Géssica Hellmann & Alex Oliveira

Missão: Registramos neste blog nossas pesquisas e nosso pensamento profissional sobre produção e marketing de conteúdo.



Siga-nos!

   Perfil no Google Plus Feeds RSS


Gostou? Divulgue!

Você tem um blog e gostou de nosso conteúdo? Adicione um botãozinho para nós em seu blogroll. Basta copiar o código a seguir!

O resultado será:
Pesquisa - Redação - Projetos Editoriais


Direitos Autorais

O conteúdo deste blog é protegido por direitos autorais. Se você quiser reproduzir na web qualquer conteúdo originalmente publicado aqui, lembre-se de atribuir a autoria a Géssica Hellmann & Cia. Ltda e incluir um link direto para página de onde copiou o conteúdo.
Licença Creative Commons

Licença Creative Commons
Para mais detalhes, consulte nossa página sobre Direitos Autorais

Protegido contra plágio

Protected by Copyscape Online Plagiarism Test


Lista de blogs essenciais para o profissional de SEO (otimização de sites)

Arquivos: , ,

Autor: Alex Oliveira | Data: 18/03/2009 |

Uma queixa freqüente dos leitores deste blog é que faltam fontes de informação útil em português sobre diversos temas especializados em SEO (otimização de sites). De fato, o grosso da produção relevante sobre o tema está em inglês. Por isso, se você não domina o idioma inglês, terá MUITA dificuldade em aprender e se manter atualizado em relação às técnicas de otimização de sites.

Os primeiros sites que indicamos para o leitor interessado, portanto, são o Tradutor do Google e o Tradutor do Bing. Se você ainda não usou essas ferramentas, saiba que as traduções online avançaram muito e já produzem traduções entre 80-90% corretas e compreensíveis para textos técnicos e jornalísticos. Mesmo assim, como traduções automáticas nunca são perfeitas, sugiro que, caso seus conhecimentos de língua inglesa sejam muito básicos, use os dois tradutores indicados ao mesmo tempo. Se um deles produzir uma frase ininteligível, há uma boa chance de que outro consiga esclarecer o que você não entendeu.

Estando pronto para encarar a barreira do idioma, vamos às principais publicações sobre SEO (otimização de sites) que você precisa incluir em suas leituras no café da manhã:

O SiteProNews é um mega-diretório de artigos sobre marketing na web, com destaque para os artigos sobre SEO (otimização de sites). No geral, são artigos práticos, redigidos por profissionais em busca de divulgação para seus serviços, mas também há fóruns, notícias, ferramentas e muitos outros recursos úteis.

Com perfil muito semelhante ao do SiteProNews, você encontra no WebProNews um foco maior em notícias e novidades sobre o mundo do SEO (otimização de sites). O SearchEngineLand ajuda muito quem está interessado em aprender como fazer, sendo a seção “How To: SEO” uma parada obrigatória.

O Search Engine Guide é uma das publicações que tenho lido com mais atenção ultimamente, com destaque para os bem humorados artigos de Stoney deGeyter, riquíssimos em dicas úteis e compartilhamento de experiências profissionais.

Entre os blogs oficiais dos buscadores, os que trazem maior quantidade de informação útil e com aplicação imediata são, incrivelmente, os dos concorrentes Yahoo! e Windows Live Search. O blog oficial do Google, embora obrigatório, segue muito a linha de “esconder o jogo” que já chega a ser folclórica na empresa. Entretanto, se sua preocupação principal for com as complexidades da análise de audiência do seu site, o blog oficial do Google Analytics precisa figurar com destaque na sua lista de feeds.

Dentre os blogs do Yahoo!, destaco:

1 – O Yodel Anecdotal mistura muitas informações sobre mercado e tecnologia com puro RP da empresa. Lendo esse blog, aprendi a admirar o Yahoo como uma empresa com grande foco na inovação, que persegue as grandes ideias e com a maior transparência em seu relacionamento com a comunidade web.

2 – O Yahoo Search Blog, ao contrário de seu congênere do Google, é extremamente didático e praticamente “entrega o jogo” sobre técnicas que você pode aplicar imediatamente para obter melhores rankings em todos os buscadores, além de fornecer muitas orientações práticas e úteis para o profissional que quer se aperfeiçoar.

3 – O Yahoo Search Marketing Blog é é tão rico em idéias de marketing online que todo profissional de SEO que se preze vai achá-lo utilíssimo.

Entre os blogs do Bing, você precisa ler o Bing Search Blog e o Bing Webmaster Center Blog. O sistema de busca do Bing ainda é muito mais, digamos, “básico” do que o do Google, o que simplifica muito o aprendizado e a compreensão de questões mais complexas.

Correndo por fora, vale a pena ler o blog oficial do buscador ASK.com. Embora seja pouquíssimo popular no Brasil, o Ask.com ocupa um honroso quarto lugar em volume de pesquisas nos Estados Unidos, de modo que acompanhar suas idéias e inovações (são muitas) é uma boa idéia e uma aposta segura.

Finalmente, para entender em linguagem simples as ferramentas para webmaster, as inovações do Google e os meandros de sua política antispam, o blog do Matt Cutts é parada obrigatória. Se você ainda não sabe quem é Matt Cutts, chefão da política antispam do Google, corra lá e comece a ler os artigos, especialmente os comentários, já que os leitores costumam competir em inteligência e bom humor com o dono do blog.

É claro que muita gente que vai ler este artigo reclamará de omissões, que faltou esse ou aquele site, já que cada profissional de SEO (otimização de sites) tem o seu conjunto de sites favoritos sobre o tema. Mas esses são os sites que leio diariamente e cujos feeds acompanho… E ninguém vai condenar um blog por refletir as preferências de seu autor.

Precisa de ajuda? Entre em contato pelo formulário abaixo!







Os comentários estão fechados.