Géssica Hellmann & Alex Oliveira

Missão: Registramos neste blog nossas pesquisas e nosso pensamento profissional sobre produção e marketing de conteúdo.



Siga-nos!

   Perfil no Google Plus Feeds RSS


Gostou? Divulgue!

Você tem um blog e gostou de nosso conteúdo? Adicione um botãozinho para nós em seu blogroll. Basta copiar o código a seguir!

O resultado será:
Pesquisa - Redação - Projetos Editoriais


Direitos Autorais

O conteúdo deste blog é protegido por direitos autorais. Se você quiser reproduzir na web qualquer conteúdo originalmente publicado aqui, lembre-se de atribuir a autoria a Géssica Hellmann & Cia. Ltda e incluir um link direto para página de onde copiou o conteúdo.
Licença Creative Commons

Licença Creative Commons
Para mais detalhes, consulte nossa página sobre Direitos Autorais

Protegido contra plágio

Protected by Copyscape Online Plagiarism Test


Compras online: influências tradicionais e tecnologia

Arquivos: , , , ,

Autor: Géssica Hellmann | Data: 09/01/2013 |

As empresas Baynote e e-tailing realizaram entre os dias 24 de novembro de 5 dezembro de 2012 o estudo “3rd Annual Holiday Online Shopping Survey[1]. A pesquisa envolveu 1.000 compradores online americanos e seu objetivo era desvendar os principais fatores influentes sobre seu comportamento de compra. Veja a seguir os principais resultados.

  • Influências-chaves. Os fatores apontados como os mais influentes nas compras online foram as Avaliações e críticas online (33%), Pesquisa no Google (28%), Promoções por E-mail (25%) e Catálogos Impressos (22%). Foram mencionados por menos de 20% dos respondentes o Facebook (15%), a Publicidade Móbile (10%), o Twitter (10%) e o Pinterest (10%).
  • Smartphones e tablets. Embora a Publicidade Móbile tenha sido mencionada por apenas 10% dos respondentes, o móbile marketing em sentido mais amplo já exerce forte influência sobre as decisões de compras online. Veja mais detalhadamente no gráfico 1 a influência dos smartphones e tablets sobre as decisões de compras online.
Gráfico 1 - Influência dos smartphones e tablets sobre as compras online. Fonte: Baynote/e-taling Gráfico por Géssica Hellmann & Cia

Gráfico 1 – Influência dos smartphones e tablets sobre as compras online. Fonte: Baynote/e-taling Gráfico por Géssica Hellmann & Cia – Clique na imagem para vê-la em tamanho maior (1047×615)

  • Comparação de preços e pesquisa de disponibilidade. A pesquisa checou a adoção de diversos métodos adotados pelos consumidores para comparar preços e verificar a disponibilidade de produtos. Confira no gráfico 2 como a influência dos seis primeiros métodos, considerados “modernos” na pesquisa, convive perfeitamente com os três últimos, considerados “tradicionais”.
Gráfico 2 - Métodos de pesquisa de preços e disponibilidade empregados pelo consumidor. Fonte: Baynote/e-tailing (2013). Gráfico por Géssica Hellmann & CIa. Clique na imagem para vê-la em tamanho maior (1307x782)

Gráfico 2 – Métodos de pesquisa de preços e disponibilidade empregados pelo consumidor. Fonte: Baynote/e-tailing (2013). Gráfico por Géssica Hellmann & CIa. Clique na imagem para vê-la em tamanho maior (1307×782)

  • Fatores determinantes da compra. Também na hora da decisão de compra, os fatores “modernos” coexistem com os fatores tradicionais, como se pode conferir no gráfico 3.
Fatores infliuentes sobre a decisão final de compra. Fonte: Baynote/e-tailing (2013). Gráfico por Géssica Hellmann & Cia. Clique na imagem para vê-la em tamanho maior (1154 × 681)

Fatores infliuentes sobre a decisão final de compra. Fonte: Baynote/e-tailing (2013). Gráfico por Géssica Hellmann & Cia. Clique na imagem para vê-la em tamanho maior (1154 × 681)

Conclusões e aplicabilidade ao contexto brasileiro

Mais uma vez, temos um “mapa rodoviário” contendo uma compilação das mais importantes variáveis envolvidas no comportamento do consumidor online, cujos dados certamente devem ser verificados no contexto do consumidor brasileiro. O resultado mais importante dessa pesquisa, porém, não está exatamente nos números individuais, mas no conjunto que eles formam.

Em termos simples, percebemos que a internet e a tecnologia móvel enriqueceram mais do que “revolucionaram” o comportamento de compra. O consumidor, hoje, dispõe de maior número de critérios para avaliar fornecedores, produtos, preços e condições de compra do que antes. Porém, apesar de todo o hype, os critérios “tradicionais” continuam válidos e, exatamente por isso, preservam sua relevância sobre a decisão de compra do consumidor.

Em poucas palavras, a tecnologia veio para somar, não para destruir.

Caso você precise de ajuda para guiar sua empresa nos processos de compra do consumidor, entre em contato pelo formulário a seguir.

1 – Tradução: “Terceiro Levantamento Anual de Compras Online no Feriado”.







Os comentários estão fechados.