uma pequena confusão sobre os resultados do serviço de marketing de conteúdo. Trata-se da ideia de que a estratégia de conteúdo é uma política que só dá resultados “a longo prazo”. Não é que a expressão em si esteja “errada”. O desafio é entender com precisão o que ela significa.

O ponto que precisamos esclarecer é que não se deve usar a ideia de “resultado a longo prazo” como desculpa para a obtenção de resultados pífios ou nulos durante os primeiros meses. Nossa experiência demonstra que aumentos no número global de visitas ao seu site, na visibilidade orgânica nos buscadores e na consciência da marca são detectáveis e mensuráveis já no primeiro mês de atividade, mesmo em situações de orçamento limitado.

De fato, o que você deve esperar e cobrar da equipe responsável pela implementação de sua política de marketing de conteúdo são “resultados cumulativos ao longo do tempo”.

É mais fácil explicar essa ideia com um exemplo. Digamos que você esteja começando do zero, com novo produto, nova marca, novo website. Digamos também você disponha de um orçamento bastante limitado, que permita contratar apenas alguns serviços básicos de marketing de conteúdo e SEO, por exemplo.

Nessa situação, um resultado típico para o primeiro mês pode ser uma média de 50 visitas por dia. Embora os resultados possam variar de acordo com o produto, a empresa e a concorrência, uma média de 50 visitas diárias no primeiro mês não é um resultado incomum, nem difícil de obter.

Digamos também que a estratégia empregada por sua equipe de conteúdo resulte em um crescimento mensal médio de 25% no número de visitas a seu site. Mais uma vez, trata-se de resultado nem um pouco incomum, especialmente no primeiro ano de atividade de um website. Observe agora, no gráfico a seguir, qual seria a evolução da audiência desse site ao longo dos primeiros 12 meses.

Exemplo de resultado típico de um programa de Marketing de Conteúdo: Evolução da audiência de um site à taxa de 25% ao mês

Exemplo de resultado típico de um programa de Marketing de Conteúdo: Evolução da audiência de um site à taxa de 25% ao mês

Observe que, durante os primeiros quatro meses, o número médio de visitas permanece inferior a 100. Isso acontece porque, sendo muito baixo o ponto de partida, é necessário um grande esforço inicial antes que o ganho se torne visível. Mas, a partir do sexto mês, a evolução nos valores absolutos de audiência se torna cada vez mais rápida, e o site comemora 1 ano de publicação com número médio de visitas diárias mais de 11 vezes maior do que o obtido no primeiro mês.

Se você considerar ainda o número de visitas acumuladas no período, seu site terá recebido mais de 80 mil visitas ao longo desses primeiros 12 meses, um excelente resultado para quem dispõe apenas de um orçamento limitado para a contratação de alguns serviços básicos.

Desta forma, esperamos ter esclarecido porque devemos dizer que os resultados do marketing de conteúdo são “cumulativos ao longo do tempo”. O resultado que você deve esperar e cobrar de sua equipe é um crescimento consistente nas variáveis-chaves definidas para cada projeto, de modo que você possa colher frutos a cada etapa de seu investimento.

Precisa de ajuda? Entre em contato!







Artigos relacionados

Os comentários estão fechados.