Como criar promoções nas redes sociais

Spam Não, Interação Sim: As pessoas entram nas redes sociais em busca de interações - imagem por Géssica Hellmann
Spam Não, Interação Sim: As pessoas entram nas redes sociais em busca de interações - imagem por Géssica Hellmann

Pesquisa da empresa ExactTarget revela que a esmagadora maioria dos usuários americanos, a princípio, não está disposta a receber mensagens promocionais nas redes sociais. Especificamente, a empresa indagou qual seria o canal preferido para receber mensagens promocionais de empresas previamente autorizadas a fazê-lo, ou seja, excluindo o spam. O resultado está na tabela a seguir.

Canal Preferência
Email 77%
Mala Direta 9%
SMS 5%
Facebook 4%
Telefone 2%
Twitter 1%
Aplicativo para celular 1%
Linkedin 0%
Tabela 1: Canais preferidos para recepção de mensagens promocionais. Fonte: ExactTarget – http://exacttarget.com/

A mensagem para as empresas é simples: chega de “fazer social”, é preciso “ser social”. As pessoas entram nas mídias sociais com o objetivo primário de interagir com as pessoas de quem gostam e conhecer novas pessoas. Assim, sua empresa precisa saber comportar-se como uma pessoa real nas mídias sociais, uma pessoa de quem elas possam gostar. É preciso, primeiro, criar familiaridade para conquistar a confiança. Fazer-se presente, oferecendo antes de pedir, doando informação útil antes de vender seus produtos ou serviços.

Sendo assim, é fácil entender porque os resultados do investimento em mídias sociais têm um caráter cumulativo e tendem a aumentar em função do tempo semanal investido e do tempo total de investimento, como comprova a pesquisa que apresentamos no artigo “Pesquisa revela os principais benefícios das mídias sociais na visão dos executivos de marketing”.

Pense bem: o que você acha das pessoas só procuram por você quando querem pedir alguma coisa? Imagine agora uma pessoa que se apresenta a você em uma festa de família já abrindo um catálogo de produtos e uma tabela de preços!

Assim, se você ou sua equipe não dispõem de tempo para construir um relacionamento pessoal nas mídias sociais, é preciso terceirizar essa atividade para uma empresa disposta a encarar essa tarefa em tempo integral. Uma empresa que vá além da simples divulgação de ofertas de produtos e se dedique com determinação ao objetivo de conquistar para sua marca a confiança dos seus clientes e prospects, de modo que eles sempre deem boas vindas às mensagens promocionais recebidas nas redes sociais. Para saber mais, basta entrar em contato através do formulário a seguir.

[si-contact-form form=’1′]