Géssica Hellmann & Alex Oliveira

Missão: Registramos neste blog nossas pesquisas e nosso pensamento profissional sobre produção e marketing de conteúdo.



Siga-nos!

   Perfil no Google Plus Feeds RSS


Gostou? Divulgue!

Você tem um blog e gostou de nosso conteúdo? Adicione um botãozinho para nós em seu blogroll. Basta copiar o código a seguir!

O resultado será:
Pesquisa - Redação - Projetos Editoriais



Direitos Autorais

O conteúdo deste blog é protegido por direitos autorais. Se você quiser reproduzir na web qualquer conteúdo originalmente publicado aqui, lembre-se de atribuir a autoria a Géssica Hellmann & Cia. Ltda e incluir um link direto para página de onde copiou o conteúdo.
Licença Creative Commons

Licença Creative Commons
Para mais detalhes, consulte nossa página sobre Direitos Autorais

Protegido contra plágio

Protected by Copyscape Online Plagiarism Test


Blogs Corporativos CHATOS não atraem leitores

Arquivos: , , , ,

Autor: Géssica Hellmann | Data: 21/07/2008 |


Hoje eu senti necessidade de obter mais informações sobre a quantidade de açúcar, os valores calóricos e outras informações nutricionais das barras de cereais Nutry, que costumo consumir diariamente. Decidi procurar essas informações sobre os produtos no site da empresa. Como eu desejava saber mais detalhes do que os informados no site, cliquei em um link e, nesse momento, abriu-se um enorme formulário de contato.

Formulários que solicitam nada menos que 14 dados sobre a sua pessoa para que você possa escrever a mensagem e dialogar com a empresa, convenhamos, só podem classificados como “chatos”. Como parecia ser a única opção de contato disponível, preenchi os dados e cliquei no botão para enviar o formulário. O que aconteceu? Nada!

Infelizmente, o formulário do site foi criado numa linguagem aceita somente pelo navegador Internet Explorer. Com isso, essas empresa está impossibilitando o contato por cerca de 27% dos usuários de internet, confira no gráfico abaixo.

Participação de mercado dos navegadores web em julho de 2008 - 27% dos internautas já não usavam mais o Internet Explorer. Fonte: http://marketshare.hitslink.com/

Participação de mercado dos navegadores web em julho de 2008 – 27% dos internautas já não usavam mais o Internet Explorer. Fonte: http://marketshare.hitslink.com/

Insisti ainda em contactar a empresa proprietária da marca Nutry (www.nutrimental.com.br). Resultado? Acessei outro formulário, preenchi todos os dados e enviei minha mensagem. Mas ainda não recebi resposta à minha dúvida.

Quando queremos realmente estabelecer um diálogo, é imprescindível estabelecer os meios de possibilitar a comunicação. Um deles é o blog corporativo, um modo fácil e prático de criar um canal dinâmico de comunicação.

É nesse ponto que faço a ligação com o título deste artigo, uma resposta a um artigo que li hoje, intitulado “Blogs corporativos não atraem leitores”. A primeira coisa que me veio a cabeça ao ler esse título foi: “se não atraem leitores, certamente o conteúdo é chato e desinteressante”!

Como já havia dito anteriormente, um Blog Corporativo, para obter êxito, precisa de um bom editor de conteúdo, uma linha editorial atraente, periodicidade regular e, acima de tudo, estratégia!

Você precisa de objetivos claros. Os objetivos básicos são, sempre, criar um espaço para dialogar com seus clientes e promover sua marca como provedora de conteúdo relevante, original e de qualidade.

Além disso, um blog corporativo indubitavelmente beneficia a visibilidade de sua marca nos buscadores. Segundo Danny Sullivan, apenas em junho de 2008, o número de pesquisas nas ferramentas de busca foi:

Google: 7.1 bilhões
Yahoo: 2.4 bilhões
Microsoft: 1.1 bilhões
Ask: 501 milhões
AOL: 471 milhões

Esse é outro motivo por que o seu site precisa de “conteúdo original, consistente e periodicamente atualizado”. Com um blog corporativo, seu site pode atrair, através das ferramentas de busca, a fatia dessa multidão de buscas que está à procura, justamente, dos produtos que a sua empresa oferece.

Uma empresa brasileira que está apostando nessa estratégia é a Marta Campos Lingerie, de Dourados, Mato Grosso do Sul. Iniciamos o blog corporativo da Marta Campos em 11 de julho deste ano, com a proposta de se tornar um espaço dedicado ao público feminino com artigos sobre moda íntima, beleza, cuidados com o corpo, auto-estima e saúde feminina. Além de mantê-las informadas sobre suas promoções, eventos e novidades da Marta Campos Lingerie.

Precisa de ajuda? Entre em contato pelo formulário abaixo!







Artigos relacionados

Os comentários estão fechados.