Géssica Hellmann & Alex Oliveira

Missão: Registramos neste blog nossas pesquisas e nosso pensamento profissional sobre produção e marketing de conteúdo.



Siga-nos!

   Perfil no Google Plus Feeds RSS


Gostou? Divulgue!

Você tem um blog e gostou de nosso conteúdo? Adicione um botãozinho para nós em seu blogroll. Basta copiar o código a seguir!

O resultado será:
Pesquisa - Redação - Projetos Editoriais


Direitos Autorais

O conteúdo deste blog é protegido por direitos autorais. Se você quiser reproduzir na web qualquer conteúdo originalmente publicado aqui, lembre-se de atribuir a autoria a Géssica Hellmann & Cia. Ltda e incluir um link direto para página de onde copiou o conteúdo.
Licença Creative Commons

Licença Creative Commons
Para mais detalhes, consulte nossa página sobre Direitos Autorais

Protegido contra plágio

Protected by Copyscape Online Plagiarism Test


Curadoria de conteúdo social aumenta engajamento

Arquivos: ,

Autor: Géssica Hellmann | Data: 30/08/2013 |

A Livefyre divulgou recentemente seu estudo sobre as tendências do Marketing em Mídias Sociais, realizado no segundo trimestre de 2013. O relatório foi produzido a partir das respostas de mais de 200 executivos de diversos setores a um questionário online entre os dias 30 de maio e 30 de junho deste ano. Confira a seguir os principais resultados.

Curadoria de conteúdo aumenta o engajamento para 83% das empresas pesquisadas. Fonte: Livefyre (2013) - Gráfico por Géssica Hellmann & Cia

Curadoria de conteúdo aumenta o engajamento para 83% das empresas pesquisadas. Fonte: Livefyre (2013) – Gráfico por Géssica Hellmann & Cia

  • 82% relatam um aumento do engajamento dos usuários como resultado de atividades de curadoria de conteúdo em seus websites e aplicativos móveis.
  • 58% usam curadoria de conteúdo para conectar-se diretamente a seus públicos.
  • 57% relatam aumento na audiência de seus websites.
  • Twitter (93%) e Facebook (89%) foram as fontes de conteúdo mais frequentemente citadas para as atividades de curadoria social, muito à frente de Youtube (50%) e Instagram (41%).
  • 73% relatam o uso de algum tipo de aplicativo social em seus websites. Desse grupo:
    ▪ 88% relatam progresso no engajamento do usuário com suas marcas
  • ▪ 54% citaram “conectar-se diretamente a seus públicos” como benefício-chave
    ▪ 42% citaram aumento na duração média das visitas ao site
    ▪ 41% relataram aumento no número de visitas ao site
    ▪ Apenas 5% disseram não ter percebido benefício algum.

Consequências para as empresas brasileiras

A curadoria de conteúdo é uma tática poderosa, desde que utilizada com inteligência. Para que uma campanha de conteúdo baseada em curadoria seja bem sucedida, é indispensável nortear-se por alguns princípios e boas práticas.

Em primeiro lugar, é preciso respeitar o direito autoral. O fato de que você está divulgando um conteúdo em seu website ou perfil das redes sociais não o torna dono dele. Assim, é indispensável incluir o nome do autor e um link para a página original de onde o conteúdo foi retirado.

Segundo, é preciso alinhar o conteúdo divulgado à estratégia de comunicação. Temos visto muitas empresas divulgando conteúdo apenas com o objetivo de gerar “efeito viral” sem nenhuma preocupação aparente com o fato de que alguns desses conteúdos contradizem as promessas de sua marca.

Terceiro, é importante mesclar conteúdo original ao conteúdo de terceiros. Afinal, somente sua empresa será capaz de mostrar ao seu público as promessas de sua marca, isto é, o conjunto de benefícios que só a sua empresa oferece aos seus clientes.

Para conhecer um exemplo de curadoria de conteúdo realizado por nossa empresa, inscreva-se no grupo BizDrops – Informação Interativa de Negócios no Facebook. Para desenvolver um projeto competente e eficaz de curadoria de conteúdo para sua empresa, entre em contato pelo formulário a seguir.







Os comentários estão fechados.