Géssica Hellmann & Alex Oliveira

Missão: Registramos neste blog nossas pesquisas e nosso pensamento profissional sobre produção e marketing de conteúdo.



Siga-nos!

   Perfil no Google Plus Feeds RSS


Gostou? Divulgue!

Você tem um blog e gostou de nosso conteúdo? Adicione um botãozinho para nós em seu blogroll. Basta copiar o código a seguir!

O resultado será:
Pesquisa - Redação - Projetos Editoriais


Direitos Autorais

O conteúdo deste blog é protegido por direitos autorais. Se você quiser reproduzir na web qualquer conteúdo originalmente publicado aqui, lembre-se de atribuir a autoria a Géssica Hellmann & Cia. Ltda e incluir um link direto para página de onde copiou o conteúdo.
Licença Creative Commons

Licença Creative Commons
Para mais detalhes, consulte nossa página sobre Direitos Autorais

Protegido contra plágio

Protected by Copyscape Online Plagiarism Test


Efeito viral no vídeo marketing de conteúdo: 3 dias críticos

Arquivos: , ,

Autor: Alex Oliveira | Data: 30/04/2013 |

A Unruly Media realizou uma análise de dados dos 200 vídeos de marcas mais compartilhados em 2012 nas mídias sociais. Essa análise, de importância central para as empresas envolvidas com produção de conteúdo para vídeo marketing, foi consolidada no gráfico 1.

Gráfico 1: Curva de difusão de vídeos na web social (efeito viral). Fonte: Unruly Media (2013) – O download do original em resolução mais alta (951×597 pixels) pode ser feito, na data da publicação deste artigo, em http://www.unrulymedia.com/sites/default/files/Unruly_Social_Diffusion_Curve_2013_PDF.jpg.

Gráfico 1: Curva de difusão de vídeos na web social (efeito viral). Fonte: Unruly Media (2013) – O download do original em resolução mais alta (951×597 pixels) pode ser feito, na data da publicação deste artigo, em http://www.unrulymedia.com/sites/default/files/Unruly_Social_Diffusion_Curve_2013_PDF.jpg.

O gráfico articula as variáveis “Dias a partir do lançamento do vídeo” (eixo X) e “Número de compartilhamentos por dia” (eixo Y). O primeiro resultado que salta aos olhos é que os primeiros 3 dias são fundamentais para estimar o alcance potencial do vídeo. Diz a legenda em inglês: “Há forte correlação entre os compartilhamentos obtidos nos dias 1 a 3 (R²=0,59) e 1 a 6 (R²=0,87) e o total de compartilhamentos no período total estudado”.

O gráfico também traz observações sobre a distribuição dos compartilhamentos ao longo do tempo.

  • 10% dos compartilhamentos ocorrem no segundo dia.
  • 25%, nos primeiros 3 dias.
  • 50% nas primeiras 3 semanas.
  • 66%, nos primeiros 6 meses.

Os executivos da Unruly ressaltam dois pontos principais a partir desses dados:

  1. As empresas podem avaliar o potencial de “compartilhabilidade” de seus vídeos simplesmente acompanhando o número de compartilhamentos obtidos na primeira semana de lançamento.
  2. A empresa interessada em obter o máximo efeito viral de suas campanhas de vídeo marketing deve se ocupar em obter o maior número possível de visualizações e compartilhamentos durante a primeira semana, para obter um efeito viral com efeitos a longo prazo.

Consequências para as empresas brasileiras

De fato, o que o estudo diz é que todo o conteúdo de vídeo criado e publicado com a intenção de se tornar viral deve receber intenso apoio de publicidade em seu lançamento, uma regra que se aplica também a todo tipo de conteúdo publicado na web.

Por mais que tenha sido criada toda uma mitologia em torno do “efeito viral espontâneo”, em que um único sujeito produz um vídeo caseiro que alcança milhões de pessoas, o fato é que, todos os dias, milhões de pessoas e empresas publicam vídeos com os mais variados graus de qualidade… Que quase ninguém vê.

Uma empresa não pode contar com a “sorte”, nem praticar um “marketing de esperanças”, isto é, jogar uma garrafa ao mar na esperança de que alguém a encontre e se interesse em verificar o que há dentro dela.

A empresa que quiser obter os benefícios do efeito viral precisa produzir um conteúdo da mais alta qualidade possível – de preferência, aprovado em pesquisas junto ao público-alvo – e divulgá-lo em seu lançamento com a maior qualidade que puder.

Agindo assim, a empresa conseguirá obter o desejado efeito de levar sua mensagem a milhões de pessoas a um custo total muito mais baixo.

Precisa de ajuda? Entre em contato pelo formulário a seguir.







Os comentários estão fechados.