Géssica Hellmann & Alex Oliveira

Missão: Registramos neste blog nossas pesquisas e nosso pensamento profissional sobre produção e marketing de conteúdo.



Siga-nos!

   Perfil no Google Plus Feeds RSS


Gostou? Divulgue!

Você tem um blog e gostou de nosso conteúdo? Adicione um botãozinho para nós em seu blogroll. Basta copiar o código a seguir!

O resultado será:
Pesquisa - Redação - Projetos Editoriais



Direitos Autorais

O conteúdo deste blog é protegido por direitos autorais. Se você quiser reproduzir na web qualquer conteúdo originalmente publicado aqui, lembre-se de atribuir a autoria a Géssica Hellmann & Cia. Ltda e incluir um link direto para página de onde copiou o conteúdo.
Licença Creative Commons

Licença Creative Commons
Para mais detalhes, consulte nossa página sobre Direitos Autorais

Protegido contra plágio

Protected by Copyscape Online Plagiarism Test


Estratégias para blog corporativo

Arquivos: , , , , , ,

Autor: Géssica Hellmann | Data: 23/06/2008 |


Já abordamos aqui a importância em investir em um blog corporativo. Hoje falaremos sobre estratégias de marketing em mídias sociais relacionadas à criação de de blogs ou redes de conteúdo.

Começamos com uma análise feita por Lisa McNeill quanto à interação da empresa Colgate em sua mais nova rede de conteúdo. Na visão da autora, o site é dinâmico, é acessível e interativo. Além de promover temas como “Colgate Smile Contest”, divulga conteúdos relacionados a higiene bucal e temas afins.

Quando a sua empresa criar um blog ou wiki corporativo, lembre-se: os leitores não querem ler spams ou boletins internos de sua empresa: eles querem saber mais sobre o que você tem a dizer.

Assim, o núcleo da estratégia é a elaboração de um plano editorial. Primeiro, descubra o que as pessoas querem saber. Em seguida, crie seções e séries de artigos para esclarecer suas dúvidas. Uma boa dica para guiar o planejamento de sua linha editorial é pesquisar as categorias de palavras chaves no Google Adwords ou em sua ferramenta de web analytics.

Outra questão a ser planejada, segundo Kat French (http://www.socialmediaexplorer.com/2008/06/20/new-series-starts-monday-diving-safely-into-social-media/), é o nível de envolvimento de sua organização no processo de marketing em mídias sociais. Como conciliar a sua atuação principal com um projeto de marketing com mídias sociais? Quais são os objetivos principais de sua organização ao buscar envolvimento nas redes sociais?

Uma das principais barreiras à participação nos meios sociais é a falta de tempo e de recursos humanos internos para se dedicar à atividade. Uma saída é terceirizar a mão-de-obra. Ao contratar profissionais especializados, certifique-se que que faça parte do grupo, pelo menos uma pessoa (funcionário/gerente de marketing) que possa falar em nome de sua marca.

Por que criar um blog corporativo, o que a sua empresa tem a ganhar com isso? Há muitas razões para iniciar um blog corporativo: relações públicas, estratégia de SEO, arquivamento de conteúdo, linkabilidade, diálogo com seus clientes, fidelização.

Ao inciar o projeto de blog corporativo, os objetivos e metas devem estar claramente definidos. Lee Oden salienta que é preciso estabelecer métricas e criar conteúdo coerente obter sucesso. Definir metas a curto e a longo prazo, juntamente com mecanismos de apresentação de resultados também é fundamental.

O conjunto formado pelos resultados dos relatórios de audiência, análise de feeds RSS, pesquisa on-site, acompanhamento de mídia social, links externos e comentários de leitores fornece todas as informações necessárias para medir o sucesso de seu blog corporativo. Esse tipo de feedback pode motivar a combinação certa de recursos para que seu blog evolua como um componente essencial de suas atividades em Marketing, Relações Públicas e programas de comercialização.

Outras dicas para o sucesso de seu blog corporativo:

– Como todo bom site, faça um blog com um design limpo, de fácil navegação e inclua sempre a oportunidade visível de entrar contato diretamente com sua empresa.

– Ao redigir os conteúdos seja objetivo, procure utilizar palavras simples e frases curtas.

– Disponibilize feeds RSS para que seus leitores possam receber suas novidades.

– Publique artigos periodicamente.

– Responda sempre aos comentários.

– Comente em outros blogs com temas similares.

– Crie links de referência para fora de seu blog.

– Esteja atento ao que as pessoas falam sobre sua empresa ou marca.

– Promova o seu blog com link-building, para que ele ganhe peso nos resultados orgânicos dos mecanismos de busca, facilitando assim que mais pessoas cheguem até você.

Muitos sites institucionais possuem conteúdo estático ou com pouquíssima atualização. Criar um blog corporativo, adicionando ao seu domínio, é uma excelente maneira de criar e atualizar conteúdo dinâmico ao seu site. Conteúdo é moeda valiosa na web. É também uma ótima estratégia para que as pessoas encontrem você através das ferramentas de busca.

Num blog corporativo, na minha opinião, a empresa precisa estar disposta a influenciar. Interagir e responder aos questionamentos dos clientes com a posição oficial da empresa sobre os temas abordados.

Precisa de ajuda? Entre em contato pelo formulário abaixo!







Artigos relacionados

Os comentários estão fechados.