Curadoria de conteúdo social aumenta engajamento

A Livefyre divulgou recentemente seu estudo sobre as tendências do Marketing em Mídias Sociais, realizado no segundo trimestre de 2013. O relatório foi produzido a partir das respostas de mais de 200 executivos de diversos setores a um questionário online entre os dias 30 de maio e 30 de junho deste ano. Confira a seguir os principais resultados.

Curadoria de conteúdo aumenta o engajamento para 83% das empresas pesquisadas. Fonte: Livefyre (2013) - Gráfico por Géssica Hellmann & Cia
Curadoria de conteúdo aumenta o engajamento para 83% das empresas pesquisadas. Fonte: Livefyre (2013) – Gráfico por Géssica Hellmann & Cia
  • 82% relatam um aumento do engajamento dos usuários como resultado de atividades de curadoria de conteúdo em seus websites e aplicativos móveis.
  • 58% usam curadoria de conteúdo para conectar-se diretamente a seus públicos.
  • 57% relatam aumento na audiência de seus websites.
  • Twitter (93%) e Facebook (89%) foram as fontes de conteúdo mais frequentemente citadas para as atividades de curadoria social, muito à frente de Youtube (50%) e Instagram (41%).
  • 73% relatam o uso de algum tipo de aplicativo social em seus websites. Desse grupo:
    ▪ 88% relatam progresso no engajamento do usuário com suas marcas
  • ▪ 54% citaram “conectar-se diretamente a seus públicos” como benefício-chave
    ▪ 42% citaram aumento na duração média das visitas ao site
    ▪ 41% relataram aumento no número de visitas ao site
    ▪ Apenas 5% disseram não ter percebido benefício algum.

Consequências para as empresas brasileiras

A curadoria de conteúdo é uma tática poderosa, desde que utilizada com inteligência. Para que uma campanha de conteúdo baseada em curadoria seja bem sucedida, é indispensável nortear-se por alguns princípios e boas práticas.

Em primeiro lugar, é preciso respeitar o direito autoral. O fato de que você está divulgando um conteúdo em seu website ou perfil das redes sociais não o torna dono dele. Assim, é indispensável incluir o nome do autor e um link para a página original de onde o conteúdo foi retirado.

Segundo, é preciso alinhar o conteúdo divulgado à estratégia de comunicação. Temos visto muitas empresas divulgando conteúdo apenas com o objetivo de gerar “efeito viral” sem nenhuma preocupação aparente com o fato de que alguns desses conteúdos contradizem as promessas de sua marca.

Terceiro, é importante mesclar conteúdo original ao conteúdo de terceiros. Afinal, somente sua empresa será capaz de mostrar ao seu público as promessas de sua marca, isto é, o conjunto de benefícios que só a sua empresa oferece aos seus clientes.

Para conhecer um exemplo de curadoria de conteúdo realizado por nossa empresa, inscreva-se no grupo BizDrops – Informação Interativa de Negócios no Facebook. Para desenvolver um projeto competente e eficaz de curadoria de conteúdo para sua empresa, entre em contato pelo formulário a seguir.

[si-contact-form form=”1″]