Géssica Hellmann & Alex Oliveira

Missão: Registramos neste blog nossas pesquisas e nosso pensamento profissional sobre produção e marketing de conteúdo.



Siga-nos!

   Perfil no Google Plus Feeds RSS


Gostou? Divulgue!

Você tem um blog e gostou de nosso conteúdo? Adicione um botãozinho para nós em seu blogroll. Basta copiar o código a seguir!

O resultado será:
Pesquisa - Redação - Projetos Editoriais


Direitos Autorais

O conteúdo deste blog é protegido por direitos autorais. Se você quiser reproduzir na web qualquer conteúdo originalmente publicado aqui, lembre-se de atribuir a autoria a Géssica Hellmann & Cia. Ltda e incluir um link direto para página de onde copiou o conteúdo.
Licença Creative Commons

Licença Creative Commons
Para mais detalhes, consulte nossa página sobre Direitos Autorais

Protegido contra plágio

Protected by Copyscape Online Plagiarism Test


Como escolher as palavras-chaves para otimizar meu site?

Arquivos:

Autor: Alex Oliveira | Data: 18/09/2007 |

No último post, tratamos sobre como otimizar suas meta-tags com suas palavras-chaves. Mas faltou uma explicação essencial: como escolher as palavras-chaves? Essa é uma pergunta cuja resposta óbvia está, geralmente, errada.

Por exemplo, se você quer fazer um site sobre “cinema”. “Obviamente” você deve tentar otimizar seu site para a palavra-chave “cinema”, certo?

Errado… A menos que você tenha um caminhão de dinheiro para investir no marketing de seu site – caso em que você não precisa de SEO.

Vamos tirar a prova? Digite a palavra “cinema” no Google. Vou fazê-lo agora. Veja o resultado:

“Resultados 1 – 10 de aproximadamente 266.000.000 para cinema”

Uau! Seu site sobre cinema vai competir com DUZENTOS E SESSENTA E SEIS MILHÕES de outras páginas web que tratam do mesmo assunto!

Nem é preciso dizer que vai ser quase impossível atrair a atenção dos robôs de busca e destacar-se em meio a tamanha multidão sem um grande dispêndio de dinheiro e, mesmo assim, talvez você consiga apenas ficar entre os trinta primeiros resultados…

O segredo é descobrir um assunto especializado, pertinente ao tema “cinema”, que seja, ao mesmo tempo, muito procurado e com baixa concorrência. Em marketês, um “nicho” de mercado.

Mas, como descobrir um nicho?

Resposta: com pesquisa de mercado.

O lado bom é que, na web, você pode fazer uma pesquisa de mercado bastante precisa e inteiramente gratuita. Porque é do interesse do Google disponibilizar para os anunciantes do programa Adwords o segredo do sucesso nas campanhas de links patrocinados oferecidas por eles mesmos.

Assim, acesse a Ferramenta de Palavras-Chave do Google Adwords . Digite a palavra-chave, preencha o campo anti-spam e clique no botão “Obtenha mais palavras-chave”. Vejamos o que acontece quando pesquisamos a palavra “cinema”.

 

Concorrência e volume de buscas pela palavra-chave "cinema" na ferramenta de palavras-chaves do Google AdWords

Concorrência e volume de buscas pela palavra-chave “cinema” na ferramenta de palavras-chaves do Google AdWords

Oh-oh! Sim, o volume de buscas é grande… Mas a concorrência é muito maior!

Seu objetivo é encontrar palavras-chaves muito procuradas com pequena concorrência de anunciantes – o que, em marketing, chamamos de “nichos”. Por quê? Porque é mais provável que as empresas/pessoas que investem em anúncios tenham sites otimizados e uma estrutura mais profissional. Nesse caso, é bem mais difícil conseguir destacar seu site.

Você deve, portanto, procurar variações da palavra-chave que reflitam seu interesse central (no exemplo, “cinema”) mas que permitam obter rapidamente a liderança. Por exemplo, veja o que acontece quando o assunto é “cinema brasileiro”.

 

Ferramenta de palavras-chaves do Google AdWords mostra que "cinema brasileiro" é uma palavra-chave mais adequada do que "cinema"

Ferramenta de palavras-chaves do Google AdWords mostra que “cinema brasileiro” é uma palavra-chave mais adequada do que “cinema”

Maravilha! Veja, há muitas palavras pouco procuradas (as barrinhas brancas) mas a concorrência é quase nula. Você deve focar o seu site nas palavras mais procuradas mas, sempre que possível, incluir algumas dessas palavras menos procuradas.

Bem, acho que está claro o que é preciso fazer. A partir de um interesse geral (“cinema”, “futebol”, “esportes”) você deve procurar nichos (“cinema brasileiro”, “futebol italiano”, “esportes de inverno”) em que a concorrência seja fraca e buscar imediatamente a liderança.

Uma vez conquistada a liderança no nicho, será muito difícil removê-lo dali – a menos que você deixe de atualizar seu site ou faça alguma grande bobagem.

Então vamos lá: arregace as mangas, ache seu nicho e comece logo a liderar o Google!

Precisa de ajuda? Entre em contato pelo formulário abaixo!







Os comentários estão fechados.