Géssica Hellmann & Alex Oliveira

Missão: Registramos neste blog nossas pesquisas e nosso pensamento profissional sobre produção e marketing de conteúdo.



Siga-nos!

   Perfil no Google Plus Feeds RSS


Gostou? Divulgue!

Você tem um blog e gostou de nosso conteúdo? Adicione um botãozinho para nós em seu blogroll. Basta copiar o código a seguir!

O resultado será:
Pesquisa - Redação - Projetos Editoriais



Direitos Autorais

O conteúdo deste blog é protegido por direitos autorais. Se você quiser reproduzir na web qualquer conteúdo originalmente publicado aqui, lembre-se de atribuir a autoria a Géssica Hellmann & Cia. Ltda e incluir um link direto para página de onde copiou o conteúdo.
Licença Creative Commons

Licença Creative Commons
Para mais detalhes, consulte nossa página sobre Direitos Autorais

Protegido contra plágio

Protected by Copyscape Online Plagiarism Test


Marketing de conteúdo: o papel das imagens e palavras

Arquivos: , , ,

Autor: Géssica Hellmann | Data: 23/09/2012 |


Explique através de imagens e conteúdo o que você quer que as pessoas entendam: Para ter resultados em Marketing Online, não basta mergulhar seu dedão do pé!

Explique através de imagens e conteúdo o que você quer que as pessoas entendam: para ter resultados em Marketing Online, não basta apenas mergulhar seu dedão do pé!

O marketing de conteúdo mais eficaz é o que combina imagens e texto

Será mesmo obrigatório que uma política de marketing de conteúdo inclua a criação de imagens e vídeos de alto impacto? Embora a palavra “obrigatório” possar soar forte demais, tudo parece indicar que uma campanha de marketing de conteúdo orientada somente para texto muito provavelmente produzirá resultados menos expressivos do que se fosse enriquecida com imagens atraentes, informativas ou divertidas.

Imagens aumentam a chance de que seu conteúdo será compartilhado

Afinal, as fotos e vídeos tornaram-se moeda de troca na web social, como indica pesquisa realizada pelo Pew Research Center. Segundo o estudo, nada menos que 46% dos usuários de internet americanos adultos têm o hábito de publicar imagens originais, de autoria própria. No âmbito da pesquisa, essa atividade é chamada de “criação”. Outros 41% da amostra pesquisada costumam compartilhar imagens que encontraram em outros lugares da web, uma atividade batizada de “curadoria”.

No Brasil, essa tendência é imediatamente visível já na simples participação diária em redes sociais como o Facebook e o Google Plus, em que o compartilhamento de imagens é feito de maneira extremamente descomplicada. É inegável que as mensagens que mais eficazmente atraem atenção nessas redes são as que contêm imagens ou vídeos. A importância concedida pelo usuários das redes sociais às imagens é tão grande que já se tornou lugar comum inserir textos em arquivos de imagens para que a mensagem produza maior impacto.

Mesmo quando o que se deseja compartilhar é um artigo de texto, nossa experiência demonstra que os links cuja visualização vem acompanhada de uma miniatura da imagem em destaque no artigo recebem várias vezes mais cliques do que os links desacompanhados de imagens ilustrativas. O nossos testes também mostram que o efeito viral de textos acompanhados de imagens tende a ser pelo menos 10 vezes maior do que os compartilhamentos simples de texto nessas redes sociais.

Imagens e texto: papeis diferentes em favor de um objetivo comum

Um aspecto importante das campanhas de marketing de conteúdo é que, embora a imagem produza o impacto, a mensagem propriamente dita é veiculada pelo texto. Desta forma, as imagens de campanhas nas redes sociais quase sempre vêm acompanhadas de algum texto,  seja na descrição ou embutido na própria imagem.

É fato: a maior parte das pessoas só vai entender o que você quis dizer com sua imagem se você explicar para elas o que você quer que elas enxerguem nessa imagem!

Assim, podemos concluir que a imagem não é mais nem menos importante do que o texto. A imagem cumpre a função de criar o impacto inicial, rompendo a barreira da indiferença, atraindo a atenção e contornando as defesas do receptor. Mas cabe ao texto a tarefa de transmitir a ideia exata que se deseja transmitir – o verdadeiro conteúdo de sua mensagem!

Precisa de ajuda na formulação de uma estratégia de criação ou curadoria de imagens e textos nas redes sociais? Entre em contato através do formulário a seguir!







Artigos relacionados

Os comentários estão fechados.