Géssica Hellmann & Alex Oliveira

Missão: Registramos neste blog nossas pesquisas e nosso pensamento profissional sobre produção e marketing de conteúdo.



Siga-nos!

   Perfil no Google Plus Feeds RSS


Gostou? Divulgue!

Você tem um blog e gostou de nosso conteúdo? Adicione um botãozinho para nós em seu blogroll. Basta copiar o código a seguir!

O resultado será:
Pesquisa - Redação - Projetos Editoriais



Direitos Autorais

O conteúdo deste blog é protegido por direitos autorais. Se você quiser reproduzir na web qualquer conteúdo originalmente publicado aqui, lembre-se de atribuir a autoria a Géssica Hellmann & Cia. Ltda e incluir um link direto para página de onde copiou o conteúdo.
Licença Creative Commons

Licença Creative Commons
Para mais detalhes, consulte nossa página sobre Direitos Autorais

Protegido contra plágio

Protected by Copyscape Online Plagiarism Test


Evidências de resultados do marketing em redes sociais no mercado B2B

Arquivos: , , , ,

Autor: Géssica Hellmann | Data: 08/03/2012 |


Num contexto em que 59% dos profissionais de comunicação e marketing declaram ter a intenção de investir em publicidade nas redes sociais em 2012 e que tudo aponta para que o marketing nas redes sociais alcance sucesso explosivo em 2012, deveriam restar poucas dúvidas quanto aos resultados esperados dessa estratégia de marketing. Entretanto, pesquisa realizada com profissionais de 50 países revela que, especialmente no Brasil, ainda é grande o receio de investir nas redes sociais. Um motivo alegado por especialistas seria a crença corrente entre os executivos brasileiros de que as mídias sociais serviriam apenas para entretenimento e humor.

Afinal, será que as mídias sociais podem servir para divulgar mensagens sérias e construir marcas fortes no mercado corporativo, funcionando como ferramenta central em uma estratégia de marketing B2B?

A melhor maneira de responder essa pergunta é apresentando evidências – resultados concretos que obtivemos em nossa prática diária como profissionais de comunicação nas redes sociais. Como os resultados de nossos clientes são confidenciais, apresentaremos a seguir dois resultados expressivos conquistados pela nossa atuação em favor de nossa própria empresa.

Figura 1: Visitas ao nosso blog obtidas através de cliques em links na rede social Linkedin

Figura 1: Visitas ao nosso blog obtidas através de cliques em links na rede social Linkedin

Um primeiro resultado evidente é a conquista de visitas ao site obtidas através de cliques diretos em links nas redes sociais. Na figura 1, você pode ver uma sequência de visitas que chegaram a nosso blog a partir de cliques em links no Linkedin. Como nosso público é composto por executivos e empresários – isto é, de fato, somos uma empresa no mercado B2B! – nós escolhemos a dedo as pessoas que receberam a divulgação desse link, com mensagens personalizadas para cada uma delas. Sendo assim, tratam-se de visitas altamente qualificadas, que se refletem em recomendações e aberturas de novos negócios.

Figura 2:  Exemplo de feedback de leitor a conteúdo divulgado no Facebook.

Figura 2: Exemplo de feedback de leitor a conteúdo divulgado no Facebook.

Outro tipo de resultado extremamente importante é retratado na figura 2. Em divulgação individual a profissionais cuidadosamente selecionados, recebemos grande quantidade de comentários que servem como valioso feedback sobre nosso trabalho. Com base nesses comentários ajustamos nossa estratégia de marketing, nosso plano de conteúdo e, inclusive, nosso próprio discurso de marketing e vendas, o que resulta em maior eficiência nas demais ações de marketing que desenvolvemos para nossa empresa.

Sendo assim, podemos afirmar com nossa própria experiência que as redes sociais podem ser usadas com eficiência e seriedade no marketing B2B, gerando resultados concretos que certamente serão capazes de fazer compensar o valor investido. Tudo depende, como sempre, de ter uma estratégia de conteúdo coerente com seus objetivos e com o público que você deseja atingir. Para saber mais sobre como implementar um plano para obter resultados semelhantes para sua empresa, basta entrar em contato através do formulário abaixo.







Artigos relacionados

Os comentários estão fechados.