Géssica Hellmann & Alex Oliveira

Missão: Registramos neste blog nossas pesquisas e nosso pensamento profissional sobre produção e marketing de conteúdo.



Siga-nos!

   Perfil no Google Plus Feeds RSS


Gostou? Divulgue!

Você tem um blog e gostou de nosso conteúdo? Adicione um botãozinho para nós em seu blogroll. Basta copiar o código a seguir!

O resultado será:
Pesquisa - Redação - Projetos Editoriais



Direitos Autorais

O conteúdo deste blog é protegido por direitos autorais. Se você quiser reproduzir na web qualquer conteúdo originalmente publicado aqui, lembre-se de atribuir a autoria a Géssica Hellmann & Cia. Ltda e incluir um link direto para página de onde copiou o conteúdo.
Licença Creative Commons

Licença Creative Commons
Para mais detalhes, consulte nossa página sobre Direitos Autorais

Protegido contra plágio

Protected by Copyscape Online Plagiarism Test


Gestão de Marketing em Mídias Sociais – Parte 3 – Tática

Arquivos: , , , , , ,

Autor: Géssica Hellmann | Data: 18/10/2012 |


Tendo aprendido nos artigos anteriores a formular e gerenciar a estratégia de marketing em mídias sociais, o próximo passo é entender como tomar as primeiras decisões táticas.

Conceitos

  • Definição: A gestão do marketing em mídias sociais em nível tático refere-se à orientação dos projetos individuais de comunicação. Para entender bem a diferença entre os níveis estratégico e tático, vejamos como são definidos os objetivos e o público-alvo em cada um deles.
  • Objetivos – Papel da Comunicação: Enquanto, no nível estratégico, os objetivos são definidos genericamente em termos de crenças, no nível tático os objetivos são definidos precisamente em termos do papel que as mensagens devem desempenhar.
  • Público-alvo: Enquanto, no nível estratégico, o público-alvo é definido genericamente em função de suas crenças, no nível tático ele será definido em função de sua “prontidão para a ação”, isto é, do quão dispostas essas pessoas estejam a agir em função de um Pensamento ou Sentimento.
  • Esquematicamente:
Gestão tática do marketing em midias sociais: é preciso definir o papel da mensagem - Imagem por Géssica Hellmann & Cia.

Gestão tática do marketing em midias sociais: é preciso definir o papel da mensagem – Imagem por Géssica Hellmann & Cia.

Observe na figura acima como o Emissor dispõe de diversas opções táticas para formular as mensagens conforme varia a “prontidão para ação” por parte do público-alvo, identificado na figura como “Receptor”. Observe também que, quanto maior a prontidão para a ação, mais direto será o papel da mensagem. Inversamente, quanto menor a prontidão para a ação, mais indireta e sutil deve ser a abordagem. Na figura acima, as abordagens mais diretas foram identificadas em azul escuro e, as mais indiretas, em azul mais claro.

O que você precisa perceber é que, em um momento qualquer, as pessoas que participam de um público-alvo se encontrarão em diferentes estágios de “prontidão para ação”. Um trabalho de comunicação que se concentre apenas nas pessoas mais dispostas e disponíveis para ação imediata acabará por desprezar uma fatia significativa do público que, pelos mais variados motivos, encontra-se impossibilitada de agir no momento da recepção de sua mensagem.

Assim:

Os objetivos táticos de sua
campanha de marketing em mídias sociais
precisam ir além do “Curte/Compartilha/Dá RT”
!

A melhor maneira de esclarecer esses conceitos aparentemente abstratos é com exemplos práticos, em que você possa ver com seus próprios olhos a diferença entre as táticas mais diretas e as mais indiretas.

  • Agir agora: Este tipo de mensagem é imediatamente reconhecível para presença abundante de verbos de ação: clique, visite, inscreva-se, ligue, opine, discuta, pergunte, responda, envie, preencha, de preferência agora mesmo, neste instante: corra antes que acabe!
    Exemplo de tática de mídias sociais no estilo agir agora: o Burger King lançou uma campanha para celebrar o milionésimo "curtir" em seu perfil no Facebook.

    Exemplo de tática de mídias sociais no estilo agir agora: o Burger King lançou uma campanha para celebrar o milionésimo “curtir” em seu perfil no Facebook.

  • Informar: A mensagem informativa jamais é passiva, mas deve estar estreitamente relacionada aos objetivos da empresa e induzir à ação no período mais breve possível.
    Exemplo de tática de midias sociais com o papel de "Informar": Empresas de antivírus como a tcheca AVG estão sempre mantendo o público informado sobre as novas ameaças à segurança dos usuários de computador.

    Exemplo de tática de midias sociais com o papel de “Informar”: Empresas de antivírus como a tcheca AVG estão sempre mantendo o público informado sobre as novas ameaças à segurança dos usuários de computador.

  • Lembrar: Quando o público está impossibilitado de agir imediatamente, podemos trabalhar para que ele se lembre de nós no momento em que estiver pronto para a ação.
    Exemplo de tática de midias sociais que cumpre o papel de Lembrar: o perfil do refrigerante Fanta dedica-se a divertir os seus fãs, contribuindo para aumentar a lembrança da marca.

    Exemplo de tática de midias sociais que cumpre o papel de Lembrar: o perfil do refrigerante Fanta dedica-se a divertir os seus fãs, contribuindo para aumentar a lembrança da marca.

  • Relacionar: Quando as pessoas relacionam uma marca a um evento importante em suas vidas, elas tendem a se lembrar dessa marca mais facilmente no momento de entrar em ação.
    Um bom exemplo de tática de mídias sociais que cumpre a função de Relacionar é esta ação em que a Intel procurou relacionar sua marca a um evento importante: a volta às aulas.

    Um bom exemplo de tática de mídias sociais que cumpre a função de Relacionar é esta ação em que a Intel procurou relacionar sua marca a um evento importante: a volta às aulas.

  • Mudar: Quando a prontidão para a ação é praticamente nula, podemos preparar o terreno para uma ação futura trabalhando para mudar crenças que eventualmente estejam funcionando como obstáculos à ação.
    A Gillette precisa usar táticas que cumpram a função de Mudar as crenças de muitos homens sobre a vaidade masculina.

    A Gillette precisa usar táticas que cumpram a função de Mudar as crenças de muitos homens sobre a vaidade masculina.

  • Reforçar: Quando já se obteve do público-alvo a adesão a uma crença, é uma tática inteligente reforçá-la periodicamente, para protegê-la do avanço de crenças concorrentes.
    Praticamente toda a tática de marketing em midias sociais do açúcar União cumpre a função de Reforçar as crenças das pessoas em relação ao consumo de doces e outras delícias.

    Praticamente toda a tática de marketing em midias sociais do açúcar União cumpre a função de Reforçar as crenças das pessoas em relação ao consumo de doces e outras delícias.

Conclusão

Em resumo, definir a tática de marketing em mídias sociais é tomar a decisão sobre qual papel a mensagem deve desempenhar em função da prontidão para a ação por parte de seu público-alvo.







Artigos relacionados

Os comentários estão fechados.