Géssica Hellmann & Alex Oliveira

Missão: Registramos neste blog nossas pesquisas e nosso pensamento profissional sobre produção e marketing de conteúdo.



Siga-nos!

   Perfil no Google Plus Feeds RSS


Gostou? Divulgue!

Você tem um blog e gostou de nosso conteúdo? Adicione um botãozinho para nós em seu blogroll. Basta copiar o código a seguir!

O resultado será:
Pesquisa - Redação - Projetos Editoriais



Direitos Autorais

O conteúdo deste blog é protegido por direitos autorais. Se você quiser reproduzir na web qualquer conteúdo originalmente publicado aqui, lembre-se de atribuir a autoria a Géssica Hellmann & Cia. Ltda e incluir um link direto para página de onde copiou o conteúdo.
Licença Creative Commons

Licença Creative Commons
Para mais detalhes, consulte nossa página sobre Direitos Autorais

Protegido contra plágio

Protected by Copyscape Online Plagiarism Test


Definindo os públicos de interesse para sua estratégia de comunicação online

Arquivos: , , ,

Autor: Géssica Hellmann | Data: 27/05/2011 |


Definindo os públicos de interesse para sua estratégia de comunicação online

Definindo os públicos de interesse para sua estratégia de comunicação online

Por Géssica Hellmann

Uma boa ideia para planejar sua estratégia de conteúdo online é classificar seu público-alvo em termos de grupos de interesse. Veja a seguir algumas ideias sobre como você pode classificar cada grupo de interesse que compõe o mix de público-alvo que você deseja atrair nas mídias sociais.

Podemos por exemplo, separá-los por afinidade:

  • Clientes atuais: você pode usar as mídias sociais para manter informados os seus clientes atuais sobre as novidades de seus produtos ou acompanhá-los em suas experiências com o produto no pós-venda.
  • Clientes em fase de negociação: você pode usar as mídias sociais para publicar artigos e informações que sejam úteis à tomada de decisão por parte dos clientes com quem você esteja em vias de fazer negócios.
  • Prospects e Leads: você pode usar as mídias sociais para criar um capital de boa vontade junto aos seus futuros clientes, abrindo caminho para o primeiro contato
  • Líderes de opinião: você pode usar as mídias sociais para conquistar os líderes de opinião em seu segmento, obtendo recomendações de pessoas cuja opinião é respeitada por seus clientes atuais e potenciais.
  • Jornalistas e blogueiros: você pode usar as mídias sociais para estabelecer contato direto com as pessoas para quem o seu produto é notícia.
  • Parceiros de negócios: você pode usar as mídias sociais para criar e manter um bom relacionamento com as empresas que participam do sucesso do seu negócio, como fornecedores, distribuidores e prestadores de serviços.

Para ajudar a classificar as necessidades de informação de cada grupo de interesse, tente descrever em duas a três pessoas cujos comportamentos, atitudes e opiniões possam ser considerados típicos dentro de cada um desses grupos.

Que informações, que argumentos você e a sua equipe de comunicação podem incluir na estratégia de conteúdo de sua empresa para influenciar cada grupo específico?

Para os clientes atuais, por exemplo, você pode oferecer informações que os ajudem a utilizar da forma mais eficiente seus produtos e serviços. Já para clientes em fase de negociação, você pode oferecer argumentos diferentes para auxiliar seu cliente no processo de compra em cada fase da negociação.

É preciso enfatizar sempre: ofereça conteúdo original, útil, informativo e atraente para os diferentes públicos que a sua empresa deseja conquistar ou fortalecer o relacionamento. Com esses dados em mãos, a sua equipe de editores já pode iniciar uma estratégia eficiente de conteúdo e planejar as ações e interações nas redes sociais para realizar seus objetivos de marketing.

Lembre-se: para planejar e implementar uma estratégia eficiente, que gere resultados para sua empresa, é preciso contar com uma equipe especializada trabalhando em tempo integral na produção de conteúdo e na implementação de ações estratégicas nas mídias sociais.

Quais são suas metas para os próximos 6 e 12 meses? Que tarefas as ações realizadas nas redes sociais precisam ser cumpridas para que você consiga atingir esses objetivos?

Você precisa de uma equipe de consultores especializados para planejar junto com você uma estratégia de comunicação de sucesso nas redes sociais? Entre em contato pelo formulário abaixo, ficaremos felizes em conversar com você.







Artigos relacionados

Os comentários estão fechados.