Géssica Hellmann & Alex Oliveira

Missão: Registramos neste blog nossas pesquisas e nosso pensamento profissional sobre produção e marketing de conteúdo.



Siga-nos!

   Perfil no Google Plus Feeds RSS


Gostou? Divulgue!

Você tem um blog e gostou de nosso conteúdo? Adicione um botãozinho para nós em seu blogroll. Basta copiar o código a seguir!

O resultado será:
Pesquisa - Redação - Projetos Editoriais



Direitos Autorais

O conteúdo deste blog é protegido por direitos autorais. Se você quiser reproduzir na web qualquer conteúdo originalmente publicado aqui, lembre-se de atribuir a autoria a Géssica Hellmann & Cia. Ltda e incluir um link direto para página de onde copiou o conteúdo.
Licença Creative Commons

Licença Creative Commons
Para mais detalhes, consulte nossa página sobre Direitos Autorais

Protegido contra plágio

Protected by Copyscape Online Plagiarism Test


Inserir texto em imagens ou Flash pode ajudar a otimização de seu site

Arquivos: ,

Autor: Alex Oliveira | Data: 27/10/2008 |


O título desta postagem parece se posicionar contra tudo o que já escrevi antes neste blog sobre SEO, inclusive no recente artigo “SEO (otimização de sites) e Sites em Flash“. É preciso entender, no entanto, que as infinitas diferenças em cada caso prático abrem possibilidades de usar a seu favor na otimização de sites até mesmo algumas limitações dos buscadores.

No caso, um de meus clientes tem um grande site de e-commerce e, por razões diversas, é necessário incluir um texto-padrão em todas as páginas do site.

Pode haver diversos motivos para que você precise incluir textos-padrão em páginas de produtos, desde exigências legais até questões ligadas ao marketing, como condições de pagamento ou especificações de produto.

Um exemplo muito comum de texto-padrão é aquela declaração de copyright, com nome da empresa, endereço, telefone, CEP, CNPJ e outras informações que os designers costumam jogar para o rodapé das páginas.

O problema dos textos-padrão é duplo. Primeiro, eles criam um conteúdo textual duplicado em todas as páginas do seu site. Se o texto-padrão contiver grande número de palavras e o seu texto promocional não for tão longo, o Google pode penalizar diversas páginas do seu site como se fossem, basicamente, idênticas em conteúdo.

O segundo problema é que o texto-padrão dificulta imensamente as tarefas de geração de proeminência e densidade de palavras-chaves.

Uma solução possível é aumentar o número total de palavras do texto promocional, aumentando a frequência da palavra-chave até atingir a densidade desejada na página. Essa solução, porém, é pouco prática quando se tem um site com centenas ou milhares de produtos, já que o custo de produção de textos otimizados extras pode crescer até se tornar proibitivo.

Por isso, a solução mais prática, nesse contexto, é tornar esse texto-padrão visível para os usuários, mas invisível para o Google. Já vimos que as técnicas destinadas a ocultar textos dos usuários podem sujeitar seu site a penalidades. Mas não há impedimento algum quanto ao uso de técnicas para ocultar conteúdo do Google!

Assim, você pode inserir o texto-padrão em uma imagem, cumprindo assim a exigência de exibi-lo para seus usuários, ao mesmo tempo em que se aproveita do fato de que o Google não lê os textos desse tipo de arquivos para torná-los “invisíveis aos olhos do Google” e, com isso, facilitar o trabalho de otimização de seu site.

Precisa de ajuda? Entre em contato pelo formulário abaixo!







Artigos relacionados

Os comentários estão fechados.