Géssica Hellmann & Alex Oliveira

Missão: Registramos neste blog nossas pesquisas e nosso pensamento profissional sobre produção e marketing de conteúdo.



Siga-nos!

   Perfil no Google Plus Feeds RSS


Gostou? Divulgue!

Você tem um blog e gostou de nosso conteúdo? Adicione um botãozinho para nós em seu blogroll. Basta copiar o código a seguir!

O resultado será:
Pesquisa - Redação - Projetos Editoriais



Direitos Autorais

O conteúdo deste blog é protegido por direitos autorais. Se você quiser reproduzir na web qualquer conteúdo originalmente publicado aqui, lembre-se de atribuir a autoria a Géssica Hellmann & Cia. Ltda e incluir um link direto para página de onde copiou o conteúdo.
Licença Creative Commons

Licença Creative Commons
Para mais detalhes, consulte nossa página sobre Direitos Autorais

Protegido contra plágio

Protected by Copyscape Online Plagiarism Test


Gestão de Marketing em Mídias Sociais – Parte 5 – Aspectos Operacionais

Arquivos: ,

Autor: Géssica Hellmann | Data: 22/10/2012 |


Após esclarecer os pontos-chave da gestão estratégica e tática do marketing em mídias sociais, discutiremos neste artigo o papel das ferramentas de gestão operacional.

Um dos grandes negócios da atualidade é o desenvolvimento de ferramentas e serviços acessórios para operacionalizar as ações nas redes sociais. Há ferramentas que se propõem a fazer um pouco de tudo ao lado de ferramentas que se pretendem altamente especializadas.

No que se refere a um dos aspectos mais valorizados pelo mercado – o monitoramento das mídias sociais – o estudo conduzido por Tarcízio Silva em agosto de 2011 revelou que os profissionais usavam em média 3,7 ferramentas diferentes em um total de 49 ferramentas diferentes citadas. As 15 mais citadas aparecem na figura a seguir.

Estatisticas de uso de ferramentas de monitoramento de marketing em midias sociais. Imagem por Tarcízio Silva.

Estatísticas de uso de ferramentas de monitoramento de marketing em midias sociais. Imagem por Tarcízio Silva.

 É praticamente impossível revisar as vantagens e desvantagens de cada ferramenta, inclusive porque, a cada dia, surgem novas ferramentas e as já existentes expandem ainda mais suas já variadíssimas funcionalidades. Além disso, algumas empresas enfrentam situações tão específicas ou complexas que preferem desenvolver as próprias ferramentas para atender a seus objetivos. Assim, antes de definir qual ferramenta você implementará para operacionalizar suas estratégias e táticas de marketing em mídias sociais na sua empresa, sugerimos que você avalie pelo menos as seguintes variáveis:

  • Quantidade de públicos: algumas ferramentas são melhores para monitorar ou implementar ações junto a um número reduzido de públicos, enquanto outras permitem uma segmentação bastante sofisticada.
  • Tamanho dos públicos: Se o seu público for de tamanho reduzido, por exemplo, limitar-se ao público interno de sua empresa ou a um conjunto numericamente limitado de fornecedores/clientes, algumas ferramentas mais simples podem dar conta do recado. Inversamente, se o objetivo for atingir milhares ou milhões de pessoas, você precisará de ferramentas mais poderosas.
  • Tipo de ações: Ações simples pedem ferramentas simples. Lógica idêntica vale para ações complexas.
  • Variáveis que você pretende controlar: Finalmente, você precisa verificar se a ferramenta avaliada possibilitará o acompanhamento prático das métricas que você usará para medir resultados. Algumas ferramentas fornecem uma quantidade incrível de informações mas, muito provavelmente, a maior parte delas informações não terá utilidade para você. Por isso, vale repetir: o mais importante é verificar se a ferramenta sob análise permitirá o acesso prático às informações que são úteis para você!
Entre as muitas variáveis medidas pelas ferramentas de marketing em mídia social, o Hootsuite informa o sentimento geral no Twitter em relação a uma palavra-chave. Será que você precisa mesmo saber isso?

Entre as muitas variáveis medidas pelas ferramentas de marketing em mídia social, o Hootsuite informa o sentimento geral no Twitter em relação a uma palavra-chave. Será que você precisa mesmo saber isso?

Precisa de ajuda? Entre em contato!







Artigos relacionados

Os comentários estão fechados.