Géssica Hellmann & Alex Oliveira

Missão: Registramos neste blog nossas pesquisas e nosso pensamento profissional sobre produção e marketing de conteúdo.



Siga-nos!

   Perfil no Google Plus Feeds RSS


Gostou? Divulgue!

Você tem um blog e gostou de nosso conteúdo? Adicione um botãozinho para nós em seu blogroll. Basta copiar o código a seguir!

O resultado será:
Pesquisa - Redação - Projetos Editoriais



Direitos Autorais

O conteúdo deste blog é protegido por direitos autorais. Se você quiser reproduzir na web qualquer conteúdo originalmente publicado aqui, lembre-se de atribuir a autoria a Géssica Hellmann & Cia. Ltda e incluir um link direto para página de onde copiou o conteúdo.
Licença Creative Commons

Licença Creative Commons
Para mais detalhes, consulte nossa página sobre Direitos Autorais

Protegido contra plágio

Protected by Copyscape Online Plagiarism Test


Composto de comunicação: integrando as mensagens que convergem para sua marca

Arquivos: , ,

Autor: Alex Oliveira | Data: 25/03/2010 |


No último artigo, abordamos rapidamente o conceito de composto de marketing e suas funções: produto, preço, distribuição e comunicação. O que não tivemos tempo de dizer naquele artigo foi que a cada elemento do composto de marketing também é um composto à parte, com suas funções próprias e diversas subfunções. Observe a figura a seguir:

Composto de Comunicação: aplicação integrada de diversas ferramentas.

Composto de Comunicação: aplicação integrada de diversas ferramentas.

A figura mostra um cabo de áudio composto por diversos cabos menores, identificados pelas cores dos plugues presos em uma das pontas. Deste modo, se o nome do cabo é “composto de comunicação” cada um dos plugues tem o nome de uma das funções do composto de comunicação de marketing: propaganda, vendas, promoção de vendas, relações públicas, marketing direto (1). Repare que, embora se apresentem como plugues coloridos separados, cada um dos fios corre unido aos demais até que todos se unem no único plugue preto, na outra ponta do cabo.

Você precisa começar a pensar a comunicação da sua empresa como o cabo da figura: em vez de ações isoladas, você precisa de ações que causem impacto juntas, sempre unidas na ponta da estratégia de comunicação.

Em uma palavra: o plugue preto na figura representa a sua marca!

Explicando melhor: embora o tema do “Branding” (política de marcas) tenha assumido grande popularidade e complexidade aparente, o conceito essencial que você precisa reter é o seguinte:

Sua marca é
o conjunto de experiências que o cliente tem com sua empresa.

O símbolo, o logotipo, as cores, imagens e slogans tudo isso só tem valor se faz o cliente lembrar-se das experiências que já teve com sua empresa. A maior parte da experiência que o cliente tem com sua empresa envolve, necessariamente, comunicação.

Seu logotipo é uma mensagem. Ele é a síntese de tudo o que você diz em seus anúncios, no seu website, no design e embalagem de seus  produtos, no contato telefônico com os seus vendedores, na “fila do caixa”, nas  promoções que você faz, nos eventos que sua empresa promove, nas entrevistas que seus executivos concedem aos jornais.

Por isso, você precisa garantir que o cliente sempre receba a mesma mensagem sobre a sua empresa e seus produtos, não importando o meio pelo qual vai ocorrer o contato.

Por exemplo, se você disser em um lugar que seu produto é “o mais barato” e, em outro, que “é um pouco mais caro, mas tem mais qualidade”, não se surpreenda caso muitos de seus clientes fiquem confusos e desistam de comprar a sua marca.

Você precisa fugir do que chamamos, em artigo anterior, de “marketing de galho em galho”. Talvez você tenha conseguido fazer sua empresa crescer até hoje usando ações isoladas de comunicação, sem nenhum esforço especial de integração entre esses esforços.

Esse tipo de tática pode até funcionar quando a empresa é muito pequena, com reduzido número de clientes. Mas, quando sua empresa começa a crescer e ampliar seu raio de ação no mercado, esses esforços isolados revelam-se cada vez menos eficientes e o mínimo descuido pode torná-los verdadeiramente nocivos à sua marca.

Lembre-se: quando sua marca envia mensagens confusas ou ambíguas, você acaba afugentando clientes em vez de atraí-los.

Se a sua empresa se encontra nesse estágio em que a segurança de crescimento no futuro próximo depende de uma integração profissional de todos os seus esforços de comunicação, entre em contato pelo formulário a seguir e contrate nossos serviços de consultoria em comunicação de marketing online.







Artigos relacionados

Os comentários estão fechados.