Géssica Hellmann & Alex Oliveira

Missão: Registramos neste blog nossas pesquisas e nosso pensamento profissional sobre produção e marketing de conteúdo.



Siga-nos!

   Perfil no Google Plus Feeds RSS


Gostou? Divulgue!

Você tem um blog e gostou de nosso conteúdo? Adicione um botãozinho para nós em seu blogroll. Basta copiar o código a seguir!

O resultado será:
Pesquisa - Redação - Projetos Editoriais


Direitos Autorais

O conteúdo deste blog é protegido por direitos autorais. Se você quiser reproduzir na web qualquer conteúdo originalmente publicado aqui, lembre-se de atribuir a autoria a Géssica Hellmann & Cia. Ltda e incluir um link direto para página de onde copiou o conteúdo.
Licença Creative Commons

Licença Creative Commons
Para mais detalhes, consulte nossa página sobre Direitos Autorais

Protegido contra plágio

Protected by Copyscape Online Plagiarism Test


Gestão de Marketing em Mídias Sociais – Parte 6 – Ferramentas e variáveis para mensuração de resultados

Arquivos: , ,

Autor: Géssica Hellmann | Data: 23/10/2012 |

Variáveis Quantitativas: Mensurabilidade e Significado

É sempre possível estabelecer metas e valores para variáveis quantitativas como número de cliques em “curtir”, número de compartilhamentos, número de interações, número de visitas geradas por uma determinada mídia ou ação, e assim por diante. O lado mais complicado é determinar o significado desses valores.

Facebook Insights: uma avalanche de dados quantitativos. Qual deles é importante para você?

Facebook Insights: uma avalanche de dados quantitativos. Qual deles é importante para você?

Aferição de Variáveis Quantitativas

As diversas ferramentas de monitoramento mencionadas no artigo anterior apresentam diversas opções de geração automática de relatórios para uma infinidade de variáveis quantitativas, 90% das quais provavelmente não terão qualquer significado na aferição do resultado de uma ação específica. Assim, será necessário pesquisar qual/quais ferramentas possibilitam medir de forma útil e prática as variáveis relevantes e filtrar as demais informações.

Variáveis Qualitativas

Quando se trata de medir a eficácia de ações de comunicação, estamos falando em crenças, isto é, sistemas de pensamentos, sentimentos e ações. Assim, tão importante quanto saber que 1000 pessoas se manifestaram sobre um determinado tema é saber quantas pessoas são contra, a favor ou neutras em relação a esse tema, e em que grau.

Aferição de Variáveis Qualitativas

  • Enquetes: Uma maneira simples e rápida de aferir o resultado de campanhas de comunicação em mídia social é a enquete online, que pode ser configurada no Facebook, no Linkedin ou em uma ferramenta como o Google Docs e divulgá-la intensamente entre os “fãs” e “seguidores” da marca.
  • Pesquisa online: Caso seja necessária uma aferição mais aprofundada e precisa, ferramentas como o Survey Monkey permitem a execução e a análise de pesquisas online com o uso de questionários mais longos e técnicas mais sofisticadas de análise e questionamento do usuário do que a simples enquete.
    Survey Monkey: Ferramenta avançada de pesquisa de marketing online

    Survey Monkey: Ferramenta avançada de pesquisa de marketing online

  • Monitoramento por palavra-chave para análise “manual”:Caso a sua empresa necessite implementar ações de grande intensidade e instantaneidade, pode ser indispensável a configuração de alertas disparados por palavras-chaves específicas, para avaliar o sentimento coletivo a partir da análise de uma amostra significativa do conteúdo individual.
    O Hootsuite permite filtrar sua timeline por palavras-chaves em todas as redes sociais.

    O Hootsuite permite filtrar sua timeline por palavras-chaves em todas as redes sociais.

    Ferramentas como o Hootsuite possibilitam monitorar conjuntos de palavras-chaves e, até, gerar “relatórios de sentimentos no Twitter” embora, convenhamos, seja difícil acreditar numa medição automática de sentimentos como “Afeição” ou “Vergonha”. De todo modo, é sempre uma boa ideia, no mínimo, configurar alertas do Google para todas as palavras-chaves de interesse da empresa.

    Precisa de ajuda? Entre em contato!

    





 

Os comentários estão fechados.