Géssica Hellmann & Alex Oliveira

Missão: Registramos neste blog nossas pesquisas e nosso pensamento profissional sobre produção e marketing de conteúdo.



Siga-nos!

   Perfil no Google Plus Feeds RSS


Gostou? Divulgue!

Você tem um blog e gostou de nosso conteúdo? Adicione um botãozinho para nós em seu blogroll. Basta copiar o código a seguir!

O resultado será:
Pesquisa - Redação - Projetos Editoriais



Direitos Autorais

O conteúdo deste blog é protegido por direitos autorais. Se você quiser reproduzir na web qualquer conteúdo originalmente publicado aqui, lembre-se de atribuir a autoria a Géssica Hellmann & Cia. Ltda e incluir um link direto para página de onde copiou o conteúdo.
Licença Creative Commons

Licença Creative Commons
Para mais detalhes, consulte nossa página sobre Direitos Autorais

Protegido contra plágio

Protected by Copyscape Online Plagiarism Test


Definindo objetivos de marketing para seu site: decida o que quer conseguir dentro de quanto tempo

Arquivos: ,

Autor: Alex Oliveira | Data: 26/03/2010 |


O título deste artigo já resume a ideia principal que você precisa fixar quando for definir seus objetivos: decida o quer conseguir dentro de quanto tempo.

Há quem gaste muito tempo discutindo as diferenças entre objetivos e metas quando, para todos os efeitos práticos, objetivos e metas são rigorosamente a mesma coisa. A diferença entre um e outro é apenas a dimensão de tempo: se você tem um grande objetivo para obter dentro de um ano, você só terá sucesso em realizá-lo caso cumpra os objetivos “intermediários” definidos para cada dia, semana e mês do ano.

Esses objetivos “menores” – objetivos intermediários que devem ser atingidos antes que seja possível a realização do objetivo final – são normalmente chamados de metas.

Uma definição formal ajudará a desfazer confusões e a conferir uma base sólida a todas as outras considerações deste artigo. Vejamos:

Objetivos são situações desejadas para o futuro as quais você está disposto a se esforçar para realizar ao fim de um determinado prazo

Essa é uma definição que inclui os três principais componentes de todos os objetivos:

1) Objetivos são situações desejadas para o futuro: ou seja, o objetivo é algo que você ainda não tem, mas deseja ardentemente conquistar. Ao definir claramente um objetivo e lembrar-se dele com frequência, você mantém ardente a chama do desejo e isso motiva você e sua equipe seguir em frente. Quando você perde de vista seus objetivos, é comum que você se sinta invadido por uma sensação de desânimo e falta de sentido, que o leva a se perguntar: “Mas por que estou perdendo meu tempo fazendo isso”? Quando se vir nessa situação, lembre-se de seu objetivo!

2) Objetivos são situações as quais você realmente quer conquistar e está disposto a se esforçar para conseguir. É diferente gostar de ouvir música e ter o objetivo de se tornar um músico, assim como é diferente gostar de esportes e ter o objetivo de se tornar um atleta campeão. Um objetivo é algo por que você está disposto a fazer um esforço especial, investindo tempo, dinheiro, estudo, energia física e mental.

3) Objetivos são situações que você quer ver realizadas dentro de um prazo definido. Quem tem um desejo ardente, tem pressa. Quem muito quer uma coisa, não quer esperar mais do que o tempo necessário para que o esforço dê resultado. Por isso, a definição de seus objetivos é sempre estabelecida em torno de um prazo, de uma dimensão de tempo.

Agora que definimos bem claramente o que é um objetivo, é hora de tratar dos objetivos de marketing para seu site.

Objetivos de marketing, necessariamente, envolvem os elementos do composto de marketing (marketing mix): produto, preço, distribuição e comunicação e, ainda que indiretamente, traduzem-se em termos relacionados a vendas.

No caso de uma loja virtual, os objetivos podem ser estabelecidos em termos como os seguintes:

  • Alcançar um patamar mínimo de 10 mil reais em vendas mensais realizadas através do site dentro de 6 meses.
  • Dentro de 3 meses, chegar a um número médio de 40 pedidos por dia útil através do site.
  • Aumentar em 5% ao mês o valor do gasto médio por cliente de nosso site durante os próximos 12 meses.
  • Aumentar em 30% o número de pedidos por 1000 visitas ao site dentro de 18 meses.

Repare como destacamos em negrito nos exemplos acima as quantidades que você pode medir: reais em vendas, pedidos por dia, gasto médio por cliente, pedidos por 1000 visitas ao site. Se você pode medir o objetivo, você também pode verificar, a qualquer tempo, se suas ações estão realmente aproximando você do objetivo ou se é necessário corrigir as ações atuais para realizar o que você deseja.

Essa característica dos objetivos leva ao conceito de objetivos intermediários, as famosas metas. Vejamos um exemplo:

Se você quer chegar a uma situação em que fatura 10 mil reais por mês dentro de 6 meses, e seu ponto de partida atual é um faturamento de 1 mil reais por mês, é justo supor que você precisa implementar ações que o levem a vender, digamos, 2.500 reais no primeiro mês, 4 mil reais no segundo mês, 5.500 reais no terceiro mês, e assim por diante.

Se você chegar ao final do terceiro mês e notar que ainda está vendendo 3 mil reais ao mês, é certo que você terá de fazer ajustes nas suas ações, ou vai ficar cada vez mais difícil realizar o desejo de vender 10 mil reais no sexto mês.

É essa a finalidade mais importante das metas: elas indicam se você precisa fazer ajustes nas suas ações para realizar o objetivo maior.

Após estas simples explicações sobre as características das metas e dos objetivos de marketing, torna-se claro que ninguém deveria iniciar um negócio online sem ter antes claramente definido o que pretende conquistar dentro de prazos também claramente definidos.

Entretanto, a maioria dos contatos que recebo através deste site são justamente de empresários que não fazem a mínima ideia sobre o que querem conquistar com seus sites dentro de quanto tempo. Quando indago sobre seus objetivos com o site, as respostas são tão vagas como “vender”, “aparecer no Google” ou “conquistar clientes”.

O mais interessante é que essas pessoas não sabem o querem conseguir com meus serviços mas, mesmo assim, pedem-me que faça uma proposta detalhada com orçamento. Alguns, inclusive, já chegam pedindo antecipadamente um “desconto”!

Se você está nesse caso, eu posso ser muito mais útil a você ajudando-o a formular objetivos e metas realistas para seu negócio, procurando compatibilizar o que você quer conseguir com o que você pode pagar.

Faço portanto, o convite: se você ainda não tem clareza sobre os objetivos de marketing que pode atingir com seu site, contrate nossos serviços de consultoria de marketing para ajudá-lo. Preencha o formulário a seguir e entre em contato!







Artigos relacionados

Os comentários estão fechados.