Géssica Hellmann & Alex Oliveira

Missão: Registramos neste blog nossas pesquisas e nosso pensamento profissional sobre produção e marketing de conteúdo.



Siga-nos!

   Perfil no Google Plus Feeds RSS


Gostou? Divulgue!

Você tem um blog e gostou de nosso conteúdo? Adicione um botãozinho para nós em seu blogroll. Basta copiar o código a seguir!

O resultado será:
Pesquisa - Redação - Projetos Editoriais


Direitos Autorais

O conteúdo deste blog é protegido por direitos autorais. Se você quiser reproduzir na web qualquer conteúdo originalmente publicado aqui, lembre-se de atribuir a autoria a Géssica Hellmann & Cia. Ltda e incluir um link direto para página de onde copiou o conteúdo.
Licença Creative Commons

Licença Creative Commons
Para mais detalhes, consulte nossa página sobre Direitos Autorais

Protegido contra plágio

Protected by Copyscape Online Plagiarism Test


Como usar o Facebook para fazer negócios e ampliar a visibilidade de sua marca

Arquivos:

Autor: Géssica Hellmann | Data: 21/09/2011 |

Facebook para gerar Negócios

Facebook para gerar Negócios

O Facebook atualmente possui cerca de 750 milhões de usuários ativos, é o segundo site mais visitado no mundo depois do Google. No Brasil, o Facebook já ocupa o terceiro lugar em número de visitas. Assim, é primordial desenvolver uma estratégia para o Facebook que permita aproveitar todo esse potencial para captação de clientes e geração de negócios. Neste artigo, você vai aprender quais são os conceitos básicos em que você deve basear sua estratégia de comunicação no Facebook.

Facebook: entenda a diferença entre uma Página Empresarial e um Perfil Pessoal

As Páginas Empresariais do Facebook permitem que você designe vários administradores, de modo que você pode montar uma equipe para ajudar a gerenciar o espaço. Por outro lado, os Perfis Pessoais são destinados a pessoas físicas, pessoas como você. Para adicionar um amigo, é preciso haver aceitação mútua, ao passo que qualquer pessoa pode se tornar um fã de uma Página Empresarial, sem necessidade de aprovação por parte de um administrador.

A criação de uma Página Empresarial no Facebook é um recurso totalmente gratuito, mas que exige dedicação integral para conquistar um número de fãs suficiente para fortalecer a sua marca.

Na Página de sua empresa no Facebook, você deve compartilhar conteúdo informativo sobre o segmento em que você atua. Você pode integrar o seu blog corporativo com sua Página Empresarial, permitindo que seus fãs recebam as atualizações publicadas no blog oficial de sua empresa.

É imprescindível que a sua empresa mantenha um calendário de atualizações com periodicidade diária. Mantenha seu público informado também sobre os eventos que sua empresa promove ou dos quais participa. Para fortalecer a estratégia de comunicação online de sua empresa, faça a integração de outras redes sociais como o Twitter, LinkedIn, Youtube à página da sua empresa no Facebook.

O papel do Evangelista: é hora de usar sua Página Empresarial no Facebook para “catequizar” o seu público!

Depois de criar uma Página Empresarial no Facebook, a sua empresa precisará de “evangelistas”, isto é, pessoas que representem sua marca e estejam autorizados a falar em nome da empresa nas redes sociais.

O contato do evangelista com os seus públicos-alvos deve ser feito diariamente. Por isso, a solução mais eficiente é dividir o público em grupos segundo os seus interesses, de forma que a possibilitar uma interação personalizada.

O evangelista deve também participar ativamente de grupos, coletando informações, opiniões, divulgando ideias e conteúdos referentes à marca da sua empresa. Deste modo, o evangelista precisa reunir as seguintes qualidades:

1 – Habilidade em relações humanas: capacidade de se comunicar e cativar pessoas com os mais diferentes tipos de temperamento.

2 – Ser um excelente leitor e ouvinte: capacidade de entender o que as pessoas realmente querem quando manifestam seus pensamentos.

3 – Falar do que interessa ao seu público: capacidade de enfatizar os pontos-chaves de sua mensagem com base no que as pessoas realmente querem saber.

Para conquistar pessoas, é preciso ser uma pessoa!

Lembre-se de que você está se dirigindo a pessoas como você e eu. Todos nós gostamos  de receber atenção e de conversar com outras pessoas. Por isso, é fundamental que o evangelista de sua marca nas redes sociais seja uma pessoa real, com excelente habilidade em relações humanas, alguns anos de experiência na web e uma boa rede de relacionamentos que possa influenciar de modo positivo a sua marca para milhares de pessoas.

Assim, vale salientar um erro comum, que é criar um perfil empresarial usando o recurso de criação de perfis pessoais. Embora muitas empresas escrevam sua razão social nos campos “Nome” e “Sobrenome” e a data de fundação da empresa no lugar da “Data de Nascimento”, o fato é que esse tipo de perfil tem reduzida credibilidade e enfrenta forte rejeição por parte dos usuários, além de violar explicitamente os termos de uso do Facebook.

Vamos apresentar agora o caso real de um nossos clientes, ilustrando na prática como é possível criar uma Página Empresarial no Facebook para conquistar clientes, fazer negócios e ampliar a visibilidade de sua marca.

Página Empresarial no Facebook: o caso Informa Group Latin America

O primeiro passo foi criar a página oficial da empresa no Facebook. Como o Informa Group atende a um público bastante diversificado, por incluir profissionais líderes em mais de 20 diferentes segmentos, nosso primeiro passo foi identificar os grupos prioritários e, então, planejar o conteúdo a ser compartilhado de forma personalizada para cada um desses grupos.

Numa segunda etapa, o objetivo foi conquistar a confiança e a amizade de integrantes-chaves (líderes de opinião) em cada um desses segmentos. Nos primeiros 6 meses de atuação, o foco foi estebelecido em intensificar e fortalecer a relação com algumas centenas de pessoas influentes nos segmentos prioritários da empresa. O contato é feito de forma personalizada, um a um, e envolve comentários nos murais, compartilhamento de novos conteúdos, troca de ideias e coleta de opiniões do público.

Como resultado desse trabalho, nos últimos 30 dias o conteúdo compartilhado na Página do Informa Group no Facebook registrou um aumento de 479% no número de publicações visualizadas e de 688% na Repercussão dessas publicações.

Outro fato notável, é o grande número de cliques nos links “Curtir” dos artigos publicados no blog oficial da empresa, chegando a ultrapassar 300 cliques em um caso. Também registramos centenas de comentários positivos, recebidos ao longo do mês, sobre os eventos e conteúdos divulgados pela marca no Facebook.

A sua empresa já possui uma estratégia de comunicação empresarial nas redes sociais? Lembre-se: os seus clientes já estão no Facebook. Eles comentam, compartilham experiências, recomendam produtos, serviços, dialogam e influenciam outras pessoas. A sua empresa participa deste diálogo?

Entre em contato para começarmos já o fortalecimento da sua marca na Internet.







Os comentários estão fechados.