Géssica Hellmann & Alex Oliveira

Missão: Registramos neste blog nossas pesquisas e nosso pensamento profissional sobre produção e marketing de conteúdo.



Siga-nos!

   Perfil no Google Plus Feeds RSS


Gostou? Divulgue!

Você tem um blog e gostou de nosso conteúdo? Adicione um botãozinho para nós em seu blogroll. Basta copiar o código a seguir!

O resultado será:
Pesquisa - Redação - Projetos Editoriais



Direitos Autorais

O conteúdo deste blog é protegido por direitos autorais. Se você quiser reproduzir na web qualquer conteúdo originalmente publicado aqui, lembre-se de atribuir a autoria a Géssica Hellmann & Cia. Ltda e incluir um link direto para página de onde copiou o conteúdo.
Licença Creative Commons

Licença Creative Commons
Para mais detalhes, consulte nossa página sobre Direitos Autorais

Protegido contra plágio

Protected by Copyscape Online Plagiarism Test


O falso dilema dos baixos orçamentos de marketing online

Arquivos:

Autor: Géssica Hellmann | Data: 08/10/2012 |


Se, como vimos no artigo anterior, o ideal é contar com todas as ferramentas de marketing online no contexto de um amplo programa de marketing integrado, o fato é que grande parte das empresas não pode dispor de verba suficiente para garantir uma presença eficaz em grande número de canais. Assim, muitas empresas que dispõem de baixos orçamentos de marketing começam uma busca pelo Santo Graal, isto é, pela “ferramenta ideal” capaz de resolver todos os seus problemas de marketing pelo valor mais irrisório possível.

Tal ferramenta simplesmente não existe. O fato incontestável é que, sob condições normais, a empresa que investe mais dinheiro em marketing aparece mais do que as outras.

E quem aparece mais, vende mais.

As exceções apenas confirmam a regra.

Concentração dá mais resultado do que dispersão

Se você tem um orçamento tão limitado que não permita o uso simultâneo de mais de uma ferramenta de marketing online, você não precisa enfrentar uma multidão de vendedores tentando empurrar uma solução tamanho único: você precisa de uma consultoria profissional capaz de analisar as particularidades do seu caso, dimensionando objetivos específicos e realistas para fundamentar a recomendação da ferramenta mais adequada para esse atingir esses objetivos.

Em seguida, quando começar a investir nessa ferramenta, não pare enquanto ela estiver proporcionando os resultados delineados no seu objetivo, ainda que esses resultados sejam reduzidos. Muito provavelmente, os resultados que você obterá serão tão pequenos quanto seu orçamento. Por isso, insista e, na primeira oportunidade, amplie seu investimento nessa ferramenta.

A arte de chutar a bola fora

Boa parte das empresas com baixos orçamentos faz exatamente o contrário. Seu primeiro passo é aplicar um valor claramente insuficiente para produzir os resultados desejados. A expectativa é a de que, se ocorrer um milagre e a campanha produzir resultados milionários, será possível aumentar um pouquinho mais o valor total investido.

Como milagres não acontecem todos os dias, quase todas essas empresas acabam obtendo resultados minúsculos, proporcionais ao valor investido. O que elas fazem em seguida? Reduzem ou até cancelam o investimento, partindo em busca de outra solução mágica que faça o milheiro virar milhão, de preferência bem rápido e bem baratinho. Ao fazer isso, essas empresas jogam no lixo todo o patrimônio de marca acumulado ao longo de meses de esforço contínuo, para começar do zero em nova aventura de marketing.

A Ciência do Gol de Placa

As empresas inteligentes procuram ampliar sua presença em cada mídia em que se fazem presentes, até dominá-la por completo. Somente após conquistar esse domínio é que elas começam a reservar orçamento extra para dominar outra mídia. Agindo assim, essas empresas preservam suas conquistas e integram todos os novos esforços aos resultados obtidos anteriormente.

Precisa de ajuda? Entre em contato!







Artigos relacionados

Os comentários estão fechados.