Géssica Hellmann & Alex Oliveira

Missão: Registramos neste blog nossas pesquisas e nosso pensamento profissional sobre produção e marketing de conteúdo.



Siga-nos!

   Perfil no Google Plus Feeds RSS


Gostou? Divulgue!

Você tem um blog e gostou de nosso conteúdo? Adicione um botãozinho para nós em seu blogroll. Basta copiar o código a seguir!

O resultado será:
Pesquisa - Redação - Projetos Editoriais



Direitos Autorais

O conteúdo deste blog é protegido por direitos autorais. Se você quiser reproduzir na web qualquer conteúdo originalmente publicado aqui, lembre-se de atribuir a autoria a Géssica Hellmann & Cia. Ltda e incluir um link direto para página de onde copiou o conteúdo.
Licença Creative Commons

Licença Creative Commons
Para mais detalhes, consulte nossa página sobre Direitos Autorais

Protegido contra plágio

Protected by Copyscape Online Plagiarism Test


Conceitos-chaves de otimização de sites (2) – Densidade e Freqüência de palavras-chaves

Arquivos:

Autor: Alex Oliveira | Data: 24/01/2008 |


Após examinar o conceito de proeminência, abordaremos agora duas idéias de seo on-page que requerem grande cautela por parte do webmaster para evitar a armadilha do black-hat.

Freqüência é o número absoluto de ocorrências de uma palavra ou expressão-chave em um texto. Por exemplo, se você repetir sete vezes a palavra “Google” em uma página de um blog, diz-se que a freqüência da palavra-chave “google” em seu blog é 7.

O número absoluto de repetições de uma palavra-chave em seu texto não é tão importante quanto a relação desse número com o total de palavras em uma página. Se seu texto tem 30 palavras e sete repetições de uma mesma palavra, não é preciso dizer que seu texto está muito mal-escrito! Por outro lado, se repete sete vezes a mesma palavra em um texto com um total de 300 palavras, essa repetição pode ser considerada um indicador do assunto principal, do tema-central do seu texto.

Por uma questão de eficiência na comunicação, os seres humanos tendem a repetir palavras em seus textos: as palavras que representam o tema que estão abordando. Os robôs de busca levam em conta esse fato. Por outro lado, os seres humanos também tendem a eliminar o excesso de repetições de palavras em seu textos, limitando-as ao mínimo necessário à compreensão do texto. Esse é um fato que os robôs podem ou não levar em consideração. Para entender melhor esse conceito, é preciso explicar o conceito de densidade.

Chama-se densidade de palavra-chave à expressão percentual do resultado da divisão da freqüência de uma palavra-chave pelo total de palavras de um texto. Assim, a densidade de uma palavra-chave com freqüência 7 em um texto com um total de 300 palavras é igual a 2,3%, contra 23,3% no caso de um texto com 30 palavras.

A densidade de palavras-chaves já teve maior importância na história do SEO. Nos primórdios da ferramentas de busca, bastava estufar sua página com palavras-chaves para conseguir manipular os resultados das pesquisas.

Os robôs ficaram mais espertos, mas não muito. A densidade de palavras-chaves continua sendo um conceito central nas táticas black-hat. Basicamente, o webmaster testa diversos índices de densidade até descobrir o índice máximo atualmente aceito (trata-se de um alvo móvel) pelos robôs de busca e publica sua página “estufada” com palavras-chaves (“keyword stuffed”), sem a menor preocupação com o usuário final. Quando o webmaster black-hat tem alguma preocupação mínima com usuários, publica o texto sem-sentido camuflado, usando algumas das técnicas que abordamos anteriormente.

A meu ver, essa tática envolve trabalho e riscos excessivos para um benefício duvidoso. Uma página com índice de densidade de palavras-chaves alto demais tem maior probabilidade de ser banida em denúncias de concorrentes do que de obter proeminência a longo prazo nas buscas.

Por outro lado, trata-se de excelente oportunidade para produzir uma página orientada para palavra-chave! Uma página orientada para palavra-chave não é uma página estufada, mas uma página com um texto bom, fluido, fácil de ler, com densidade de palavra-chave suficiente para demarcar o seu tema aos olhos do usuário e na avaliação algorítmica dos robôs. Em geral, você não precisa de um índice de densidade maior do que alguma coisa entre 1-3% para obter esse resultado, incluindo aí as variações da palavra principal: sinônimos, expressões semelhantes, variações de grafia, versões em outras línguas, etc.

Uma maneira de avaliar se a densidade de palavras-chaves está boa o bastante é pedir para outra pessoa ler o texto. Se essa pessoa reclamar do excesso de repetições, corte sem medo. Um texto que soe natural aos ouvidos de um leitor humano certamente não criará problemas para você juntos aos robôs de busca.

Precisa de ajuda? Entre em contato pelo formulário abaixo!







Artigos relacionados

Os comentários estão fechados.