Inserir texto em imagens ou Flash pode ajudar a otimização de seu site

O título desta postagem parece se posicionar contra tudo o que já escrevi antes neste blog sobre SEO, inclusive no recente artigo “SEO (otimização de sites) e Sites em Flash“. É preciso entender, no entanto, que as infinitas diferenças em cada caso prático abrem possibilidades de usar a seu favor na otimização de sites até mesmo algumas limitações dos buscadores.

No caso, um de meus clientes tem um grande site de e-commerce e, por razões diversas, é necessário incluir um texto-padrão em todas as páginas do site.

Pode haver diversos motivos para que você precise incluir textos-padrão em páginas de produtos, desde exigências legais até questões ligadas ao marketing, como condições de pagamento ou especificações de produto.

Um exemplo muito comum de texto-padrão é aquela declaração de copyright, com nome da empresa, endereço, telefone, CEP, CNPJ e outras informações que os designers costumam jogar para o rodapé das páginas.

O problema dos textos-padrão é duplo. Primeiro, eles criam um conteúdo textual duplicado em todas as páginas do seu site. Se o texto-padrão contiver grande número de palavras e o seu texto promocional não for tão longo, o Google pode penalizar diversas páginas do seu site como se fossem, basicamente, idênticas em conteúdo.

O segundo problema é que o texto-padrão dificulta imensamente as tarefas de geração de proeminência e densidade de palavras-chaves.

Uma solução possível é aumentar o número total de palavras do texto promocional, aumentando a frequência da palavra-chave até atingir a densidade desejada na página. Essa solução, porém, é pouco prática quando se tem um site com centenas ou milhares de produtos, já que o custo de produção de textos otimizados extras pode crescer até se tornar proibitivo.

Por isso, a solução mais prática, nesse contexto, é tornar esse texto-padrão visível para os usuários, mas invisível para o Google. Já vimos que as técnicas destinadas a ocultar textos dos usuários podem sujeitar seu site a penalidades. Mas não há impedimento algum quanto ao uso de técnicas para ocultar conteúdo do Google!

Assim, você pode inserir o texto-padrão em uma imagem, cumprindo assim a exigência de exibi-lo para seus usuários, ao mesmo tempo em que se aproveita do fato de que o Google não lê os textos desse tipo de arquivos para torná-los “invisíveis aos olhos do Google” e, com isso, facilitar o trabalho de otimização de seu site.

Precisa de ajuda? Entre em contato pelo formulário abaixo!
[si-contact-form form=’1′]