Géssica Hellmann & Alex Oliveira

Missão: Registramos neste blog nossas pesquisas e nosso pensamento profissional sobre produção e marketing de conteúdo.



Siga-nos!

   Perfil no Google Plus Feeds RSS


Gostou? Divulgue!

Você tem um blog e gostou de nosso conteúdo? Adicione um botãozinho para nós em seu blogroll. Basta copiar o código a seguir!

O resultado será:
Pesquisa - Redação - Projetos Editoriais



Direitos Autorais

O conteúdo deste blog é protegido por direitos autorais. Se você quiser reproduzir na web qualquer conteúdo originalmente publicado aqui, lembre-se de atribuir a autoria a Géssica Hellmann & Cia. Ltda e incluir um link direto para página de onde copiou o conteúdo.
Licença Creative Commons

Licença Creative Commons
Para mais detalhes, consulte nossa página sobre Direitos Autorais

Protegido contra plágio

Protected by Copyscape Online Plagiarism Test


Dicas de redação publicitária: como redigir grande quantidade de textos em pouco tempo

Arquivos: ,

Autor: Alex Oliveira | Data: 19/03/2009 |


Se você é um escritor, blogueiro, jornalista, redator publicitário ou webwriter que quer viver de escrever textos originais, criativos e persuasivos, uma pergunta fundamental que você tem de responder neste mercado de prazos cada vez mais apertados é: por que seus textos não saem mais rápido?

Resposta: falta de prática em escrever rápido.

Solução: Exercício.

Comece a escrever com o relógio na frente. De preferência, um digital com o cronômetro em contagem regressiva.

Imponha a si mesmo metas aparentemente impossíveis. Por exemplo, criar 120 slogans para uma loja de sua cidade – de preferência, uma loja de que você não goste – em 30 minutos.

Eu crio 120 slogans para qualquer coisa em 20 minutos. Será que você consegue igualar esse desempenho?

São 120 slogans geniais? Claro que não. Querer ser genial é o maior obstáculo à rapidez.

Mas genialidade é uma questão de probabilidade. No meio de 120 slogans, você sempre vai achar uma meia dúzia com excelente potencial para lapidar. Gaste mais duas horas criando novos slogans a partir dessa meia dúzia e selecione os três melhores.

Você vai ver que será difícil selecionar apenas três!

Faça o mesmo com os títulos de seus anúncios e assuntos de seus e-mails.

Depois, persiga objetivos mais ambiciosos. Por exemplo, criar um anúncio completo de revista, incluindo títulos, textos, legendas de imagens e assinatura em 40 minutos. Ou uma carta de mala direta em 90 minutos, incluindo os splashes, boxes e cupom para resposta.

Ah, sim: não tem esse papo de “não consegui”.

Você tem que conseguir.

Coloque uma xícara de café sem açúcar na sua mesa e, se não atingir o objetivo dentro do prazo, obrigue-se a tomá-la. A perspectiva de engolir café amargo e frio deve ser suficiente fazê-lo deixar de lado a preocupação com obstáculos imaginários e se concentrar apenas em obter o resultado desejado.

Para que o exercício fique mais realista, peça para alguém controlar o tempo para você. Ou programe o despertador para tocar no fim do prazo. Assim que tocar a sinetinha de Pavlov, engula o café rançoso se não tiver atingido o objetivo.

Depois de fazer esse exercício várias vezes, você vai ganhar mais confiança. Progrida para o próximo estágio e faça apostas com amigos, por exemplo, valendo uma rodada de cerveja:

“Faço oitenta slogans para este bar em 12 minutos ou pago essa rodada!”

Melhor fazer, não é? 🙂

Faça esse tipo de exercício diariamente e, em pouco tempo, você terá mais tempo livre do que tempo ocupado. Os textos vão pipocar tão rápido que vai ter que aprender a embromar um pouco para que os outros não o achem preguiçoso ou apressadinho.

Outra vantagem de escrever rápido é que você terá mais tempo para aperfeiçoar seu texto, corrigir e melhorar aquelas centenas de detalhes que separam um texto bom de um texto excelente.

Claro, seja esperto. Crie um arquivo de todos os textos e slogans que você criar, por mais tolos que pareçam. Inclua nesse arquivo boas ideias de outras pessoas, qualquer boa frase vale. Consulte esse arquivo de vez em quando, uma vez por mês ou em momentos de pânico.

Além de registrar sua evolução, esse registro será uma excelente fonte de ideias no futuro, que podem salvá-lo de prazos especialmente apertados e produtos espetacularmente comuns, sem uma vantagem real para argumentar, mas que vão pagar suas contas daquele mês.

Precisa de ajuda? Entre em contato pelo formulário abaixo!







Artigos relacionados

Os comentários estão fechados.