Géssica Hellmann & Alex Oliveira

Missão: Registramos neste blog nossas pesquisas e nosso pensamento profissional sobre produção e marketing de conteúdo.



Siga-nos!

   Perfil no Google Plus Feeds RSS


Gostou? Divulgue!

Você tem um blog e gostou de nosso conteúdo? Adicione um botãozinho para nós em seu blogroll. Basta copiar o código a seguir!

O resultado será:
Pesquisa - Redação - Projetos Editoriais



Direitos Autorais

O conteúdo deste blog é protegido por direitos autorais. Se você quiser reproduzir na web qualquer conteúdo originalmente publicado aqui, lembre-se de atribuir a autoria a Géssica Hellmann & Cia. Ltda e incluir um link direto para página de onde copiou o conteúdo.
Licença Creative Commons

Licença Creative Commons
Para mais detalhes, consulte nossa página sobre Direitos Autorais

Protegido contra plágio

Protected by Copyscape Online Plagiarism Test


Como medir resultados em Mídia Social

Arquivos: , ,

Autor: Géssica Hellmann | Data: 23/04/2008 |


Hoje falaremos sobre métricas em mídia social e dicas para obter um bom feedback de seus visitantes online.

A pergunta é: como medir o investimento e o resultado conquistado em Mídias Sociais para seus sites? Algumas métricas já conhecidas de SEO podem ser utilizadas para acompanhar o resultado:

– A quantidade de visitantes únicos

– O tempo gasto no local

– Total de tempo gasto por usuário

– Freqüência de visitas

– Profundidade da visita

– Conversões

Você pode acompanhar a maioria dessas métricas através de ferramentas de análise de web, um exemplo gratuito é o Google Analytics. Em seguida, evidentemente, se você estiver usando uma boa ferramenta de pesquisa “paga”, você vai querer examinar outras métricas como cliques, impressões, taxa de cliques, as taxas de conversão, etc.

Michael Brito lembra que é importante considerar em Mídias Sociais:

[Editado em 09/12/2012: o artigo de Michael Brito não está disponível no endereço http://www.britopian.com/2007/03/16/5-distinct-characteristics-of-social-media/ nesta data]

Leitura de conteúdo – se você tiver um blog, uma boa forma de medir o sucesso está em acompanhar quem está lendo o seu blog e de onde são provenientes esses visitantes. Existem várias ferramentas analíticas que mostram qual o conteúdo mais popular do seu site (blog); quanto tempo eles estavam nessa página, de onde vieram e, também, a taxa de rejeição (porcentagem dos visitantes que saíram do seu site após visitar uma página específica).

Contribuição – Se você tem um blog, pode ser interessante permitir comentários: uma rápida e fácil métrica para controlar o número de visitantes que estão, na realidade, interagindo (comentando), em seu blog.

Quem favoritou seu site / blog posts – há várias maneiras que você pode olhar para essa métrica. Você pode usar sua ferramenta web analítica para fazer um “mapeamento” e verificar quantos visitantes estão clicando sobre os ícones de seu serviços de bookmarking. Pode ser muito demorado e trabalhoso gastar tempo pesquisando em Digg, Del.icio.us, Stumbleupon e Netscape.

Feed RSS – também é possível medir quantos visitantes estão assinando seus feeds RSS.

Outra maneira interessantíssima de medir resultados em mídia social é saber quem está falando sobre você, ou seja, quem está linkando para seu site. Essa pesquisa pode ser feita através do através do Technorati ou pesquisas no Google e Yahoo para as seguintes termos: link:http://www.seuwebsite.com.br . Ou pode usar ferramentas com WEBCEO, por exemplo.

Segundo Mack Collier “O verdadeiro poder de blogar é que ele lhe dá a capacidade de se conectar com as pessoas”.

Você deve acima de tudo manter atualizado seu site de conteúdo ou blog, se quiser manter leitores fiéis. É importante incentivar os leitores a deixar comentários para iniciar uma conversa. Uma dica é fazer perguntas para os seus leitores em seus artigos. Questione a opinião deles: Seja um ouvido insistente!

Depois de obter algumas observações, responda a todas elas. Por um lado, ele dará a quem comentou um motivo para voltar, e conversas que vêm de comentários muitas vezes podem inspirar futuros posts. Também pode ser que algumas coisas que se encaixam direito em seu artigo que você não tinha pensado anteriormente e eles serão como recursos adicionais para os seus leitores.

Mantenha os spammers fora de seus blogs! Eu para isso costumo usar moderação nos comentários.

Para Chris Crum “Os blogs são mais do que simplesmente escrever. São interação.”

Converse com seus leitores, encoraje-os a participar da conversa. Midia Social não é um monólogo: as pessoas também querem ser ouvidas! Por isso promova sempre o diálogo!

Então, o que você tem a dizer sobre isso? Precisa de ajuda? Entre em contato pelo formulário abaixo!







Artigos relacionados

Os comentários estão fechados.