Gerenciamento da marca na Internet

Você já deve ter ouvido falar, talvez até mesmo neste blog, sobre a importância de se fazer presente nos canais de mídias sociais, sobre o valor que um blog corporativo com conteúdo original, atraente, vendedor e otimizado pode agregar à sua marca, sobre a importância de se fazer presente nas redes sociais para dialogar diretamente com seus clientes.

A mensagem é simples: tornou-se imperativo manter uma imagem positiva para sua marca na internet.

Para atingir esse objetivo, você precisa de um plano para gerenciamento de sua marca na Internet. Esse plano deve conter decisões sobre quatro temas fundamentais:

  1. Monitoramento: saiba quem está dizendo o que sobre sua marca.
  2. Ações positivas: implemente ações e campanhas para criar e reforçar a percepção positiva de sua marca
  3. Ações preventivas: implemente ações e campanhas de esclarecimento para evitar boatos, mal entendidos ou conflitos.
  4. Procedimentos em situações de crise: crie um conjunto de normas que padronizem a reação de sua empresa quando for impossível evitar o surgimento dos problemas.

Alguns conselhos importantes:

  • Sempre ative a moderação de comentários no Youtube. É impressionante o número de comentários no Youtube disseminados por trolls com o intuito de difamar.
  • Permita que todos o sigam, mas tenha sempre um critério para seguir as pessoas no Twitter e no Facebook. O importante é ter acesso imediato às pessoas cujo conteúdo realmente interessa acompanhar, isto é, os líderes de opinião e multiplicadores.
  • Modere todos os comentários em perfis da sua empresa na Internet. O objetivo é evitar que seu perfil se transforme em tribuna para spammers e trolls, sem eliminar o feedback negativo, quando ocorrer.
  • Promova ações positivas para angaria simpatia.
  • Publique e divulgue conteúdo original, atraente e informativo em seu site e canais de mídias sociais.
  • Monitore e responda as críticas. Ao responder comentários de clientes em seu blog corporativo ou outros canais de mídias sociais, responda com uma voz humana. Evite fornecer com respostas impessoais típicas de “call center”.
  • Mostre seu conhecimento. Transforme-se em referência e fonte de informação em seu segmento.

A sua empresa precisa de um plano de comunicação na internet – participe desse diálogo, ou seus concorrentes o farão por você!

Precisa de ajuda? Entre em contato pelo formulário abaixo!
[si-contact-form form=’1′]